Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Remédios para Doença de Chagas

(2)
Preço + Frete
Preço
Qual é o seu preço ideal?
Tipo de receita
Selecione um(a) Tipo de receita
  • Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Classe terapêutica
Selecione um(a) Classe terapêutica
  • Outros Antiparasitários
Forma farmacêutica
Selecione um(a) Forma farmacêutica
  • Comprimido
Categoria
Selecione um(a) Categoria
  • Antiparasitários
  • Medicamentos
Dosagem
Selecione um(a) Dosagem
  • 100mg
  • 12.5mg
Fabricante
Selecione um(a) Fabricante
  • LAFEPE
Princípio ativo
Selecione um(a) Princípio ativo
  • Benznidazol
Tipo do medicamento
Selecione um(a) Tipo do medicamento
  • Novo
Quantidade
Selecione um(a) Quantidade
  • 100 Unidades
  • 240 Unidades

Doença de Chagas: transmissão, sintomas, diagnóstico e mais.

O que é?

A doença de chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que pode infectar humanos de algumas formas, principalmente pela picada do inseto chamado Barbeiro, que pode ser encontrado em 21 países dos continentes americanos, inclusive no Brasil.

Também conhecida como Tripanossomíase Americana, o nome de Doença de Chagas é dada em homenagem ao médico brasileiro Carlos Chagas, que a descobriu.

A infecção pode causar sintomas graves, e é divida em duas fases, sendo elas aguda e crônica. Um dos maiores problemas é que a maioria dos casos é assintomático, o que retarda o diagnóstico.

Neste texto iremos abordar as principais informações sobre o assunto, como transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento e mais. Confira os tópicos abaixo.

Sintomas

As duas fases (aguda e crônica) possuem sinais e sintomas diversos, que são intensificados conforme o estágio da infecção por Trypanosoma cruzi, sendo eles:

  • Aguda: a maioria dos casos é assintomático, contudo, podem causar febre, dor de cabeça, leves alterações cardíacas e linfonodos inchados;
  • Crônica: Em suma, também é assintomática, mas seu desenvolvimento traz complicações cardíacas (como arritmias e aumento do coração) e no sistema digestivo.

O avanço da enfermidade é perigoso pois as disfunções dos sistemas cardíaco e digestivo são muitas vezes irreversíveis, e quanto mais tarde o diagnóstico é feito, menores são as chances de cura.

Transmissão

O principal causador é o inseto barbeiro, contudo, quem possui o parasita Trypanosoma cruzi pode transmiti-lo por outras vias.

Veja abaixo as formas de transmissão:

  • Picada do inseto causador;
  • Consumo de alimentos contaminados pelos excrementos do barbeiro;
  • Parto, com a doença passada de mãe para o bebê;
  • Contato com sangue (transfusão ou acidente) de uma pessoa ou animal infectado.

O parasita circula no sangue, podendo se alojar nas mais diversas regiões do corpo, por isso, a doença também pode ser transmitida quando um órgão de alguém infectado é transplantado para outra pessoa.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito a partir de exames de sangue, com o foco em encontrar anticorpos ou os próprios parasitas circulando no corpo. Estes testes podem ser o Elisa, HAI, IFI, Eletrocardiograma, etc.

A descoberta da doença pode demorar porque muitos casos não apresentam sintoma algum, ou contarem com sinais que se assemelham a um resfriado.

Tratamento

A doença de chagas conta com um tratamento que foca na eliminação do parasita, com uso de diferentes fármacos para tal.

Listamos abaixo as principais categorias e os princípios ativos mais utilizados contra a condição, confira:

Medicação

O tratamento medicamentoso da doença de Chagas é um pouco restrito e envolve o uso de medicamentos específicos, sendo o mais comumente utilizado o benznidazol e, em alguns casos, o nifurtimox.

Ambos esses medicamentos possuem ação anti parasitária, embora o mecanismo exato pelo qual eles eliminam o parasita não seja completamente compreendido.

Junto disso, a eficácia do tratamento pode variar dependendo do estágio da infecção e da idade do paciente. Portanto, o tratamento deve ser cuidadosamente monitorado por profissionais de saúde qualificados.

Prevenção

Alguns métodos podem ajudar na prevenção, sendo o principal evitar o contato direto com o inseto barbeiro, por meio de inseticidas e limpezas específicas.

Junto disso, a conscientização de todos sobre o cuidado contra o inseto é muito importante. Evite consumir alimentos crus e higienize adequadamente frutas e verduras.

A testagem é importante em casos de suspeita pois indivíduos que possuem a infecção não podem ser doadores de órgãos e de sangue.

Cuidar da higiene é outro ponto muito importante, lavar as mãos e utilizar álcool em gel podem evitar o contato com o parasita nas mais diversas situações.

Preocupações comuns

Agora que você aprendeu mais sobre os principais aspectos da enfermidade, confira as respostas para as perguntas mais feitas sobre ela.

Qual órgão a doença de Chagas afeta?

Um dos órgãos mais afetados pela doença, em seu estágio mais avançado, é o coração. Problemas como arritmias cardíacas, inflamação e aumento do tamanho deste importante órgão são sintomas que podem ocorrer e que não possuem reversão do quadro, levando a insuficiência cardíaca.

Além disso, o sistema digestivo pode ser afetado, com a dilatação do esôfago e do intestino grosso, destacando problemas graves também.

Porque a doença de Chagas não tem cura?

A infecção possui cura, mas apenas nos estágios iniciais, onde o parasita não está há tanto tempo no corpo.

Ou seja, quanto mais tempo infectado, menores são as chances de cura para o paciente. Contudo, o tratamento evita o avanço das complicações vindas com ela.

Onde tem barbeiro inseto no Brasil?

O inseto barbeiro habita regiões mais quentes e secas, sendo assim, no Brasil ele pode ser encontrado no Cerrado, na Caatinga e até em regiões da Amazônia. 

Desta forma, os estados com maior número de casos são:

  • Minas Gerais;
  • Bahia;
  • Maranhão;
  • Pará.

Referências

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.