Logo
  • Categorias
  • Defina sua localização

    Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.

    Bula do Kalloplast

    Kalloplast, para o que é indicado e para o que serve?

    Kalloplast produto atua como calicida.

    Como o Kalloplast funciona?


    A remoção da calosidade se processa pela ação queratolítica do Ácido Salicílico. A ação queratolítica ou descamante se processa amolecendo a queratina, tornando frouxo o epitélio cornificado, causando tumefação e amolecimento das células, descamando, assim, facilmente a epiderme.

    Kalloplast atua no amolecimento da queratina no local da calosidade, tornando frouxo o epitélio cornificado, causando amolecimento das células, descamando, assim, facilmente a epiderme e posterior remoção da calosidade. Os sinais de melhora nos sintomas podem ocorrer em um prazo variável de dias, após o início do tratamento. Seu médico é a pessoa adequada para dar-lhe mais informações sobre o tratamento; siga sempre suas orientações. Não devem ser utilizadas doses superiores às recomendadas. A interrupção repentina deste medicamento não causa efeitos desagradáveis, nem risco, apenas cessará o efeito terapêutico.

    Como o Kalloplast funciona?

    Amolecimento da queratina no local da calosidade, tornando frouxo o epitélio cornificado, causando amolecimento das células, descamando, assim, facilmente a epiderme e posterior remoção da calosidade. Os sinais de melhora nos sintomas podem ocorrer em um prazo variável de dias, após o início do tratamento. Seu médico é a pessoa adequada para dar-lhe mais informações sobre o tratamento; siga sempre suas orientações. Não devem ser utilizadas doses superiores às recomendadas. A interrupção repentina deste medicamento não causa efeitos desagradáveis, nem risco, apenas cessará o efeito terapêutico.

    Quais as contraindicações do Kalloplast?

    O produto é contra-indicado para pacientes que apresentarem antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

    Como usar o Kalloplast?

    Espalhe algumas gotas de Kalloplast por todo o calo, de modo uniforme. Deixe, em seguida, secar durante alguns minutos. Repita o tratamento diariamente. Quando o calo começar a se desprender, facilite sua remoção, imergindo a região em água morna.

    Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Kalloplast maior do que a recomendada?

    Na eventual superdosagem ou ingestão acidental, imediatamente, suspender a medicação e procurar assistência médica. Recomenda-se tratamento de suporte sintomático.

    Quais cuidados devo ter ao usar o Kalloplast?

    O produto deve ser aplicado somente em cima do calo.

    Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Kalloplast?

    Podem ocorrer irritações causadas pelos componentes da fórmula. Em alguns casos, o produto pode produzir, transitórias na maioria das vezes, algumas reações desagradáveis.

    População Especial do Kalloplast

    Gravidez e Lactação

    Informe a seu médico a ocorrência de gravidez, durante ou após o uso da medicação. Informe ao médico se está amamentando.

    Pacientes Idosos

    Não foram relatadas restrições quanto ao uso do produto em pacientes maiores de 65 anos de idade.

    Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Kalloplast com outros remédios?

    Possíveis interações ou interferências em relação à ação de outros fármacos ainda não foram relatadas.

    Apresentações do Kalloplast

    Solução Tópica

    Cartucho contendo frasco com 5 mL.

    Uso adulto.

    Uso externo.

    Qual a ação da substância do Kalloplast?

    Resultados de Eficácia


    A eficácia de Ácido Salicílico + Ácido Láctico foi comparada com a do placebo (colódio flexível), tintura de verruga de haleto de dibrometo de alquil dimetilbenzil amônio e resina podofilina 50% em parafina líquida em um estudo realizado em 382 pacientes, sendo que a maioria dos quais tinha verrugas plantares. 348 pacientes foram inclusos no teste de eficácia, sendo que o número de pacientes que completaram o estudo foi de 336. Até ao final do período de tratamento de 12 semanas, 84% dos pacientes tratados para verrugas plantares com Ácido Salicílico + Ácido Láctico (n/N=64/76) apresentaram pele livre de verrugas com as linhas restauradas (e dos 64 pacientes, 64% ficaram livres de verrugas em 6 semanas). Comparando os índices de melhora em 12 semanas temos: 66% para placebo [n/N=50/76], 67% para a tintura de verruga [n/N=47/70] e 81% para podofilina [n/N=60/74]. Esses resultados mostram que Ácido Salicílico + Ácido Láctico foi estatisticamente mais eficaz do que o placebo e que a tintura de verruga em 12 semanas (p <0,02) para o tratamento de verrugas plantares. Para verrugas em mosaico, os resultados foram de 50% em 12 semanas para o Ácido Salicílico + Ácido Láctico (n/N = 7/14), 58% para o placebo [n/N = 7/12], 75% para tintura de verruga [n/N = 9/12], e 50% para podofilina [n/N = 7/14]. 

