Bula do Acepromazina
Princípio Ativo: Acepromazina
Acepromazina, para o que é indicado e para o que serve?
Gotas
Acepromazina é indicado para cães e gatos como sedativo e tranquilizante para facilitar procedimentos diagnósticos, contenção para exames e radiografias, tratamento de feridas e abscessos, sondagem uretral e nos casos onde se deseja obter um efeito tranquilizante e de indiferença aos estímulos excitantes do meio.
Acepromazina é especialmente indicado para transporte de animais, pois promove tranquilização, sonolência e também possui propriedade antiemética, típica dos derivados fenotiazínicos.
Injetável
Acepromazina é indicado para cães como sedativo e tranquilizante para facilitar procedimentos diagnósticos, contenção para exames e radiografias, tratamentos de feridas e abscessos, sondagem uretral, procedimentos cirúrgicos menores e nos casos onde se deseja obter um efeito tranquilizante e de indiferença aos estímulos excitantes do meio.
Acepromazina é especialmente indicado para transporte de animais, pois promove tranquilização, sonolência e também atividade antiemética, típica dos derivados fenotiazínicos. Indicado como agente pré-anestésico, tanto por seu efeito tranquilizante, quanto pela potencialização de agentes anestésicos barbitúricos, não-barbitúricos e dissociativos.
Quais as contraindicações do Acepromazina?
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Como usar o Acepromazina?
Gotas
Administrar por via oral. Logo após a administração do Acepromazina o animal deve ser mantido em um ambiente tranquilo, até obter-se o efeito máximo de sedação.
Cães e gatos
- 0,56 mg/kg a 3 mg/kg de peso corporal, ou seja, 2 a 6 gotas por kg de peso corporal, dependendo da profundidade e duração da sedação requerida.
Os efeitos sedativos em cães iniciam-se 15 a 30 minutos após administração, proporcionando 45 a 120 minutos de sedação. Em gatos, os efeitos sedativos iniciam-se 15 a 45 minutos após administração, proporcionando 45 a 105 minutos de sedação.
Caso seja necessária uma complementação da dose, esta deverá ser realizada sob supervisão do Médico Veterinário. Cada 1mL contém 24 gotas. As dosagens poderão ser alteradas de acordo com a orientação do Médico Veterinário.
Injetável
Para ser utilizado por via intravenosa ou intramuscular. A dose deve ser estabelecida individualmente, dependendo do grau de tranquilização requerido. Logo após a administração do Acepromazina o animal deve ser mantido em um ambiente tranquilo, até obter-se o efeito máximo de sedação.
Cães
- Administrar 0,05 a 0,2mg/kg de peso corporal, ou seja, 0,025 a 0,1mL por kg de peso corporal, dependendo da profundidade e duração da sedação requerida.
Para cães de grande porte (acima de 30kg)
- Recomendamos utilizar o intervalo menor de dose.
Efeitos sedativos começam de 2 a 13 minutos após a administração intravenosa e 6 a 18 minutos após a administração por via intramuscular, proporcionando de 40 a 140 minutos e de 60 a 130 minutos de sedação, respectivamente.
Caso seja necessária uma complementação da dose, esta deverá ser realizada sob supervisão do Médico Veterinário. As dosagens poderão ser alteradas de acordo com a orientação do Médico Veterinário.
Fontes consultadas
- Folheto Informativo do Medicamento Acepran.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 9 de Agosto de 2022.