Remédios para Acne Nodulocística
(40)Preço
Tipo de receita
- Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Classe terapêutica
- Hormônios Contraceptivos Monofásicos com Estrogênios <50mcg (menor que 50mcg)
- Outros Hormônios Contraceptivos Sistêmicos
- Antiacneicos Sistêmicos
- Hormônios Contraceptivos Monofásicos Com Estrogênios >=50mcg
Forma farmacêutica
- Comprimido revestido
- Drágea
Categoria
- Medicamentos
- Acne
- Pílulas e Comprimidos
- Inibidores hormonais
- Anticoncepcionais
- Campanha
- Saúde da Mulher
- Ginecológicos
- Reposição Hormonal
- Tratamento Antiacne
Dosagem
- 2mg + 0.035mg
- 0.035mg + 2mg
Fabricante
- Cifarma
- EMS
- Legrand
- Merck
- Aché - Melcon
- Mabra
- Zydus Nikkho
- Bayer
- Cosmed
- Eurofarma - Momenta
Princípio ativo
- Acetato de Ciproterona + Etinilestradiol
Tipo do medicamento
- Similar Intercambiável
- Genérico
- Novo
- Similar
Quantidade
- 21 Unidades
- 63 Unidades
- 1050 Unidades
Acne Nódulo-cística: Tratamento, causas e sinais.
O que é Acne Nódulo-cística?
A acne nodular-cística é caracterizada pela presença de nódulos maiores e, em alguns casos, nódulos císticos. Esses nódulos muitas vezes contêm pus em seu interior, e essa condição tende a afetar principalmente a área do rosto, causando inflamação e desconforto.
Conhecida como acne de grau três, nesse estágio, as lesões são notavelmente maiores e devido ao tamanho e a profundidade dessas lesões, há um risco maior de desenvolver cicatrizes permanentes.
Causas
O seu surgimento geralmente está associado a desequilíbrios hormonais que ocorrem durante a puberdade ou o ciclo menstrual.
Durante a puberdade, o corpo passa por mudanças hormonais significativas, incluindo um aumento na produção de hormônios conhecidos como andrógenos.
Esses hormônios podem estimular as glândulas sebáceas na pele a produzirem mais óleo, o que, por sua vez, pode levar ao entupimento dos poros e ao desenvolvimento de lesões acneicas. Nas formas de acne nodular-cística, os poros obstruídos resultam em nódulos e cistos inflamados.
Além disso, muitas pessoas com acne nodular-cística também observam que suas erupções podem piorar ou ocorrer de forma cíclica em torno do período menstrual. Isso se deve às flutuações hormonais que ocorrem nesse período, em particular, o aumento dos níveis de progesterona.
Sinais da Acne Nódulo-cística
Essa forma de acne é caracterizada por manifestações distintas e frequentemente mais dolorosas que a diferenciam das formas mais leves de acne. Os principais sinais dessa condição incluem:
- Nódulos: os nódulos são lesões inflamatórias sólidas e profundas que podem ser dolorosas ao toque, ser facilmente visíveis e palpáveis na superfície da pele;
- Pus: conhecido como abscesso, uma coleção de pus encapsulados que está localizada nas camadas mais profundas da pele;
- Vermelhidão: as manifestações frequentemente exibem uma coloração vermelha intensa. Essa vermelhidão é um sinal de inflamação aguda na área afetada;
- Dor: um dos sintomas mais marcantes dessa forma grave de acne é a dor. Os nódulos são dolorosos ao toque e podem causar desconforto significativo. A dor muitas vezes é descrita como uma sensação pulsante ou latejante.
Medicamentos para Acne Nódulo-cística |
Medicação
A isotretinoína, também conhecida pelo nome comercial Roacutan, é frequentemente considerada o tratamento mais eficaz para a acne nódulo-cística. Este medicamento é uma forma de vitamina A que reduz a produção de óleo pelas glândulas sebáceas, diminuindo a formação de nódulos.