    Um estudo comparou o tratamento de Ácido Salicílico + Ácido Láctico com cautério e foi realizado em 85 indivíduos com verrugas comuns e plantares durante um período de tratamento de 12 semanas. Os pacientes foram instruídos para aplicar Ácido Salicílico + Ácido Láctico uma ou duas vezes por dia durante 3 meses e depois o tratamento deveria ser descontinuado (ou antes, se houvesse melhora completa, dependendo do que ocorresse primeiro). Na semana 12 a percentagem de pacientes com melhora completa das verrugas era de 86,8% para os tratados com Ácido Salicílico + Ácido Láctico (n/N=33/38) e 71,8% para os tratados com cautério (n/N=28/39). O número de pacientes com melhora completa na semana 12 foi 13 e 0 nos dois grupos de tratamento, respectivamente. Este estudo demonstrou uma melhora estatisticamente significante para Ácido Salicílico + Ácido Láctico em segurança, eficácia e taxas de aceitação no tratamento de verrugas em comparação com cautério convencional.

    Características Farmacológicas


    Grupo farmacoterapêutico: preparação para verrugas.

    Código ATC: D11AF.

    Pode-se observar a ação do produto nas primeiras 2 a 4 semanas de tratamento, sendo que máximo efeito pode ser esperado após 6 a 12 semanas de aplicação do Ácido Salicílico + Ácido Láctico.

    Mecanismo de Ação

    O ácido salicílico aplicado topicamente possui ação queratolítica. A atividade queratolítica produz descamação por solubilização do componente intercelular no estrato córneo, resultando na descamação da pele. 

    O ácido láctico afeta o processo de queratinização, reduzindo a hiperqueratose, característica das verrugas. Em concentrações elevadas pode causar epidermólise, levando à destruição do tecido queratósico da verruga e do vírus causador da doença. Apresenta também propriedades antissépticas. 

    O colódio flexível fornece um veículo viscoso que permite uma aplicação precisa dos ingredientes ativos na verruga.

    Ele também forma uma película que ajuda a hidratar e promover a destruição do tecido hiperqueratósico das verrugas.

    Farmacocinética

    Absorção

    O ácido salicílico é absorvido através da pele; quando detectável, os níveis plasmáticos máximos encontram-se 6 a 12 horas após a aplicação. Foi relatado que a absorção sistêmica de ácido salicílico varia entre 9% e 25%, após a aplicação tópica de outra preparação contendo ácido salicílico. O grau de absorção é variável, dependendo da duração de contato e do veículo. Apesar da absorção percutânea, a exposição sistêmica é reduzida em virtude da baixa dose administrada topicamente nas pequenas áreas localizadas de tecido hiperqueratósico. 

    A pele humana abdominal em um sistema de difusão por escoamento foi utilizada para avaliação in vitro da absorção percutânea do ácido láctico. A um pH de 3, a quantidade de radioatividade detectada no fluido receptor, estrato córneo, epiderme e derme foi de 3,6; 6,3; 6,6 e 13,9%, respectivamente.

    Distribuição

    Após a absorção percutânea, o ácido salicílico é distribuído no espaço extracelular; cerca de metade dos quais estão ligados à proteína albumina. 

    Metabolismo

    Salicilatos são metabolizados no fígado por enzimas microssomais a ácido salicilúrico e glicoronídeos fenólicos de ácido salicílico. O que não é metabolizado é excretado na urina, como ácido salicílico inalterado. 

    Eliminação

    Dentro de 24 horas que o ácido salicílico é absorvido e distribuído no espaço intercelular, aproximadamente 95% da dose absorvida pode ser recuperada na urina.

    Qual a composição do Kalloplast?

    Cada ml do produto contém:

    • Ácido salicílico (DCB 0340) - 0,20 g
    • Ácido lático (DCB 0274) - 0,15 ml
    • Colódio elástico q.s.p. - 1,00 ml

    Apresentação do Kalloplast


    Solução Tópica

    Cartucho contendo frasco com 5 ml.

    Uso adulto.

    Uso externo.

    Como devo armazenar o Kalloplast?

    Cuidados de armazenamento: conservar em temperatura ambiente (temp. entre 15°C e 30°C) e proteger da luz e da umidade. Recomenda-se manter o vidro sempre fechado, evitando que o produto evapore.

    Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação.

    Ao comprar qualquer medicamento, verifique o prazo de validade.

    Atenção: não use medicamento com prazo de validade vencido. Além de não obter o efeito desejado, você poderá prejudicar sua saúde.

    Dizeres Legais do Kalloplast

    Reg. MS - 1.7287.0014.003-4

    Farm. Resp.:
    Dr. Carlos Takashi Maki
    CRF- SP no 5606

    Hypermarcas S.A.
    Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, 1000 - Barueri – S.P.
    CNPJ nº 02.932.074/0013-25
    Indústria Brasileira
    Marca Registrada

    Atendimento ao Consumidor:
    080077 17017 (Ligação Gratuita)

    Siga corretamente o modo de usar; não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.

    Venda sem prescrição médica.

    Número do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho/rótulo. 

    Doenças relacionadas

    Quer saber mais?

    Consulta também aBula do Ácido Salicílico + Ácido Láctico

    O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF- PR 39421). Última atualização: 18 de Março de 2025.

    Karime Halmenschlager Sleiman
    Revisado clinicamente por: Karime Halmenschlager Sleiman.Atualizado em: 09 de Abril de 2024.