Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Verbena officinalis + Gentiana lutea + Rumex crispus + Primula veris + Sambucus nigra

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 29 de Janeiro de 2025.

Verbena officinalis + Gentiana lutea + Rumex crispus + Primula veris + Sambucus nigra, para o que é indicado e para o que serve?

Verbena officinalis + Gentiana lutea + Rumex crispus + Primula veris + Sambucus nigra é indicado para uso adulto.

Verbena officinalis + Gentiana lutea + Rumex crispus + Primula veris + Sambucus nigra é indicado para tratamento auxiliar de doenças respiratórias, tais como rinossinusites agudas e crônicas (inflamações dos seios da face).

Quais as contraindicações do Verbena officinalis + Gentiana lutea + Rumex crispus + Primula veris + Sambucus nigra?

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Como usar o Verbena officinalis + Gentiana lutea + Rumex crispus + Primula veris + Sambucus nigra?

O medicamento deve ser administrado por via oral, 2 (dois) comprimidos revestidos, 3 vezes ao dia. 

A dose diária não deve ultrapassar 6 comprimidos. A duração do uso é de 7 a 14 dias, ou a critério médico.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Verbena officinalis + Gentiana lutea + Rumex crispus + Primula veris + Sambucus nigra?

Dentre os estudos avaliados nenhum deles reportou eventos adversos nos pacientes que participaram do estudo.

Qual a ação da substância do Verbena officinalis + Gentiana lutea + Rumex crispus + Primula veris + Sambucus nigra?

Características Farmacológicas


Os componentes do medicamento apresentam propriedades mucosecretolíticas, anti inflamatória, antiviral e antibacteriana, sendo essas propriedades farmacológicas consideradas benéficas no tratamento e alívio dos sintomas da rinossinusite aguda e crônica.

Sambucus nigra L. é utilizada para alívio dos primeiros sintomas de resfriado comum (EMA) e resfriados devido ao "aumento da secreção brônquica" (German Commission E). Não existem marcadores ativos conhecidos para Sambucus nigra L., porém, entre os principais constituintes do sabugueiro estão a rutina, a isoquercetina, da classe dos flavonóides, o ácido clorogênico, o ácido caféico, o ácido ursólico e o ácido oleanólico.

Primula veris/ Primula elatior é utilizada para fins terapêuticos como expectorante para tosse associada com resfriados (EMA, 2012), catarros do trato respiratório (German Commission E). Não existem constituintes com atividade terapêutica (marcadores ativos) para a Primula veris/Primula elatior.

Verbena officinalis L. possui principalmente atividades mucosecretolíticas e antibacterianas. Os principais constituintes identificados nesta espécie são verbenalina e hastatosídeo (glicosídeos iridóides), glicosídeo luteolina e apigenina (flavonóides), verbascosídeo (ácido fenólico), ácido ursólico e oleanólico (triterpenóide) e bsisterol (fitosterol). Os constituintes responsáveis pela ação terapêutica não são conhecidos.

Rumicis herba é utilizado popularmente como anti-inflamatorio e antimicrobiano em inflamações do trato respiratório superior. Não são conhecidos os constituintes com atividade terapêutica (marcadores ativos) para Rumicis herba.

Gentiana lutea L. por sua vez, tem sido utilizado para fins terapêuticos para condições que incluem distúrbios dispépticos ou gastrointestinais leves e/ou na perda temporária de apetite (EMA), além de queixas digestivas, sensação de plenitude e flatulência (German Commission E).

Em geral, as quercetinas são consideradas os principais agentes ativos do Verbena officinalis + Gentiana lutea + Rumex crispus + Primula veris + Sambucus nigra. No entanto, é provável que todo o espectro clínico e farmacológico da atividade do produto se baseia na interação de vários constituintes de maneira aditiva e sinérgica.

Fontes consultadas

  • Parecer Público do Medicamento Sinupret.

Doenças relacionadas

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 29 de Janeiro de 2025.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 29 de Janeiro de 2025.

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.