Logo
  • Categorias
  • Filtros
      Categoria
        Medicamentos(4)
        Corticoide(2)
        Saúde do Homem(2)
      Classe terapêutica
        Outras Associações De Corticosteróides(4)
      Dosagem
        2.5mg/g + 150UTR/g(3)
        2.5g/g + 150UTR/g(1)
      Fabricante
        Apsen(2)
        Aspen Pharma(2)
      Forma farmacêutica
        Pomada dermatológica(4)
      Princípio ativo
        Hialuronidase + Betametasona(4)
      Tipo de receita
        Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)(4)
      Tipo do medicamento
        Novo(4)
      Ordenar por: Selecione

      Fimose: o que é, causas, tratamento e mais.

      O que é?

      A fimose é a condição onde a pele que faz parte do pênis (prepúcio) cobre até a ponta do órgão, fazendo com que seja de extrema dificuldade expor a glande.

      Desta forma, o prepúcio faz com que a glande, que deveria ficar exposta quando necessário, seja retida, o que dificulta a higienização e a prática de atividades sexuais.

      Ela é muito comum e, geralmente, o excesso de pele reduz em até 3 anos, mas o quadro varia e o tratamento pode englobar diferentes estágios, até cirurgias em casos mais complexos.

      Para saber tudo sobre o tema, acompanhe o texto até o fim.

      Causas

      A condição pode ser causada por inflamações, cicatrizes e traumas na região. Além disso, a maioria dos casos é vinda desde o nascimento, sendo chamada de fimose congênita.

      Vale ressaltar que a fimose pode sim ocorrer em homens adultos, por isso é importante ter um cuidado constante com o pênis.

      Sintomas

      Podemos descrever a condição como uma barreira física para o funcionamento adequado do pênis, sendo assim, os sintomas se originam pelos problemas que tal vedação pode causar.

      Confira alguns abaixo:

      • Vermelhidão e inchaço;
      • Dores durante e após as relações sexuais;
      • Dificuldades na higienização do órgão;
      • Incômodos ou dores ao urinar;
      • Maior proliferação de microrganismos.

      Estes episódios mudam pela forma que o excesso de pele está cobrindo o órgão. Por isso, o tratamento pode variar desde massagens para estimular o alargamento do prepúcio, até o uso de medicamentos ou cirurgia.

      Tratamento

      Em casos mais graves, a postectomia pode ser indicada pelo médico, que é a cirurgia de remoção do prepúcio. Mas na maioria dos casos, cremes e massagens para dilatação dessa pele podem fazer parte do tratamento do quadro.

      Confira abaixo as principais informações sobre os medicamentos utilizados no tratamento:

      Medicação

      O tratamento medicamentoso envolve o uso de pomadas à base de corticoide e hialuronidase.

      Levando em conta que o tratamento é localizado, o efeito terapêutico do corticoide é rapidamente observado, reduzindo a inflamação causada pela fimose. 

      A hialuronidase é uma enzima que vai ser responsável por deixar o prepúcio, a pele que recobre a glande, mais elástico, o que facilita a sua retração.

      A duração do tratamento com a pomada deve ser indicada pelo médico, mas geralmente varia entre 1 a 12 semanas. O medicamento pode ser utilizado por crianças e adultos com idades entre 1 a 30 anos.

      Em alguns casos pode ser aconselhada a cirurgia, considerando alguns fatores, como chances de desenvolver infecção urinária de repetição, dificuldade para urinar, tipo da fimose ou quando o tratamento conservador com a pomada não foi efetivo.

      Preocupações comuns

      Confira abaixo algumas das perguntas mais feitas sobre o tema.

      O que é fimose feminina?

      A fimose feminina, também conhecida como sinéquia vaginal, é uma condição rara que afeta os lábios vaginais, em que ocorre uma aderência entre eles.

      Pode ocorrer em meninas entre 3 meses a 10 anos de idade, com o tratamento focando em cremes de uso tópico.

      Como saber se o homem tem fimose?

      A fimose se caracteriza como o excesso de pele que cobre a glande, popularmente conhecida como cabeça do pênis. Com o tempo, este excesso pode se tornar mais flexível com o tratamento correto.

      Esta condição possui diferentes graus, por isso o tratamento varia conforme o quadro, em alguns casos necessitando de intervenção cirúrgica e em outros o uso de medicamentos.

      A fimose impede o crescimento do órgão?

      Não, o prepúcio mesmo que em excesso não afeta ou prejudica o desenvolvimento do pênis. O tratamento visa retirar ou ceder a pele para que a higiene e os atos do cotidiano não sejam afetados.

      Referências