Bula do Fucus vesiculosus
Princípio Ativo: Fucus vesiculosus
Fucus vesiculosus, para o que é indicado e para o que serve?
Quais as contraindicações do Fucus vesiculosus?
- Em caso de hipersensibilidade a seus componentes;
- Gravidez e amamentação; crianças com menos de 12 anos;
- Em caso de hipertireoidismo e acne (os sais halogenados tem relação com erupções acneicas), hipertensão arterial, cardiopatias, ansiedade, insônia, e em caso de tratamento antitireoidiano e hormônios tireoidianos.
Como usar o Fucus vesiculosus?
Ingerir 3 cápsulas, 2 vezes ao dia (0,9 mg de Iodo total ao dia).
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Fucus vesiculosus?
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Fucus vesiculosus com outros remédios?
Este medicamento não deve ser utilizado concomitantemente a medicamentos atitireoidianos (metimazol, tiamazol), hormônios tireoidianos (levotiroxina, triiodotironima); antiarrítmico amiodarona; uricosúrico benziodarona, pode interagir com Fucus, pelo fato de que estes medicamentos possuem Iodo em sua formulação; anticoagulantes (varfarina), antiplaquetários (clopidogrel), trombolíticos (alteplase), heparinas de baixo peso molecular (enoxaparina) podem resultar no aumento do risco de hemorragias.
Pode interagir com medicamentos antihiperglicemicos (metformina), pelo fato de que Fucus possui efeito hiperglicêmico.
Qual a ação da substância do Fucus vesiculosus?
Mecanismo de Ação
O Fucus é indicado como coadjuvante em caso de obesidade e em endocrinopatias. No que se refere ao emagrecimento, ácido algínico proporciona efeito laxante e ação emulsionante e espessante que contribui para dar “volume” aos alimentos, desde que haja ingestão abundante de água, gerando uma sensação de plenitude. O poder demulcente e aderente de alginatos presentes no Fucus é usado como coadjuvante por ser rico em Iodo, esse elemento se fixa a glândula tireoide, depois de ser absorvido na forma de iodeto, favorecendo os processos metabólicos.
Fontes consultadas
- Folheto Informativo do Medicamento Fitoterápico Vitamagris®.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 17 de Junho de 2020.