Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 25 de Agosto de 2022.

Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina, para o que é indicado e para o que serve?

Pulgas

Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina controla e previne as pulgas adultas (Ctenocephalides felis) que infestam os cães a partir de 15 minutos pós-exposição ao produto e protege por até 60 dias após a aplicação. Controla também as formas imaturas (ovos e larvas) de pulgas que tiverem contato com os animais tratados durante dois meses após a aplicação do produto.

Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina pode ser utilizado para tratamento de cães acometidos por Dermatite Alérgica por Picada de Ectoparasitas (DAPE), uma vez que elimina o agente causador.

Carrapatos

Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina controla e previne carrapatos a partir de 48 horas pós-exposição ao produto e protege por até 28 dias após a aplicação.

Mosquitos e flebotomíneos

Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina repele e impede a picada de insetos vetores de diversas doenças, tais como os flebotomíneos (Phlebotomus perniciosus) - no caso da Leishmaniose - e mosquitos (Culex pipiens, Aedes aegypti) - no caso da Dirofilariose - a partir de 1 hora após a exposição ao produto e protege por até 1 mês após a aplicação.

Quais as contraindicações do Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina?

Devido à fisiologia única e incapacidade de metabolizar a Permetrina (uma das substâncias ativas deste produto), Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina não deve ser administrado em gatos.

Não administrar em caso de hipersensibilidade a alguma das substâncias ativas.

Não se recomenda fracionar o produto.

Como usar o Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina?

Produto tópico para uso spot-on em cães.

Recomenda-se aplicar o produto em animais com pele íntegra (sem lesões).

  1. Retirar a pipeta da embalagem.
  2. Segurar a pipeta na posição vertical, colocando os dedos por baixo do disco maior, como demonstrado na figura abaixo.
  3. Com a outra mão, pressionar para baixo sobre o disco menor até que os dois discos se encontrem. Isto irá perfurar o selo.
  4. O cão deve estar em pé ou numa posição confortável para melhor aplicação. Afastar o pelo até a pele estar visível. Aplicar o produto lentamente sobre a pele com a ponta da pipeta, conforme indicado na figura abaixo.
  5. Aplicar o produto sobre a pele do animal, afastando os pelos com as mãos. A aplicação deve ser feita numa linha contínua a partir da base da cauda, ao longo da linha média das costas, até a base do pescoço do animal. Esvaziar lentamente o conteúdo da pipeta. O número de pontos de aplicação irá depender do peso corporal do cão. Evitar a aplicação superficial sobre o pelo do cão.

Dosagem

Utilizar a pipeta indicada para o peso de cada cão de acordo com as recomendações a seguir.

A dose mínima recomendada é de 6,4 mg de Dinotefuran/kg de peso corporal, 0,6 mg de Piriproxifen/kg de peso corporal e 46,6 mg de Permetrina/kg de peso corporal, equivalente a 0,12 mL do produto por kg de peso corporal.

A tabela a seguir mostra a apresentação (pipeta) indicada de acordo com o peso do cão:

Peso do cão Cor da tampa da pipeta Volume (mL) Pipeta recomendada
1,5 - 4 kg Amarelo 0,8 1 pipeta de: Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina para cães <4 kg
4 - 10 kg Verde azulado 1,6 Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina para cães 4 - 10 kg
10 - 25 kg Azul 3,6 Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina para cães 10 - 25 kg
25 - 40 kg Roxo 4,7 Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina para cães 25 - 40 kg
40 - 67 kg Vermelho 8,0 Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina para cães 40 - 67 kg

Recomenda-se a aplicação do produto a cada 60 dias para o controle de infestações por pulgas adultas (Ctenocephalides felis) e mensal para o controle de carrapatos (Rhipicephalus sanguineus), flebotomíneos (vetores da Leishmaniose) e mosquitos (Culex pipiens e Aedes aegypti) em cães.

Recomenda-se, ainda, o uso mensal do produto para tratamento de cães com Dermatite Alérgica por Picada de Ectoparasitos (DAPE).

