Tudo sobre Alicate de Unhas e Cutículas
Tem coisa mais agradável do que unha devidamente feitas, sem excesso de cutículas, cortadinhas e pintadas? Se você é daquelas pessoas que fazem as unhas regularmente toda semana, com certeza adora essa sensação!
O cuidado com as unhas não é só uma questão de beleza, mas também de higiene. Embaixo delas, tanto na das mãos, quanto dos pés, é normal acumular sujeira. Deixando-as cortadas e limpando sempre, evita-se que a sujeira das mãos entre de alguma forma em nosso organismo, pois estamos sempre levando as mãos à boca.
Para evitar acidentes e até mesmo doenças, é necessário ter alguns cuidados nos procedimentos com unhas e cutículas. Se você faz as unhas em um salão, por exemplo, certifique-se de que os alicates utilizados sejam esterilizados. Você também pode levar seu próprio instrumento para uma maior segurança.
Além disso, é necessário ainda saber como cortar corretamente as unhas, principalmente dos pés, a fim de evitar encravamento, e como tirar a cutícula sem machucar ou arrancar “bifes”.
Aqui no CR são diversas marcas com ofertas disponíveis de alicates de unhas e cutículas: Mundial, Merheje, Belliz Company, Marco Boni, Delicate e muito mais!
Como usar o Alicate de Unhas e Cutículas?
É um instrumento super comum em salões de beleza, sendo usado frequentemente para retirar o excesso de cutículas das unhas. Seu formato facilita na hora de alcançar lugares difíceis e delicados e, por isso, também pode ser utilizado para cortar unhas.
Você pode ter o alicate em casa, para facilitar no momento de cortar as unhas e retirar as cutículas, assim você será sua própria manicure! Nesses casos, é necessário ter cuidados ao manuseá-lo, pois costuma ser bem afiado.
Se você prefere ir ao salão para fazer as unhas, pode levar seu próprio alicate, juntamente com os outros instrumentos utilizados para o processo. Assim, você evita possíveis contaminações e doenças decorrentes do uso de alicates não esterilizados após o uso.
Como cortar as unhas corretamente?
Cortar as unhas de forma adequada é tão fácil que não precisa nem de passo a passo! É isso mesmo: basta cortar as unhas de forma reta, sem cortar nos cantos.
Deixando as unhas retas durante o corte evita-se problemas como o encravamento, principalmente nas unhas dos pés. Outra dica é lixar as unhas após ter cortado, pois o lixamento ajuda a dar uniformidade à unha e remove pontinhas que podem encravar.
Como tirar a cutícula corretamente?
A cutícula pode ser removida quando ela estiver incomodando, ou seja, esteja com muito excesso ou ressecada. No entanto, o melhor é adiar o máximo possível.
Ela é a proteção natural fabricada pelo nosso organismo e não deve ser retirada totalmente e nem com muita frequência. O ideal é retirá-la a cada 15 dias ou, no máximo, 1 vez por semana.
Para remover as cutículas, siga os passos:
- Após cortar e lixar as unhas, aplique um amolecedor de cutículas em todas as unhas;
- Umedeça pedaços de algodão e coloque em cima de cada unha, assim o amolecedor terá uma ação melhor. Aguarde de 3 a 5 minutos para o produto agir ou até que a cutícula esteja bem molinha;
- Após retirar os algodões, use uma espátula para empurrar a cutícula em direção ao pé a unha;
- Retire a pele desgrudada da unha e das laterais com o alicate. Para isso, incline o instrumento e comece retirando a pele da lateral, contornando a unha. Faça esse processo com muito cuidado para não ter sangramentos;
- Por fim, limpe as unhas com uma toalha e prossiga com a esmaltação.
Sua cutícula é muito fina e arrancou um bife? Calma! O ideal é aplicar um pouco de pó hemostático no local machucado. Ele irá estancar o sangramento e diminuir a dor.
Melhores Alicates de Unhas e Cutículas
Agora que você já sabe como cortar a unha e remover cutícula com o alicate, chegou a hora de escolher o seu! Para facilitar sua busca, selecionamos alguns produtos com ofertas disponíveis no CR:
- Alicate de Cutículas Kiss New York Cabo Curto: conta com cabo antideslizante, que dá mais precisão e confere um ótimo manuseio para as mãos menores. Possui corte delicado que não machuca as cutículas e podem ser esterilizado em estufa e autoclave.
- Alicate de Unha Marco Boni: possui lâminas superafiadas, com corte preciso e o melhor fechamento. É ideal para moldar os cantos da suas unhas. Além disso, conta com mola altamente resistente e cabo com estrias, que confere melhor aderência ao usuário e também mais segurança para o uso.
- Alicate de Cutícula Merheje Basic: não enferruja e sua mola conta com desenho exclusivo, que permite um deslizamento suave. Contém afiação especial, que garante um corte rápido e preciso. Além disso, a ponta é feita em aço inoxidável para aumentar a durabilidade do produto.
- Alicate para Cutícula Mundial Colors: suas lâminas são alinhadas e colaboram para uma remoção imediata e indolor das cutículas. Feito de aço carbono niquelado e revestido em verniz altamente resistente, o alicate é esterilizável em estufa. Seu cabo antideslizante é de fácil manuseio, evitando aqueles cortes chatinhos!
Dicas do CR
- Mesmo que só você use o alicate, é necessário higienizá-lo. Assim você evita a proliferação de micoses e bactérias em geral. Para limpá-lo, coloque o alicate de molho por alguns minutos em água quente. Depois escove-o com sabão neutro com o auxílio de uma escova. Enxágue e seque bem antes de guardar.
- Se o alicate for usado em salão, o processo adequado para limpeza é a esterilização. Se o alicate não for devidamente esterilizado pode transmitir doenças entre os (as) clientes.
- Você pode fazer as unhas sem retirar as cutículas. Basta empurrar o excesso com uma espátula e utilizar cremes redutores para desacelerar o crescimento.
- Fazendo ou não as cutículas, você deve sempre hidratar as unhas e cutículas. O ideal é passar hidratante na região pelo menos 2 vezes ao dia.
- Quanto às cutículas dos pés, o ideal é nunca tirar. Diferentes das mãos, os pés são lavados poucas vezes ao dia, normalmente apenas no banho. Por isso, desprotegê-los (tirar sua cutícula) pode ajudar a contrair infecções por fungos e bactérias.
- Se você tem histórico de familiares com unha encravada, fique atento! O problema costuma ser hereditário e aparece logo nos primeiros anos de vida. Se estiver com uma unha encravada, vá ao podólogo e não tente desencravar em casa ou na manicure.