Bula do Enrotrat Tabs Uso Veterinário
Princípio Ativo: Enrofloxacina
Enrotrat Tabs Uso Veterinário, para o que é indicado e para o que serve?
Enrotrat Tabs é um antibiótico à base de enrofloxacina em formulação palatável. A enrofloxacina pertence à família das fluorquinolonas e se destaca por seu amplo espectro de ação e por sua rápida absorção, metabolização e distribuição.
Com ação bactericida, Enrotrat Tabs é indicado para o tratamento de infecções que acometem cães e gatos, causadas por Escherichia coli, Pasteurella multocida, Klebsiella pneumoniae, além da Bordetella bronchiseptica em gatos.
Como o Enrotrat Tabs Uso Veterinário funciona?
Farmacodinâmica
A enrofloxacina pertence à classe das quinolonas, cuja atividade bactericida é atribuída a sua habilidade de inibir a DNA-girase. Esta enzima, também conhecida como topoisomerase II, atua na maioria dos processos biológicos que comprometem o DNA, tais como transcrição, recombinação, replicação e reparação.
A ação da enrofloxacina sobre a DNA-girase se dará através do relaxamento das espirais do DNA, que passa então a ocupar um espaço maior que o contido nos limites do corpo bacteriano, levando à morte celular.
Farmacocinética
A enrofloxacina é bem absorvida após administração oral com picos de concentração sérica sendo atingidos cerca de 2 horas após sua administração. As quinolonas em geral têm uma boa e rápida penetração em todos os tecidos, com um volume de distribuição variando entre 2 a 4 L/kg. As maiores concentrações são encontradas na bile, rins, fígado, pulmões e sistema reprodutivo (incluindo tecido e fluido prostático). Níveis terapêuticos também são obtidos nos ossos, fluido sinovial, pele, músculos, humor aquoso e fluido pleural. A metabolização se dará através de oxidação microssômica ao nível do citocromo P-450 e de conjugação com o ácido glicurônico.
A enrofloxacina é de-etilada para formar a ciprofloxacina, um metabólito ativo com ação antimicrobiana na maioria das espécies. A enrofloxacina é eliminada tanto por mecanismo renal quanto não renal (hepático). Aproximadamente 15 a 50% da droga é eliminada de forma inalterada pela urina, tanto por secreção tubular quanto por filtração glomerular. As rotas metabólicas comuns deste agente são a desalquilação, glucorinização, oxidação, sulfoxidação, acetilação e ruptura do anel piperazínico. A meia-vida de eliminação aproximada em cães é de 4 a 5 horas e em gatos, 6 horas.
Quais as contraindicações do Enrotrat Tabs Uso Veterinário?
Segundo estudos toxicológicos, a enrofloxacina é contraindicada durante a fase de crescimento rápido do animal (entre 2 e 8 meses de idade para cães de raças pequenas e médias; até 18 meses de idade para cães de raças grandes). Não é recomendado o uso em gatos com menos de 8 semanas de idade.
A segurança clínica do produto não foi avaliada em cães e gatos com menos de 2 anos de idade e os relatos sobre o uso de enrofloxacina em gatos nessa faixa etária são limitados, o que exige avaliação médica-veterinária criteriosa sobre a segurança do tratamento de animais dessa faixa etária. Não administrar em animais com histórico de hipersensibilidade à enrofloxacina. Não administrar em cadelas prenhes ou em fase de lactação.
Como usar o Enrotrat Tabs Uso Veterinário?
Enrotrat Tabs deve ser oferecido ao animal, de acordo com a dosagem preconizada para o seu peso corporal, diretamente na mão do proprietário ou juntamente com ração ou outros alimentos, não havendo a necessidade de jejum prévio ou qualquer alteração na dieta para a sua administração.
Dosagem
Enrotrat Tabs possui três diferentes apresentações, sendo cada uma delas indicada para uma faixa de peso dos animais a serem tratados. A dose terapêutica da enrofloxacina é de 5 mg/kg de peso corporal, devendo ser administrada uma vez ao dia por três a cinco dias, ou a critério do médico-veterinário.
Característica | Apresentação | Dose |
Para cães de pequeno porte e gatos | 25 mg | 1 tablete para 5 kg |
Para cães de médio porte | 100 mg | ½ tablete para 10 kg |
1 tablete para 20 kg | ||
Para cães de grande porte | 200 mg | 1 tablete para 40 kg |
A eficácia de antimicrobianos depende da sensibilidade dos microrganismos aos princípios ativos que compõem o produto e do atendimento adequado às recomendações do médico-veterinário que prescreveu o medicamento, como dose, intervalo de administração e tempo de tratamento.
Quais cuidados devo ter ao usar o Enrotrat Tabs Uso Veterinário?
