Bula do Diminazeno
Princípio Ativo: Diminazeno
Diminazeno, para o que é indicado e para o que serve?
Eficaz no combate à Babesia bigemina, Babesia bovis, Babesia canis, Trypanosoma confolense, Trypanosoma vivax, Tryanosoma brucei e Papilomavírus, causadores, respectivamente, da Babesiose (Piroplasmose), Tripanossomose e Papilomatose dos animais domésticos.
Quais as contraindicações do Diminazeno?
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Como usar o Diminazeno?
Administrar por via intramuscular.
- Bovinos, ovinos e caprinos: a dose recomendada é de 3,5mg/kg de diminazeno, equivalente a 1mL para cada 20kg de peso corporal.
- Equinos: a dose recomendada é de 5,0mg/kg de diminazeno, equivalente a 1,5mL para cada 20kg de peso corporal. Geralmente uma só aplicação é suficiente para o tratamento da Tripanossomose e Babesiose, porém, na persistência dos sintomas uma segunda aplicação pode ser administrada de 48 a 72 horas após a primeira, de acordo com orientação do Médico Veterinário.
Na Tripanossomose causada pelo Tripanossoma brucei, a dosagem recomendada é de 7mg/kg de diminazeno, equivalente a 1mL para cada 10kg de peso corporal.
Na Papilomatose, obedecer a dosagem recomendada, com aplicações a cada 15 dias durante 3 a 4 meses.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Diminazeno?
O diminazeno é bem tolerado na dose indicada, porém, raramente, os animais poderão apresentar tremor muscular, salivação, queda de pressão sanguínea e pulso acelerado.
Nesses casos suspender imediatamente as aplicações; o tratamento sintomático deve ser de acordo com o atendimento do Médico Veterinário.
Quais cuidados devo ter ao usar o Diminazeno?
- Doses volumosas deverão ser divididas, não ultrapassando 10mL por ponto de aplicação.
- O produto não apresenta efeitos colaterais nas doses recomendadas.
- Os casos de hipersensibilidade ao diminazeno são raros e transitórios, desaparecendo com a suspensão do tratamento.
Fontes consultadas
- Folheto Informativo do Medicamento Veterinário Boroseg 7%.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 21 de Outubro de 2022.