Bula do Praziquantel + Emodepsida
Princípio Ativo: Praziquantel + Emodepsida
Praziquantel + Emodepsida, para o que é indicado e para o que serve?
Praziquantel + Emodepsida é especialmente indicado para o tratamento e controle das verminoses mistas, causadas pelas formas adultas e larvais dos parasitas cestódeos e nematódeos ancilostomídeos e ascarídeos dos gatos.
Praziquantel + Emodepsida é eficaz contra:
- Estágios maduros, imaturos e larvais (L3 e L4) de Toxocara cati;
- Estágios maduros, imaturos e larvais (L4) de Toxascaris leonina;
- Estágios maduros, imaturos e larvais (L4) de Ancylostoma tubaeforme;
- Estágios maduros e imaturos de Dipylidium caninum;
- Estágios maduros e imaturos de Taenia taeniaeformis;
- Estágios maduros de Echinococcus multilocularis.
Quais as contraindicações do Praziquantel + Emodepsida?
Não aplicar Praziquantel + Emodepsida em gatos com menos de 8 semanas de idade ou pesando menos que 0,5 kg.
Não administrar por via oral.
Não aplicar sobre a pele lesionada.
Como usar o Praziquantel + Emodepsida?
- Retire a bisnaga plástica da embalagem.
- Segure-a na posição vertical e retire a tampa.
- Recoloque a tampa no sentido inverso ao anterior e gire-a, quebrando o lacre.
- Retire a tampa e aplique todo o conteúdo da bisnaga diretamente sobre a pele seca do animal, na região da nuca do gato. Os pelos devem ser afastados até que a pele esteja visível para facilitar a aplicação.
As doses mínimas recomendadas são 12 mg de Praziquantel e 3 mg de Emodepsida por kg de peso corporal, equivalente a 0,14 mL de Praziquantel + Emodepsida por kg de peso corporal.
Verifique o peso do seu gato. Certifique-se na tabela abaixo que ele está na faixa de peso adequada para esta apresentação.
Intervalo de peso | Volume da bisnaga |
Gatos entre 0,5 kg e 2,5 kg | 0,35 mL |
Gatos entre 2,5 kg e 5 kg | 0,70 mL |
Gatos entre 5 kg e 8 kg | 1,12 mL |
Tratamento e controle de verminoses
Uma única dose de Praziquantel + Emodepsida é efetiva contra as principais espécies de nematódeos e cestódeos que parasitam os gatos.
No entanto, novas infestações poderão estabelecer-se a partir de larvas e ovos adquiridos do ambiente contaminado, bem como de insetos, répteis e roedores eventualmente abatidos e ingeridos pelo gato.
Estes parasitas migrarão pelo organismo do animal e chegarão aos intestinos em diferentes intervalos, peculiares a cada espécie de verme.
Assim sendo, faz-se necessário repetir o tratamento após um determinado tempo, que deve ser avaliado pelo Médico Veterinário com base nas espécies de vermes diagnosticados, seu período pré-patente, no ambiente e no manejo do gato. De modo geral, recomendam-se tratamentos anti-helmínticos programados a cada três meses.
Para prevenir reinfestações por Dipylidium caninum deve-se tratar de forma integrada o gato e o ambiente, a fim de controlar as pulgas, hospedeiras intermediárias deste verme chato.
No caso do gênero Ancylostoma, as larvas dos vermes penetram ativamente pela pele ou são ingeridas a partir do ambiente contaminado.
O Toxocara cati infesta os filhotes chegando ao leite através da glândula mamária, ou pela ingestão dos ovos. A gata também pode adquirir o verme ingerindo aves ou roedores. As larvas deste verme permanecem inativas na musculatura da gata, produzindo infestações por diversas crias consecutivas. Junto com a vermifugação deve ser feita uma limpeza rigorosa do ambiente com produtos à base de cloro ativo, efetivos contra larvas e ovos dos vermes.
Praziquantel + Emodepsida pode ser usado seguramente em fêmeas em qualquer fase da gestação ou da lactação; em gatos jovens a partir das oito semanas de vida, desde que tenham o peso mínimo de 0,5 kg e animais idosos. Os cestódeos e nematódeos dos gatos representam também um sério risco para humanos. O uso de caixas com areia sanitária para gatos e sua limepza imediata limitam a contaminação do ambiente por vermes e protozoários.
