Bula do Ureia
Princípio Ativo: Ureia
Ureia, para o que é indicado e para o que serve?
Quais as contraindicações do Ureia?
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Pacientes com insuficiência renal grave não devem utilizar Ureia em grandes quantidades.
Como usar o Ureia?
Creme / Loção
Exclusivamente para uso externo.
- Aplique uniformemente nas áreas afetadas da pele 2 ou 3 vezes por dia. Use regularmente para manter a pele macia e hidratada, especialmente após exposição ao vento ou outras condições ressecantes.
Exclusivo creme
A duração do uso é determinada caso a caso, podendo ser necessário um tratamento de longo prazo (por exemplo, em casos de neurodermatites).
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Ureia?
Reações do sistema imune
- Hipersensibilidade.
Reações dos tecidos cutâneos e subcutâneos
- É possível ocorrer irritação local, caso o paciente esteja em tratamento de doenças inflamatórias da pele.
Eritema (vermelhidão), sensação de queimação da pele, prurido (coceira) e erupção cutânea foram relatados durante a experiência pós-comercialização (a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis).
O tratamento deve ser descontinuado em caso de eritema, sensação de queimação da pele, prurido, erupção cutânea ou reações de hipersensibilidade após a aplicação.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - Notivisa, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Ureia maior do que a recomendada?
A eventual irritação da pele devido ao uso excessivo deverá desaparecer rapidamente com a descontinuação do produto. Não são conhecidas intoxicações pelo uso excessivo de Ureia.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Ureia com outros remédios?
A Ureia pode aumentar a permeação de outros princípios ativos na pele, por exemplo corticosteróides, antralina e fluoruracila.
Quais cuidados devo ter ao usar o Ureia?
Gravidez e lactação
- Não há dados clínicos sobre o uso em mulheres grávidas. Os estudos em animais são insuficientes para determinar os efeitos sobre a gravidez e desenvolvimento embrionário, fetal ou pós-natal. O produto deve ser prescrito com cautela durante a gravidez. Não são conhecidos os riscos associados à aplicação tópica de Ureia durante a gravidez e amamentação. Caso Ureia seja utilizado por lactantes, o produto deve ser removido da área da mama antes da amamentação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas e lactantes sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Exclusivamente para uso externo.
Aplique com cuidado na pele danificada, inflamada ou no rosto. Evite o contato com os olhos e mucosas. Em caso de contato com os olhos, enxágue com água corrente.
Se ocorrer irritação da pele, interrompa o uso temporariamente.
Qual a ação da substância do Ureia?
Resultados de Eficácia
Ureia é estável, sem fragrância, umectante e emoliente, que hidrata e restaura a maciez da pele especialmente seca e áspera. Ureia aumenta efetivamente a capacidade da pele em absorver e reter a umidade e age como um queratolítico suave, podendo melhorar a absorção de antiinflamatórios tópicos na pele.
Referência Bibliográfica
1 - BANERJEE, P.K. et al – Topical urea in Dermatology. Indian J. Dermatol. 1990; 35 (1): 17-25.
Características Farmacológicas
A Ureia é um dos componentes do Fator Natural de Hidratação do manto hidrolipídico da pele, aumentando a capacidade de retenção de água na barreira epidérmica.
A Ureia é liberada rapidamente a partir de emulsões óleo em água e penetra principalmente no extrato córneo. Após aplicação tópica, apenas um pequeno percentual da substância ativa permeia a epiderme e a derme. As quantidades de Ureia absorvidas não excedem os valores fisiológicos, mesmo quando o produto é aplicado em áreas extensas da pele. A excreção da Ureia é primariamente por via urinária e, em menores quantidades, pela transpiração.
Fontes consultadas
- Bula do Profissional do Medicamento Nutraplus®.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 5 de Janeiro de 2021.