No entanto, a isotretinoína tem efeitos colaterais significativos e requer acompanhamento médico rigoroso, além de medidas contraceptivas para evitar a gravidez durante o tratamento, devido aos riscos para o feto.
Costumam iniciar o tratamento para a acne com antibióticos orais como a doxiciclina ou a minociclina, podem ser prescritos para controlar a inflamação e a infecção associadas à acne nódulo-cística.
Além disso, em algumas situações de inflamação intensa, os médicos também podem recorrer à administração de corticosteróides por via oral.
Em situações de nódulos extremamente inflamados e dolorosos, os médicos podem administrar corticosteróides por meio de injeções diretamente nos nódulos para reduzir a inflamação e a dor. Isso oferece alívio imediato, mas não trata a causa subjacente.
Os corticosteróides são substâncias anti-inflamatórias potentes que têm a capacidade de reduzir a inflamação local, aliviando a dor e desconforto associados aos nódulos e abscessos. Além disso, eles podem ajudar a acelerar o processo de cicatrização e a reduzir o inchaço.
Como é o tratamento para a Acne Nódulo-cística?
Em alguns casos, procedimentos dermatológicos, como a drenagem de cistos e o uso de terapias a laser, podem ser recomendados para tratar lesões individuais e reduzir cicatrizes.
Produtos tópicos, como retinóides ou peróxido de benzoíla, podem ser usados para ajudar a prevenir a formação de novas lesões. No entanto, eles geralmente não são suficientes para tratar a acne nódulo-cística por si só e são frequentemente combinados com outras opções de tratamento.
Uma rotina de cuidados com a pele adequada, incluindo a limpeza suave, pode ser benéfica. Além disso, manter uma dieta equilibrada e reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcares simples e laticínios pode ajudar em alguns casos.
Preocupações comuns
Agora serão respondidas algumas perguntas sobre o assunto!
Como curar a acne Nódulo-cística?
A acne nódulo-cística pode ser desafiadora de tratar e não costuma ser "curada" da noite para o dia. No entanto, existem várias opções de tratamento que podem ajudar a controlar a condição e reduzir seus sintomas. Algumas abordagens de tratamento são:
- Rotina de cuidados com a pele, incluindo a limpeza suave, uma dieta equilibrada e reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcares e laticínios;
- Procedimentos dermatológicos, como a drenagem de cistos e a terapia a laser;
- Produtos tópicos, como retinóides ou peróxido de benzoíla;
- Isotretinoína oral;
- Antibióticos orais;
- Corticosteroides injetáveis.
A escolha do tratamento depende da avaliação de um dermatologista, que considerará a gravidade da acne, a presença de cicatrizes, os efeitos colaterais potenciais e as necessidades individuais do paciente.
O que causa acne Nódulo-cística?
A acne nódulo-cística geralmente é causada por alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade ou, em alguns casos, durante o ciclo menstrual.
Fatores genéticos também podem desempenhar um papel na predisposição à acne nodulocística. Se há histórico familiar da condição, a probabilidade de desenvolvê-la pode ser maior.
Como saber se é nódulo ou espinha?
A diferença fundamental entre nódulos e espinhas é a profundidade e a presença de uma abertura visível. As espinhas, por outro lado, são lesões mais superficiais da pele. Elas tendem a ter uma "cabeça" branca ou amarela, que é a acumulação de pus visível na superfície.
Espinhas são mais proeminentes e geralmente têm uma abertura na pele, o que permite a drenagem do pus.
Já os nódulos, são lesões mais profundas e geralmente maiores do que as espinhas convencionais. Eles se desenvolvem abaixo da superfície da pele e não apresentam uma abertura visível, o que significa que o pus ou a inflamação não são facilmente visíveis na superfície.
Os nódulos são frequentemente sensíveis ao toque e podem ser dolorosos e não apresentam uma "cabeça" branca ou amarela típica das espinhas.
Referências
- MANUAL MSD (2015) — Acne;
- Multiclinica BH(2023)— Conheça os principais tipos de acne e como tratar;
- Biblioteca Virtual em Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE (2012)— Acne;