Defina sua localização
Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.
Princípio Ativo:Cefdinir
Terza® (cefdinir) é um antibiótico pertencente ao grupo das cefalosporinas. Apresenta ação bactericida, ou seja, mata as bactérias impedindo que a bactéria forme a membrana celular.
Após a administração de cefdinir em indivíduos saudáveis em jejum, a concentração sérica máxima é de 2,30 µg/mL atingida em 2,2 h, com a dose de 7 mg/Kg/dia, e 3,86 µg/mL atingida em 1,8 h, com a dose de 14 mg/Kg/dia.
Terza® é contraindicado a pessoas alérgicas a qualquer um dos excipientes da formulação ou ao cefdinir, a outros antibióticos penicilínicos (como a ampicilina e amoxicilina) ou antibióticos similares, chamados cefalosporinas (como cefalexina, cefazolina e outros). Se você já teve uma reação alérgica (como erupções da pele) ao tomar um antibiótico, deve conversar com seu médico antes de tomar Terza® (cefdinir).
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Siga as orientações de seu médico sobre a maneira e a hora correta de tomar Terza® (cefdinir). Ele vai decidir a quantidade diária que você precisa e o tempo durante o qual você deve usar o medicamento.
Leia esta bula com cautela. Se você tiver alguma dúvida, fale com seu médico. Continue tomando este medicamento até o fim do tratamento prescrito pelo médico. Não pare somente porque se sente melhor.
É importante utilizar este medicamento durante todo o tempo prescrito pelo profissional de saúde habilitado, mesmo que os sinais e sintomas da infecção tenham desaparecido, pois isso não significa a cura. A interrupção do tratamento pode contribuir para o aparecimento de infecções mais graves.
Deve-se agitar o frasco antes de abri-lo. A reconstituição e posterior diluição deve ser realizada conforme orientação da figura intitulada “Como preparar a suspensão oral”. A agitação do frasco deve ser repetida após reconstituição, após diluição e antes de cada uso.










Dose pediátrica recomendada de acordo com tipo de infecção (pacientes com idade entre 6 meses a 12 anos)
Tipo de Infecção | Dose | Duração |
Otite Média Aguda Bacteriana | 7 mg/Kg 12/12h ou | 5 a 10 dias |
14 mg/Kg uma vez ao dia | 10 dias | |
Sinusite Maxilar Aguda | 7 mg/Kg 12/12h ou | 10 dias |
14 mg/Kg uma vez ao dia | 10 dias | |
Faringite/Tonsilite | 7 mg/Kg 12/12h ou | 5 a 10 dias |
14 mg/Kg uma vez ao dia | 10 dias | |
Infecção de pele e tecidos moles não complicadas | 7 mg/Kg 12/12h | 10 dias |
Volume a ser administrado de acordo com o peso
Peso | Apresentação com 250 mg/5 mL |
9 Kg | 1,25 mL 12/12h ou 2,5 mL uma vez ao dia |
18 Kg | 2,5 mL 12/12h ou 5 mL uma vez ao dia |
27 Kg | 3,75 mL 12/12h ou 7,5 mL uma vez ao dia |
36 Kg | 5 mL 12/12h ou 10 mL uma vez ao dia |
≥ 43 Kg | 6 mL 12/12h ou 12 mL uma vez ao dia |
Pacientes pediátricos com peso a partir de 42Kg devem receber a dose máxima diária de 600mg.
Para pacientes adultos com taxa de filtração do rim menor que 30 mL/min, a dose de cefdinir deve ser de 300 mg administrada uma vez ao dia, ou seja 6 mL por dia (ou duas tomadas de 3 mL) quando usado o frasco de concentração 250mg/5mL.
Pacientes pediátricos com taxa de filtração do rim menor que 30 mL/min/1,73m² devem receber dose de 7 mg/Kg/dia (até o máximo de 300mg por dia), uma vez ao dia.
Pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise a dose inicial recomendada é de 300 mg (ou 7 mg/Kg) em dias alternados, ou seja, 6 mL por dia (ou duas tomadas de 3mL) quando usado o frasco de concentração 250mg/5mL. Ao final de cada sessão de hemodiálise, 300 mg (ou 7 mg/kg) devem ser administrados.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
Não há informação sobre superdosagem de Terza® (cefdinir) em pacientes. As reações mais comuns com a superdosagem de antimicrobianos semelhantes ao Terza® (cefdinir) são náusea, vômitos, desconforto epigástrico (dor na boca do estômago), diarreia e convulsões.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Se você esquecer de tomar uma dose de Terza® (cefdinir) tome a dose esquecida assim que você perceber. Se já estiver próximo ao horário da próxima dose, omita a dose perdida e não dobre a dose para compensar a dose perdida.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Medicamentos antibacterianos, incluindo Terza® (cefdinir), devem ser usados apenas para tratar infecções bacterianas. Eles não tratam infecções virais (por exemplo, o resfriado comum).
Quando Terza® (cefdinir) é prescrito para tratar uma infecção bacteriana, embora seja comum sentir-se melhor no início do tratamento, o medicamento deve ser tomado exatamente como prescrito. Ignorar doses ou não completar o curso completo da terapia pode diminuir a eficácia do tratamento imediato, e aumentar a probabilidade de as bactérias desenvolverem resistência e não serem tratáveis com Terza® (cefdinir) ou outros medicamentos antibacterianos no futuro.
Antes de iniciar o tratamento com Terza® (cefdinir), verifique cuidadosamente se você já apresentou reações anteriores de hipersensibilidade (alergia) às cefalosporinas e às penicilinas. Pacientes alérgicos à penicilina devem usar Terza® (cefdinir) com cuidado. Informe ao seu médico se você já teve alguma reação alérgica a antibióticos do tipo das penicilinas ou cefalosporinas. Há evidências clínicas e laboratoriais que apontam que os pacientes que já são alérgicos às penicilinas e a outras drogas apresentem grande possibilidade de desencadear reação alérgica também às cefalosporinas como o cefdinir. Houve relatos de pacientes que apresentaram reações graves, incluindo anafilaxia (reação violenta a uma segunda dose de algum antígeno) a ambas as drogas.
Houve relatos sobre graves danos ao tecido do cólon intestinal (colite pseudomembranosa) com pacientes em tratamento com antibióticos de amplo espectro (ampla ação) incluindo as cefalosporinas como o cefdinir e outros antibióticos como os macrolídeos e penicilinas semissintéticas. É importante considerar este diagnóstico para pacientes que apresentem diarreia associada ao uso de antibióticos. Essas colites (inflamações do intestino grosso) podem variar de leve a intensa (com risco de vida). Informe ao seu médico sobre a ocorrência de diarreia durante o uso do medicamento.
A diarreia é um problema comum causado por antibióticos que geralmente termina quando o antibiótico é descontinuado.
Às vezes, após o início do tratamento com antibióticos, os pacientes podem desenvolver fezes aquosas e sanguinolentas (com ou sem cólicas estomacais e febre) até dois ou mais meses após a última dose do antibiótico. Se isso ocorrer, os pacientes devem entrar em contato com seu médico o mais rápido possível.
Você deve comunicar ao seu médico se estiver grávida ou com intenção de engravidar. Terza® (cefdinir) deve ser usado em gestantes apenas se estritamente necessário. Seu médico irá decidir quando você deve usar Terza® (cefdinir).
O uso desse medicamento não interfere no aleitamento do bebê.
Você pode amamentar seu bebê enquanto estiver tomando Terza® (cefdinir). Se você estiver amamentando, informe ao seu médico antes de iniciar o tratamento com Terza® (cefdinir).
