Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 22 de Outubro de 2020.

Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol, para o que é indicado e para o que serve?

Anti-histaminíco, analgésico e antitérmico. Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol é constituído por uma associação cujo componente básico é o paracetamol, estando indicadonos processos das vias aéreas superiores, nos quais a dor e a febre fazem parte do quadro, proporcionando alívio da coriza e sintomas associados.

Quais as contraindicações do Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol?

Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade conhecida a algum dos componentes da fórmula. Não deve ser administrado a bebês menores de 6 meses, especialmente em recém-nascidos e prematuros.

Como usar o Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol?

  1. Para abrir o frasco de Neolefrin basta girar a tampa no sentido anti-horário até romper o lacre de segurança.
  2. Coloque o bico conta-gotas, tomando o cuidado de atarrachá-lo bem à rosca do frasco, para evitar vazamentos.
  3. Retire a tampa do conta-gotas, puxando-a para cima.
  4. Para dosar, segure o frasco de Neolefrin virado para baixo entre os dedos indicador e polegar, como na ilustração, e pressione o bico conta-gotas no local indicado.
  5. Não se esqueça de sempre recolocar a tampa depois de usar o produto.

Posologia do Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol


Solução oral

Administrar a dose indicada a cada 6 ou 8 horas.

Não exceder 4 doses em 24 horas.

Não deve ser administrado a bebês menores de 6 meses, especialmente em recém-nascidos e prematuros.

Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol não deve ser utilizado por período prolongado. Se os sintomas persistirem por mais de 3 dias ou novos sintomas se apresentarem, consulte o médico pediatra.

Peso Idade Dose (nº de gotas)
7 a 9 Kg 6 a 9 meses 21 a 26 gotas, 3 a 4 vezes ao dia
9,1 a 10 Kg 10 a 12 meses 27 a 30 gotas, 3 a 4 vezes ao dia
10,1 a 12,5 Kg 13 a 24 meses 30 gotas, 3 a 4 vezes ao dia

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol?

Raramente se observam reações de hipersensibilidade, mas se isto ocorrer deve-se interromper a administração do Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol. Também raramente são mencionados outros efeitos adversos como desconforto gástrico. Sob uso prolongado podem surgir discrasias sangüíneas.

A literatura a respeito do paracetamol relata casos de trombocitopenia, pancitopenia, agranulocitose, anemia hemolítica e metahemoglobinemia, já tendo sido relatados casos de aplasia medular. 

O uso prolongado pode causar necrose papilar renal. Dependendo da sensibilidade individual do paciente, leve sonolência poderá ocorrer após a 1ª dose; por este motivo recomenda-se aos pacientes especial cuidado ao executarem trabalhos mecânicos que requeiram atenção até que sua reação seja determinada.

Em alguns casos, pode ocorrer insônia, euforia, irritabilidade, taquicardia e tremores. Efeitos como boca seca, fluidificação das secreções respiratórias, tinido, visão turva, dificuldade e retenção urinária, constipação e aumento do refluxo gástrico também podem ocorrer.

Riscos do Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol?

Não use junto com outros medicamentos que contenham paracetamol, com álcool, ou em caso de doença grave do fígado.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol com outros remédios?

Devido à ação de potencialização de anticoagulantes cumarínicos, Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol não deve ser usado concomitantemente a esses medicamentos.

Deve ser usado com cautela em pacientes que fazem uso regular de álcool e barbitúricos, devido ao risco de sobrecarga metabólica ou possível agravamento de comprometimento hepático já existente.

Quais cuidados devo ter ao usar o Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol?

Pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, diabetes, problemas de tireóide, e problemas hepáticos, deverão estar sob supervisão médica para fazer uso de Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol. Deve ser administrado com cautela em pacientes com função renal ou hepática comprometidas. Embora haja poucos relatos de disfunção hepática nas doses habituais de paracetamol, é aconselhável monitorar-se a função hepática nos casos de uso prolongado. Não deve ser administrado a bebês menores de 6 meses, especialmente em recém-nascidos e prematuros.

Não use outro produto que contenha paracetamol.

Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Qual a ação da substância do Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol?

As bases farmacológicas do Maleato de Carbinoxamina + Paracetamol estão apoiadas nos efeitos terapêuticos globais de substâncias, cada uma delas destinada ao específico controle dos sintomas observados nos processos congestivos das vias aéreas superiores, resultando em alívio imediato para o paciente. Em sua formulação, encontra-se paracetamol - analgésico e antitérmico, e maleato de carbinoxamina - anti-histamínico.

Doenças relacionadas

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 22 de Outubro de 2020.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 22 de Outubro de 2020.

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.