Bula do Monossulfureto de Tetraetiltiuran
Princípio Ativo: Monossulfureto de Tetraetiltiuran
Monossulfureto de Tetraetiltiuran, para o que é indicado e para o que serve?
Monossulfureto de Tetraetiltiuran destina-se ao tratamento das Sarnas que acometem os animais domésticos nas mais diversas regiões do corpo.
Na Sarcóptica
- Suas lesões iniciam-se na cabeça e espalham-se pelo corpo de cães, suínos e cabras; nos ovinos localizam-se só na cabeça; nos bovinos na região interna das coxas, base da cauda, peito e pescoço; nos equinos localizam-se no pescoço e na cabeça.
Na Sarna Knemidocóptica
- As lesões se localizam nos pés e pernas dos frangos, perus, pássaros; nos psitacídeos (periquitos e papagaios), além dos pés e pernas, acometem bicos e narinas.
Na Sarna Psoróptica
- Os ácaros atacam principalmente nos cavalos, bovinos e ovinos as regiões de pelos longos.
Na Sarna Corióptica
- As lesões se localizam nas patas e pernas dos bovinos, equinos e ovinos (além de atacar a região escrotal e os olhos).
Na Sarna Demodécica
- Os ácaros atacam as glândulas sudoríparas dos suínos ocasionando pústulas por toda pele, assim como nos cães, as glândulas sebáceas.
As Sarnas Otodécica (ataca cães, gatos e outros mamíferos), Notoédrica (ataca gatos e coelhos) e a Psoróptica (ataca cabras e coelhos), acometem o pavilhão auricular desses animais. Na Notoédrica as lesões ainda evoluem para a face dos animais.
Potente fungicida, Monossulfureto de Tetraetiltiuran é efetivo contra micoses cutâneas, principalmente as Tinhas (fungo dos gêneros Microsporum e Trichophyton).
Quais as contraindicações do Monossulfureto de Tetraetiltiuran?
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Como usar o Monossulfureto de Tetraetiltiuran?
Monossulfureto de Tetraetiltiuran deve ser aplicado unicamente por via externa.
Não usá-lo puro e sim diluído em partes iguais com água na quantidade necessária para aplicação imediata.
Após prévia limpeza do local afetado, eliminando crostas e sujidades, se possível com água morna e sabão, aplicar a mistura com o auxílio de cotonetes ou similar ou uma escova macia, tomando cuidado para que o produto entre em contato com a pele afetada e arredores das lesões. Nos casos de Sarnas que acometem o pavilhão auricular, limpar bem o ouvido do animal e instilar 3 a 4 gotas do produto dentro dele.
As aplicações devem ser diárias, uma vez ao dia, até desaparecerem as lesões, ou a critério do Médico Veterinário.
Monossulfureto de Tetraetiltiuran Sabonete
- Como um sabão de toalete no banho do animal, procurando eliminar todas as crostas e sujidades existentes, deixar o produto atuar sobre a pele do animal uns 15 minutos, após isso, enxaguar com água morna e repetir a aplicação.
Monossulfureto de Tetraetiltiuran Aerossol
- Limpar o local afetado com o auxílio, se possível, de água morna e sabão retirando as sujidades e crostas existentes, secando em seguida a região.
- Agite o produto antes de aplicar, depois retire a tampa e dirija o orifício da válvula ao local afetado, mantendo uma distância de uns 15 cm, pulverize toda a região, inclusive os arredores da lesão. Aplicar uma vez ao dia, geralmente 2 a 3 dias são suficientes, porém, pode-se prolongar o tratamento de acordo com o grau das lesões. A posologia pode ser modificada a critério do Médico Veterinário.
Quais cuidados devo ter ao usar o Monossulfureto de Tetraetiltiuran?
Monossulfureto de Tetraetiltiuran Sabonete
- Não coma e não beba durante o manuseio do produto. Não manuseie o produto com as mãos desprotegidas. Não contamine coleções de água de qualquer natureza. Use luvas de borracha; ao contato do produto com a pele, lave-a imediatamente.
Monossulfureto de Tetraetiltiuran Aerossol
- Conteúdo sob pressão. Não perfure a lata, nem jogue ao fogo. Não usar a embalagem vazia. Mantenha a embalagem fechada em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar, fora do alcance das crianças e animais domésticos.
Não guardar ou aplicar junto de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene e domésticos.
Fontes consultadas
- Bula do Medicamento Tiuran.
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 31 de Agosto de 2022.