Consulte o Médico Veterinário para adequar o tratamento com Praziquantel + Emodepsida a cada situação particular. O uso profilático deste produto fica a critério do Médico Veterinário.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Praziquantel + Emodepsida?
Deve-se evitar o contato do produto com os olhos e a boca do animal.
No caso de contato direto com os olhos do gato, lave-os imediatamente com água corrente.
O produto é de sabor desagradável e ocasionalmente pode ocorrer salivação e vômito se os gatos acidentalmente lamberem o local da aplicação imediatamente após o tratamento.
Estudos toxicológicos indicaram uma tolerância de até 10 vezes a dose recomendada em gatos adultos e de até 5 vezes a dose recomendada em filhotes, sem evidência de efeitos adversos.
Os sinais clínicos observados nas doses superiores a estas relacionavam-se à ingestão oral do produto incluindo sialorreia, vômitos e tremores.
Estes sinais clínicos foram completamente reversíveis.
Em raras ocasiões, pode ocorrer sensibilidade cutânea transitória, incluindo prurido.
Dentro da dose recomendada não são esperadas alterações da pele dos animais; porém, gatos com histórico de hipersensibilidade podem apresentar reações alérgicas cutâneas.
Nos casos de irritação, desconforto ou sensibilidade cutânea, banhar o animal demoradamente, com água morna e sabão neutro em abundância, pelo menos três vezes seguidas, para remoção do produto.
Procurar imediatamente o Médico Veterinário no caso de persistência dos sintomas.
Riscos do Praziquantel + Emodepsida?
Não existe antídoto específico. Aplicar tratamento sintomático.
Quais cuidados devo ter ao usar o Praziquantel + Emodepsida?
Ao tratar gatos criados em grupo, recomenda-se separá-los, não permitindo que lambam o produto aplicado sobre a pele dos companheiros.
Não guarde ou aplique junto de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene e de limpeza doméstica.
Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. Mantenha o produto afastado do fogo e do calor excessivo.
Usar luvas protetoras para aplicar o produto.
Evite o contato do produto com a pele, olhos e boca.
Descartar a embalagem de forma segura, evitando contaminar o meio ambiente.
O solvente de Praziquantel + Emodepsida pode interagir com certos materiais, incluindo plásticos, couro, tecidos e superfícies com acabamento. Por esta razão, recomenda-se deixar o gato sem coleira até que o local da aplicação esteja seco, mantendo-o igualmente afastado de móveis e tecidos delicados.
Após a aplicação do produto, remover as luvas e lavar bem as mãos. No caso de contato com a pele, lavar o local imediatamente com água e sabão em abundância. Em casos muito raros, pessoas sensíveis podem manifestar reações cutâneas individuais (alergia, irritação, formigamento) após a manipulação do produto.
No caso de contato direto com os olhos, lave-os imediatamente com água corrente. No caso da persistência dos sintomas cutâneos e oculares, ou no caso da ingestão acidental, procure o serviço médico de emergência, levando consigo a embalagem do produto.
Qual a ação da substância do Praziquantel + Emodepsida?
O Praziquantel é um derivado da pirazinoisoquinolina primariamente utilizado contra cestódeos em diferentes espécies animais. É responsável pela atividade de Praziquantel + Emodepsida contra Dipylidium caninum, Echinococcus multilocularis e Taenia taeniaeformis. O Praziquantel é efetivo contra todos os estágios intestinais destes parasitas sendo rapidamente absorvido pela superfície dos mesmos.
Danos severos ao tegumento parasitário ocorrem muito rapidamente, resultando em contração e paralisia dos vermes. A base para a rápida manifestação da ação é a alteração na permeabilidade da membrana parasitária ao cálcio. Isto resulta em interrupção do metabolismo e morte do cestódeo.
A Emodepsida é um composto semissintético, pertencente ao novo grupo químico dos depsipeptídeos. É ativa contra nematódeos ascarídeos e ancilostomídeos, sendo responsável pela eficácia de Praziquantel + Emodepsida contra Toxocara cati, Toxascaris leonina e Ancylostoma tubaeforme.
A Emodepsida atua estimulando os receptores pré-sinápticos da latrofilina o que resulta em paralisia e morte dos parasitas. Devido às propriedades da fórmula, o Praziquantel e a Emodepsida são absorvidos pela pele do gato, matando os vermes adultos presentes no intestino do animal e também larvas e formas imaturas presentes no organismo do gato.
Fontes consultadas
- Bula do Medicamento Profender™ SpotOn®.
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 30 de Agosto de 2022.