Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Óleo de Fígado de Bacalhau + Vitamina A + Vitamina D

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 16 de Outubro de 2020.

Óleo de Fígado de Bacalhau + Vitamina A + Vitamina D, para o que é indicado e para o que serve?

Óleo de Fígado de Bacalhau + Vitamina A + Vitamina D é indicado para prevenção e tratamento das doenças resultantes da carência de vitaminas A e D.

Quais as contraindicações do Óleo de Fígado de Bacalhau + Vitamina A + Vitamina D?

O paciente não deve tomar este medicamento se tiver história de hipersensibilidade a quaisquer componentes deste fórmula, incluindo o corante amarelo de tartrazina, presente apenas no sabor laranja. 

Este produto contém o corante amarelo de tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetil salicílico.

Como usar o Óleo de Fígado de Bacalhau + Vitamina A + Vitamina D?

O paciente deve agitar bem o frasco e tomar Óleo de Fígado de Bacalhau + Vitamina A + Vitamina D nas doses recomendadas a seguir:

Adultos e crianças de 12 anos ou mais:

1 colher de sopa (15mL) ao dia, após uma das refeições.

Crianças de 2 a 11 anos:

1 colher de sobremesa (10mL) ao dia, após uma das refeições.

Para crianças menores de 2 anos, o médico deverá ser consultado.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Óleo de Fígado de Bacalhau + Vitamina A + Vitamina D?

Este medicamento é em geral bem tolerado, desde que as doses recomendadas sejam seguidas.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Óleo de Fígado de Bacalhau + Vitamina A + Vitamina D maior do que a recomendada?

Se o paciente tomar uma dose excessiva deste medicamento, ele poderá ter sintomas de hipervitaminose A e D, tais como fadiga, irritabilidade, vômito, dor de cabeça, náusea, transpiração, sede e tonteira.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Óleo de Fígado de Bacalhau + Vitamina A + Vitamina D com outros remédios?

Nao existem interações medicamentosas relatadas para este medicamento.

Quais cuidados devo ter ao usar o Óleo de Fígado de Bacalhau + Vitamina A + Vitamina D?

O paciente não deve tomar mais do que a dose recomendada deste medicamento. O paciente deve consultar seu médico antes de tomar este medicamento antes de tomar este medicamento se tiver doença renal, ou doença cardíaca, usando suplementos de vitaminas A ou D , ou se estiver grávida ou amamentando. Este medicamento não deve serutilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Óleo de Fígado de Bacalhau + Vitamina A + Vitamina D?

Resultados de Eficácia


O uso de vitaminas A e D é consagrado pela terapêutica tradicional (Martindale 32ª edição) para reposição e suplementação vitamínica.

Características Farmacológicas


As vitaminas lipossolúveis A e D são absorvidas no trato gastrointestinal. Os ésteres de vitamina A são hidrolisados pelas enzimas pancreáticas, formando retinol, que é absorvido e re-esterificado. Uma parte do retinol fica armazenada no fígado, de onde é liberado, ligado a uma proteína específica no sangue. O retinol não armazenado sofre conjugação e subsequente oxidação em retinal e ácido retinóico; estes e outros metabólitos são excretados na urina e nas fezes. A vitamina D e seus metabólitos circulam na corrente sanguínea ligados a uma proteína específica. A vitamina D (colecalciferol) é metabolizada no fígado e nos rins e excretada majoritariamente na bile e nas fezes.

Fontes consultadas

  • Bula do Profissional do Medicamento Emulsão Scott.

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 16 de Outubro de 2020.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 16 de Outubro de 2020.

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.