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
A segurança e eficácia de Terza® (cefdinir) em recém-nascidos, lactentes e crianças abaixo de 6 meses de idade não foram estabelecidas. As recomendações de dose para crianças acima de 6 meses estão descritas no item 6 desta bula.
Não há recomendações e advertências quanto ao uso de Terza® (cefdinir) por idosos. O ajuste de dose nos idosos não é necessário, a não ser que haja comprometimento da função renal.
Em pacientes com insuficiência renal, a eliminação de Terza® (cefdinir) do organismo é mais lenta. Conforme o grau dessa condição, seu médico pode ajustar a dose diária total.
Não há evidências de que Terza® (cefdinir) possa afetar a sua habilidade de dirigir ou operar máquinas.
Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.
Atenção: Contém sacarose (tipo de açúcar).
Atenção: Deve ser usado com cautela por portadores de Diabetes. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com insuficiência de sacarose-isomaltase.
Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
250 mg/5 mL: Atenção: contém 546,07 mg de sacarose/mL.
Avise seu médico o mais cedo possível se você não se sentir bem durante o tratamento com Terza® (cefdinir). Assim como todo medicamento, Terza® (cefdinir) pode provocar reações adversas, porém isso não ocorre com todas as pessoas.
Atenção: este produto é um medicamento novo no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Suplementos de ferro, incluindo multivitaminas que contêm ferro, interferem na absorção de Terza® (cefdinir). Se suplementos de ferro forem necessários durante o seu tratamento com Terza® (cefdinir), o Terza® (cefdinir) deve ser tomado pelo menos 2 horas antes ou depois do suplemento.
A probenecida (um medicamento usado no tratamento de gota) pode interferir na eliminação de Terza® (cefdinir) do organismo. Avise seu médico se você estiver em tratamento com a probenecida.
A administração de Terza® (cefdinir) pode causar uma reação falso-positiva para glicose na urina utilizando alguns tipos de teste. Avise seu médico caso esteja em tratamento com Terza® (cefdinir) e necessite fazer um teste para glicose na urina. Terza® (cefdinir) pode ser administrado independente das refeições.
Antiácidos contendo magnésio ou alumínio interferem na absorção de Terza® (cefdinir). Se este tipo de antiácido for necessário durante o seu tratamento com Terza® (cefdinir), o Terza® (cefdinir) deve ser tomado pelo menos 2 horas antes ou depois do antiácido.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Embalagem com 1 frasco de 100mL, acompanha seringa dosadora com adaptador.
Uso oral.
Uso adulto e pediátrico acima de 6 meses de idade.
Cefdinir | 50 mg |
Excipientes q.s.p | 1 mL |
Excipientes: sacarose, dióxido silício coloidal, goma xantana, citrato de sódio, ácido cítrico, aroma de morango, estearato de magnésio.
Cefdinir | 250 mg |
Excipientes q.s.p | 5 mL |
Excipientes: sacarose, dióxido silício coloidal, goma xantana, citrato de sódio, ácido cítrico, aroma de morango, estearato de magnésio.
Você deve conservar este medicamento em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).
Após preparo da suspensão, Terza® (cefdinir) deve ser administrado imediatamente e em seguida armazenado sob refrigeração (entre 2°C e 8°). Terza® (cefdinir) tem validade de 14 dias após o preparo da suspensão.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
O cefdinir apresenta-se como um pó de coloração branca à amarelada, homogêneo antes da reconstituição e uma suspensão de coloração branca à amarelada, homogênea com odor e sabor de morango após a reconstituição.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Registro 1.0043.1506
Produzido por:
Momenta Farmacêutica Ltda.
Rua Enéas Luis Carlos Barbanti, 216
Freguesia do Ó - São Paulo – SP
Registrado por:
Eurofarma Laboratórios S.A.
CNPJ: 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira
Venda sob prescrição médica com retenção da receita.
Consulta também aBula do Cefdinir
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF- PR 39421). Última atualização: 18 de Março de 2025.
Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.