Bula do Permanganato de Potássio
Princípio Ativo: Permanganato de Potássio
Permanganato de Potássio, para o que é indicado e para o que serve?
Dermatites e exsudativas, como adstringente bactericida.
Quais as contraindicações do Permanganato de Potássio?
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Como usar o Permanganato de Potássio?
Comprimido
Diluir o comprimido no momento do uso, em um a quatro litros de água e usar na forma de compressas ou no banho, ou a critério médico.
Pó
Diluir o pó no momento do uso, em um a quatro litros de água e usar na forma de compressas ou no banho, ou a critério médico.
Quais cuidados devo ter ao usar o Permanganato de Potássio?
O permanganato de potássio é um potente oxidante que se decompõe em contato com a matéria orgânica, pela liberação do oxigênio. Exerce função antisséptica. "Não deve ser ingerido" o uso de pós-concentrados e soluções concentradas pode ser cáustico e em algumas vezes o uso de soluções frequentemente podem ser irritantes ao tecido cutâneo, além de tingir a pele de marrom.
No caso de ingestão acidental, procurar auxílio médico.
O produto é destinado somente para uso externo (uso tópico).
O uso excessivo na mucosa vaginal pode alterar o ph: vaginal (4,5 a 5), acelerando a descamação do epitélio e eliminando os bacilos de Döederlein. As duchas vaginais devem ser usadas, exclusivamente, em casos de infecções purulentas.
Fontes consultadas
- RDC Nº 199, de 26 de outubro de 2006, sobre medicamento de notificação simplificada.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 13 de Fevereiro de 2020.