Bula do Mifamurtida
Princípio Ativo: Mifamurtida
Mifamurtida, para o que é indicado e para o que serve?
Este medicamento contém a substância ativa mifamurtida que é similar a um componente da parede celular de certas bactérias. O mifamurtida estimula o sistema imunitário para ajudar o organismo a destruir células tumorais.
Este medicamento é indicado no tratamento do osteosarcoma (cancro dos ossos) em crianças, adolescentes e jovens adultos (entre os 2 e os 30 anos de idade). É utilizado após remoção cirúrgica do tumor, em conjunto com quimioterapia, para destruir as células cancerígenas remanescentes e reduzir o risco de o cancro voltar a aparecer.
Quais as contraindicações do Mifamurtida?
Não utilize este medicamento:
- Se tem alergia ao mifamurtida ou a qualquer outro componente deste medicamento indicados.
- Se está a tomar medicamentos que contenham ciclosporina ou tacrolimus ou altas doses de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) (ver abaixo “Outros medicamentos e este medicamento”).
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Mifamurtida com outros remédios?
Informe o seu médico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente ou vier a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. É particularmente importante que informe o seu médico se estiver a tomar medicamentos que contenham uma das seguintes substâncias ativas:
- ciclosporina, tacrolimus, utilizados após um transplante para evitar a rejeição dos órgãos transplantados, ou outros medicamentos imunossupressores utilizados, por exemplo, no tratamento da psoríase (doença de pele);
- medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINE), tais como ácido acetilsalicílico, ibuprofeno ou diclofenac, utilizados no tratamento de dores de cabeça, febre ou dores. Não deve utilizar este medicamento em conjunto com altas doses de AINE;
- corticosteroides, utilizados no tratamento de inflamações, alergias ou asma. A utilização regular de corticosteroides deve ser evitada durante a utilização deste medicamento pois pode afetar a forma como o medicamento funciona.
Recomenda-se administração deste medicamento e doxorrubicina ou outros medicamentos em momentos diferentes caso sejam utilizados no mesmo regime quimioterapêutico.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 13 de Fevereiro de 2020.