Bula do Metilbrometo de Homatropina
Princípio Ativo: Metilbrometo de Homatropina
Metilbrometo de Homatropina, para o que é indicado e para o que serve?
Metilbrometo de Homatropina tem ação como medicação antiespasmódica nas cólicas do lactante, espasmos agudos dos tratos gastrintestinal, biliar e geniturinário, assim como cólicas biliares e renais.
Quais as contraindicações do Metilbrometo de Homatropina?
Hipersensibilidade ao Metilbrometo de Homatropina ou outros derivados atropínicos.
Glaucomas, doenças cardíacas graves, íleo paralítico, atonia intestinal do idoso ou debilitados, colite ulcerativa grave com megacólon, miastenia grave, hérnia hiatal acompanhada de refluxo gastroesofágico.
Gravidez e lactação
Até o momento, a ampla experiência clínica com o produto não demonstrou evidências dos efeitos nocivos durante a gravidez humana. Mesmo assim, devem ser observadas as precauções habituais a respeito do uso de medicamentos na gravidez, sobretudo no primeiro trimestre.
Ainda não foi estabelecida a segurança do uso do produto durante o período de lactação.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu uso.
Informe seu médico se está amamentando.
Como todo medicamento não deve ser usado durante a gravidez e lactação.
Não deve ser usado em pacientes com glaucoma e doenças cardíacas graves.
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis, como:
Secura na boca, retenção urinária, visão turva, taquicardia, palpitação, midríase, aumento da pressão intraocular, perda do paladar, cefaleia, nervosismo, irritabilidade, tonturas, fraqueza, insônia, náuseas, vômitos, constipação, dor músculo-esquelética, agitação psicomotora.
Como usar o Metilbrometo de Homatropina?
Lactantes e crianças até 1 ano
- 1 gota por quilograma de peso corpóreo, 3 a 4 vezes ao dia, conforme critério médico.
Crianças de 1 a 12 anos
- Administrar cerca de 5 a 25 gotas, 1 a 5 vezes ao dia, conforme critério médico.
Adulto
- 28 a 56 gotas, 4 vezes ao dia ou a critério médico.
O produto deverá ser administrado próximo das principais refeições.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Metilbrometo de Homatropina?
Secura na boca, retenção urinária, visão turva, taquicardia, palpitação, midríase, aumento da pressão intraocular, perda do paladar, cefaleia, nervosismo, irritabilidade, tonturas, fraqueza, insônia, náuseas, vômitos, constipação, dor músculoesquelética, agitação psicomotora.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos a Medicamentos - VigiMed, disponível em http://portal.anvisa.gov.br/vigimed, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Metilbrometo de Homatropina maior do que a recomendada?
Os sinais de intoxicação atropínica são claros e as reações adversas aparecem nitidamente (midríase intensa, xerostomia, visão turva, etc). O tratamento deve consistir de lavagem gástrica, uso de eméticos e carvão ativado para absorção. O uso de medidas de apoio clínico e o emprego de drogas colinérgicas, como a prostigmina, devem ser considerados.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Metilbrometo de Homatropina com outros remédios?
Metilbrometo de Homatropina pode intensificar a ação anticolinérgica de antidepressivos tricíclicos, anti-histamínicos, quinidina, amantadina e disopiramida. O uso concomitante de antagonistas da dopamina, como por exemplo, metoclopramida, pode resultar numa diminuição da atividade de ambos os fármacos ao nível do trato gastrintestinal.
Metilbrometo de Homatropina pode aumentar a ação taquicardíaca dos agentes beta-adrenérgicos.
Interferência em exames laboratoriais
O uso concomitante com anticolinérgicos durante o este de secreção do ácido gástrico, pode antagonizar os efeitos da pentagastrina e histamina na avaliação da função secretória do ácido gástrico, portanto, a administração de um anticolinérgico não é recomendado durante as 24 horas que procedem o teste.
Ingestão concomitante com outras substâncias
Até a presente data, não temos dados que nos permitam avaliar os efeitos da ingestão concomitante como outras substâncias.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Quais cuidados devo ter ao usar o Metilbrometo de Homatropina?
Deve ser administrado com cautela em pacientes com hipertrofia prostática, hipertensão e hipertireoidismo. Em ambiente com temperatura elevada pode ocorre prostração pelo calor (febre e choque térmico devido à sudorese diminuída). Como podem ocorrer visão turva e tonturas, o paciente deve ter cautela ao operar ou dirigir máquinas.
Não deve ser administrado nos seguintes casos:
Glaucoma, hipertrofia prostática com retenção urinária, estenoses mecânicas a nível do trato gastrintestinal, taquicardia, megacólon e miastenia grave. Não é indicado na diarreia aguda ou persistente da criança. Devido a possíveis transtornos de acomodação visual, os pacientes não devem dirigir ou operar máquinas após a administração de Metilbrometo de Homatropina, até que a visão tenha se normalizado. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Qual a ação da substância do Metilbrometo de Homatropina?
Características Farmacológicas
Metilbrometo de Homatropina exerce atividade espasmolítica sobre a musculatura lisa do trato gastrintestinal, das vias biliares e do trato geniturinário. Metilbrometo de Homatropina, pertence aos compostos de amônio, não atravessando a barreira hematoencefálica, deste modo, não produz efeitos colaterais anticolinérgicos ao nível do sistema nervoso central.
Fontes consultadas
- Bula do Profissional do Medicamento Homatropin.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 17 de Março de 2023.