Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Metronidazol + Sulfadimetoxina

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 30 de Agosto de 2022.

Metronidazol + Sulfadimetoxina, para o que é indicado e para o que serve?

  • Em caninos e felinos, para o tratamento da giardíase causada por Giardia spp.; da coccidiose causada por Isospora canis e Isospora ohioensis; da trichomoníase causada por Trichomonas spp.; da amebíase causada por Entamoeba histolityca; bem como de infecções entéricas causadas por microrganismos sensíveis à Sulfadimetoxina e ao Metronidazol, tais como: Bacteroides spp.; Fusobacterium spp. e clostridioses causadas por Clostridium spp.

Quais as contraindicações do Metronidazol + Sulfadimetoxina?

O produto é contraindicado em animais sabidamente hipersensíveis ao Metronidazol, a derivados do nitroimidazol ou às sulfonamidas.

Recomenda-se não utilizar a droga em animais severamente debilitados, em gestação, em lactação ou recém-nascidos.

Como usar o Metronidazol + Sulfadimetoxina?

Comprimido

Em caninos

Administrar por via oral, 25 mg de Metronidazol e 25 mg de Sulfadimetoxina para cada Kg de peso corporal, a cada 12 horas, durante 5 dias (meio comprimido para cada 1 Kg de peso corporal de 12 em 12 horas para Metronidazol + Sulfadimetoxina 200 mg ou meio comprimido para cada 10 Kg de peso corporal de 12 em 12 horas para Metronidazol + Sulfadimetoxina 1500 mg). As doses bem como a duração do tratamento poderão ser alternados a critério do Médico Veterinário.

Em felinos

Administrar por via oral, 12,5 a 25 mg de Metronidazol e 12,5 a 25 mg de Sulfadimetoxina para cada Kg de peso corporal, a cada 12 horas, durante 5 dias (um quarto a meio comprimido para cada 1 Kg de peso corporal de 12 em 12 horas para Metronidazol + Sulfadimetoxina 200 mg ou um quarto a meio comprimido para cada 10 Kg de peso corporal de 12 em 12 horas para Metronidazol + Sulfadimetoxina 1500 mg). As doses e a duração do tratamento poderão ser alteradas a critério do Médico Veterinário.

Suspensão oral

Em caninos

Administrar por via oral, 0,5 mL da suspensão para cada kg de peso corporal, de 12 em 12 horas, ou seja 50 mg de Metronidazol e 50 mg de Sulfadimetoxina por kg de peso, por dia, durante 5 dias. As doses bem como a duração do tratamento poderão ser alterados a critério do Médico Veterinário.

Em felinos

Administrar por via oral, 0,5 mL a 1 mL da suspensão para cada 2 kg de peso corporal de 12 em 12 horas, ou seja, 25 mg a 50 mg de Metronidazol e 25 mg a 50 mg de Sulfadimetoxina por kg de peso, por dia, durante 5 dias. As doses bem como a duração do tratamento poderão ser alterados a critério do Médico Veterinário.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Metronidazol + Sulfadimetoxina?

Os efeitos adversos descritos em cães que receberam superdosagens ou em cães hipersensíveis ao metronidazol incluem:

  • Desordens neurológicas, letargia, fraqueza, neutropenia, hepatotoxicidade, hematúria, anorexia, náuseas, vômitos e diarreia.

A Sulfadimetoxina é uma droga segura, porém em caso de tratamento prolongado ou sobredosagem (cerca de 1 g/Kg) poderão ocorrer sialorréia, vômitos, diarreia, hiperpnéia, excitação, miastenia, ataxia e rigidez espástica dos membros. Em casos de intoxicação crônica podem ser observados distúrbios do sistema hematopoiético e agranulocitose transitória.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Metronidazol + Sulfadimetoxina com outros remédios?

O Metronidazol pode prolongar o tempo de protrombina em animais recebendo warfarina ou outros anticoagulantes cumarínicos. Deve ser evitado o uso simultâneo das drogas ou ser intensificado o monitoramento.

O fenobarbital e a fenitoína podem aumentar o metabolismo do Metronidazol reduzindo os níveis sanguíneos da droga.

A cimetidina pode reduzir o metabolismo do Metronidazol e aumentar os níveis sanguíneos da droga.

Quais cuidados devo ter ao usar o Metronidazol + Sulfadimetoxina?

Deixar sempre água fresca à disposição dos animais tratados.

Não tratar animais com hipersensibilidade conhecida aos princípios ativos.

Usar com cautela em animais com disfunção hepática ou renal.

Em alguns animais de laboratório o Metronidazol foi referido como teratogênico mas não há informação sobre esse efeito em cães e gatos. A menos que os riscos aos fetos compensem os benefícios à mãe, deverá ser evitada a utilização durante as 3 primeiras semanas de gestação.

Qual a ação da substância do Metronidazol + Sulfadimetoxina?

A Giardia spp. é um protozoário encontrado no trato intestinal de humanos e na grande maioria dos animais domésticos ao redor do mundo. Várias pesquisas realizadas em populações caninas revelam uma prevalência de aproximadamente 10% em cães bem tratados, 36 a 50% em filhotes e até 100% de incidência em animais de canil. A prevalência em gatos é de 1,4% a 11%. Apesar da incidência em cães e gatos ser bastante elevada, nem todos os animais apresentam sintomas da doença, podendo entretanto transmitir a infecção para outros animais e também para o homem.

A diarreia aguda, intermitente ou crônica é o principal sintoma associado à infecção por Giardia spp.

O Metronidazol, além de sua atividade antiprotozoária, atua como antibacteriano, atacando bactérias que têm como característica comum o fato de serem anaeróbias e possuírem proteínas para o transporte de elétrons com um potencial de oxi-redução limitado.

Essas proteínas reduzem o radical nitro do Metronidazol por uma reação química não enzimática, induzindo uma redução na concentração intracelular do fármaco não modificado o que favorece a captação e a geração de agentes tóxicos para a célula.

O efeito antibacteriano depende, portanto, de compostos metabólicos intermediários e instáveis e de radicais livres transitórios que se conjugam com o DNA e inibem sua síntese, induzindo a morte celular.

Em protozoários o mecanismo exato de ação é desconhecido, porém sugere-se que há um efeito citopático na Entamoeba histolityca relacionado com a hialinização do citoplasma, com a formação de figuras esferoidais e com a ruptura da membrana celular.

O mecanismo de ação da Sulfadimetoxina é o mesmo das sulfonamidas, ou seja, por bloqueio do ácido para-aminobenzóico (PABA) e do ácido fólico, impedindo o desenvolvimento do esquizonte.

A associação do Metronidazol com a Sulfadimetoxina se justifica pela ampliação do espectro de ação, já que, enquanto o Metronidazol atua preferencialmente contra Giardia spp., a Sulfadimetoxina age contra outros protozoários e bactérias patogênicas do trato gastrintestinal. Como em muitos casos existem infecções simultâneas por diferentes agentes etiológicos sensíveis à formulação Metronidazol / Sulfadimetoxina e sendo a sintomatologia clínica semelhante, a associação das duas substâncias representa um valioso instrumento terapêutico para o clínico.

Fontes consultadas

  • Bula do Medicamento Giardicid.

Doenças relacionadas

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 30 de Agosto de 2022.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 30 de Agosto de 2022.

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.