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina?

Eritema transitório, prurido ou outros sinais de desconforto no local da aplicação foram relatados muito raramente em animais tratados com Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina (menos de um animal em 10.000 tratados) e costumam desaparecer espontaneamente em 24 horas após a utilização do produto.

Efeitos adversos gastrointestinais, tais como vômitos ou diarreia, também foram relatados muito raramente (menos de um animal em 10.000 tratados).

Pode-se observar transitoriamente a aparência molhada do pelo no local da aplicação por até 48 horas após o uso do produto.

Caso observe qualquer um dos efeitos colaterais aqui descritos, procure o Médico Veterinário.

Quais cuidados devo ter ao usar o Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina?

Recomenda-se tratar todos os cães do mesmo ambiente com o objetivo de se obter uma melhor eficácia.

Recomenda-se tratar o ambiente frequentado pelos cães para controlar com mais eficácia as infestações por pulgas e carrapatos.

Não administrar em gatos. Se o produto for ingerido acidentalmente, pode induzir convulsões em gatos e levar ao óbito. Em caso de exposição acidental, lavar o gato com xampu e consultar um Médico Veterinário.

Para uma melhor eficácia do produto, evite molhar ou dar banho no animal até 48 horas após a aplicação do produto,

A segurança deste produto não foi determinada em cães com menos de 7 semanas e cadelas em gestação, por isso seu uso não é recomendado em animais nessas condições.

Recomenda-se descartar as embalagens vazias conforme legislação vigente.

Recomendações para o aplicador do produto

Recomenda-se não comer, beber ou fumar durante o manuseio do produto.

Lavar bem as mãos após a administração.

Este produto pode ser irritante para olhos e pele. Em caso de contato acidental com a pele, lavar imediatamente com água e sabão. Em (caso de contato com os olhos, lave-os com água abundante.

Se a irritação da pele ou ocular persistir, ou se o produto for ingerido acidentalmente, dirija-se imediatamente a um médico e mostre-lhe a bula do produto.

As pessoas com hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos seus componentes devem evitar o contato com o produto.

Qual a ação da substância do Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina?

Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina é uma associação de três princípios ativos que, a partir de seus mecanismos de ação, proporcionam boa eficácia no controle de pulgas, carrapatos, mosquitos e flebotomíneos em cães. As três substâncias ativas de Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina atuam por contato sobre os parasitas, espalhando-se sobre a superfície corporal para proteger toda a pele do animal.

O Dinotefuran, presente na formulação do Dinotefuran + Piriproxifen + Permetrina, na concentração de 4,95 g/100mL de produto, é um neonicotinóide de 2ª geração que age se ligando aos receptores necotínicos de acetilcolina da sinapse nervosa do inseto; uma vez ligado, a ação agonista repetida dos impulsos excitatórios mata rapidamente o inseto.

O Piriproxifen é um regulador de crescimento de insetos (IGR) de segunda geração, que atua simulando o hormônio juvenil dos insetos e impede a evolução das formas imaturas das pulgas. O ciclo de vida da pulga é interrompido através do bloqueio do desenvolvimento dos ovos, larvas e pupas precoces, minimizando a infestação ambiental.

A Permetrina é um piretróide sintético acaricida e inseticida que age também como repelente. Atua sobre o sistema nervoso dos artrópodes, tais como pulgas e carrapatos, levando à morte dos mesmos e ainda possui propriedades repelentes contra tais parasitas. O Dinotefuran e a Permetrina atuam de forma sinérgica, o que foi demonstrado em estudos in-vivo para avaliar a eficácia de ambos os ativos associados. Já no primeiro dia de uso, a associação demonstrou boa eficácia matando pulgas muito rapidamente.

Fontes consultadas

  • Bula do Medicamento Vectra 3D.

Doenças relacionadas

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 25 de Agosto de 2022.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 25 de Agosto de 2022.

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.