Obedecer ao modo de uso e dosagens preconizadas. A administração em animais com insuficiência renal ou desordens hepáticas ou cardíacas graves deve ser feita com o acompanhamento do médico-veterinário.
Não reutilizar as embalagens. Restos de produtos e de embalagens devem ser descartados conforme preconizado na legislação vigente, evitando a contaminação do meio ambiente.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Enrotrat Tabs Uso Veterinário?
Não são esperadas reações adversas com o uso do produto quando administrado conforme as indicações previstas pela Ourofino. Entretanto, reações de sensibilidade individual podem eventualmente ocorrer.
Estudos clínicos de segurança conduzidos com o produto, na dosagem de 5 mg/kg, uma vez ao dia por 10 dias, demonstraram que o mesmo é seguro. Entretanto relatos de literatura apontam que raramente podem ocorrer reações gastrintestinais como vômito e anorexia.
Em gatos, incidências de toxicidade ocular têm sido relatadas com o uso da enrofloxacina em altas dosagens, sendo caracterizada por midríase, degeneração da retina e cegueira.
Apresentações do Enrotrat Tabs Uso Veterinário
Comprimido 25mg, 100mg e 200mg
Caixa com 10 comprimidos.
Uso oral.
Uso Veterinário.
Qual a composição do Enrotrat Tabs Uso Veterinário?
Cada comprimido palatável 25 mg contém:
Enrofloxacina | 25,00 mg |
Excipiente q.s.p. | 200,00 mg |
Cada comprimido palatável 100 mg contém:
Enrofloxacina | 100,00 mg |
Excipiente q.s.p. | 800,00 mg |
Cada comprimido palatável 200 mg contém:
Enrofloxacina | 200,00 mg |
Excipiente q.s.p. | 1600,00 mg |
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Enrotrat Tabs Uso Veterinário com outros remédios?
Soluções que contenham ferro, alumínio, zinco, manganês e cálcio reduzem a absorção da enrofloxacina, quando administradas concomitantemente a esta. A nitrofurantoína, o cloranfenicol e a rifamicina pode antagonizar a atividade antimicrobiana das fluorquinolonas, não sendo recomendado o seu uso concomitante. A enrofloxacina administrada junto à teofilina pode aumentar sua concentração plasmática.
A probenecida bloqueia a secreção tubular da enrofloxacina podendo aumentar os níveis plasmáticos da droga e o seu tempo de meia vida. A nefrotoxicidade causada pela ciclosporina de uso sistêmico pode ser exacerbada quando utilizada junto às fluorquinolonas. A administração concomitante com antiinflamatórios não esteróides (AINEs) pode potencializar os efeitos estimulantes das quinolonas no sistema nervoso central.
Qual a ação da substância do Enrotrat Tabs Uso Veterinário?
A Enrofloxacina é um antibiótico bactericida de amplo espectro de ação pertencente ao grupo das quinolonas. O mecanismo de ação ocorre por meio da inibição da enzima DNA girase responsável pelo espiralamento da cadeia de DNA. Em última instância, as quinolonas causam o bloqueio dos processos de obtenção de energia das bactérias e interrompem sua divisão celular. A margem de segurança do produto é elevada, pois a concentração necessária para a inibição da DNA girase nos mamíferos é duas vezes maior do que a concentração suficiente para inibir a enzima bacteriana.
A Enrofloxacina é rapidamente absorvida quando administrada pela via oral, atingindo concentrações terapêuticas na maioria dos tecidos num período de 1 a 2 horas. Cerca de 80% da dose administrada pela via oral é absorvida de forma inalterada para a circulação sistêmica. A concentração nos tecidos hepático, renal, genital e traqueobronquial atinge níveis de 3 a 5 vezes maiores do que os encontrados no soro. Além disso, o fármaco é amplamente distribuído pela pele, ossos, fluido cerebrospinal e demais fluidos corporais. A excreção ocorre principalmente pela via renal, sendo eliminado sob a forma ativa na bile e na urina.
Como devo armazenar o Enrotrat Tabs Uso Veterinário?
Conservar o produto em sua embalagem original, em local seco e fresco, em temperatura entre 15ºC e 30ºC, ao abrigo da luz solar direta, fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Dizeres Legais do Enrotrat Tabs Uso Veterinário
Responsável Técnica:
Dra. Caroline Della Nina Pistoni
CRMV/SP 24.508
Proprietário e fabricante:
Ourofino Saúde Animal Ltda.
Rod. Anhanguera SP 330 km 298
CEP: 14140 000 Cravinhos SP
CNPJ: 57.624.462/0001-05
Indústria Brasileira.
SAC
16 3518 2025
Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do médico-veterinário.
Quer saber mais?
Consulta também a Bula do Enrofloxacina
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 21 de Agosto de 2024.
Enrotrat Tabs Uso Veterinário 100mg, caixa com 10 comprimidos
Ofertas Recomendadas
Melhor Oferta
Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.
Dose