Afoxolaner
(8)Preço
Tipo de receita
- Receita Simples - Veterinário
Forma farmacêutica
- Tablete mastigável
Categoria
- Medicamento Veterinário Antipulga e Carrapato
- Medicamentos
- Medicamentos Antipulgas para Cachorros
- Medicamentos para Cachorros
Fabricante
- Boehringer Ingelheim
Princípio ativo
- Afoxolaner
Tipo do medicamento
- Outros
Quantidade
- 1 Unidades
- 3 Unidades
Antipulgas NexGard para Cães 10,1Kg a 25Kg, caixa com 1 tablete mastigável
Indisponível
Boehringer Ingelheim
Afoxolaner
Antipulgas NexGard para Cães 2Kg a 4Kg, caixa com 1 tablete mastigável
Indisponível
Boehringer Ingelheim
Afoxolaner
Antipulgas NexGard para Cães 25,1Kg a 50Kg, caixa com 1 tablete mastigável
Indisponível
Boehringer Ingelheim
Afoxolaner
Antipulgas NexGard para Cães 4,1Kg a 10Kg, caixa com 1 tablete mastigável
Indisponível
Boehringer Ingelheim
Afoxolaner
Antipulgas NexGard para Cães 4,1Kg a 10Kg, caixa com 3 tabletes mastigáveis
Indisponível
Boehringer Ingelheim
Afoxolaner
Antipulgas NexGard para Cães 2Kg a 4Kg, caixa com 3 tabletes mastigáveis
Indisponível
Boehringer Ingelheim
Afoxolaner
Antipulgas NexGard para Cães 10,1Kg a 25Kg, caixa com 3 tabletes mastigáveis
Indisponível
Boehringer Ingelheim
Afoxolaner
Antipulgas NexGard para Cães 25,1Kg a 50Kg, caixa com 3 tabletes mastigáveis
Indisponível
Boehringer Ingelheim
Afoxolaner
Bula do Afoxolaner
Afoxolaner, para o que é indicado e para o que serve?
Afoxolaner mata pulgas e carrapatos em cães adultos e filhotes acima de 8 semanas de idade, com peso corporal mínimo de 2,0 kg. É indicado para o tratamento e prevenção de infestação por pulgas (Ctenocephalides felis, Ctenocephalides canis) e tratamento e controle das infestações causadas por carrapatos (Rhipicephalus sanguineus, Dermacentor variabilis, Dermacentor reticulatus, Amblyomma americanum, Ixodes holocyclus, Ixodes scapularis, Ixodes ricinus, Haemaphysalis longicornis).
Quais as contraindicações do Afoxolaner?
Não há contraindicações conhecidas para o uso do Afoxolaner.
Este produto não é indicado para gatos.
Não se destina a uso por humanos.
Tipo de receita
Como usar o Afoxolaner?
Afoxolaner é administrado oralmente, uma vez ao mês, na dosagem mínima de 2,5 mg/kg.
Esquema de Dosagem:
Peso Corporal | Quantidade de tablete mastigável de Afoxolaner administrado | Afoxolaner por tablete mastigável de Afoxolaner (mg) | Tablete mastigável de Afoxolaner (g) |
2 a 4 kg | 1 | 11,3 | 0,5 |
4,1 a 10 kg | 1 | 28,3 | 1,25 |
10,1 a 25 kg | 1 | 68 | 3 |
25,1 a 50 kg | 1 | 136 | 6 |
Acima de 50 kg | Administre a combinação apropriada de antiparasitários mastigáveis |
Afoxolaner é altamente palatável e pode ser oferecido diretamente ao cão. Administre o tablete mastigável de uma forma que estimule o cão a mastigá-lo. Não há nenhuma recomendação de regime alimentar para a administração de Afoxolaner, podendo ser oferecido junto com o alimento ou não. Deve-se ter cuidado para que o cão consuma a dose completa, portanto os animais tratados devem ser observados por alguns minutos para se assegurar que uma parte da dose não seja perdida ou recusada. Na suspeita de que parte da dose ou a dose completa foi perdida ou caso ocorra vômito dentro de duas horas após a administração, administre uma nova dose completa.
Tratamento e Prevenção de Pulgas e Carrapatos
O tratamento com Afoxolaner pode começar em qualquer época do ano. Nas áreas onde pulgas e/ou carrapatos são comuns, recomenda-se que o tratamento mensal com Afoxolaner continue pelo ano inteiro, sem interrupção. Afoxolaner não é repelente; as pulgas e carrapatos precisam picar e iniciar sua alimentação no hospedeiro para serem expostos ao princípio ativo afoxolaner, portanto, o risco de transmissão de doenças por esses vetores não pode ser excluído.
Dados de estudos realizados em laboratório e a campo demonstram que Afoxolaner mata as pulgas antes que consigam colocar ovos, evitando infestações subsequentes após o início do tratamento das infestações por pulgas já existentes.
Importante: Para minimizar a probabilidade de reinfestação por pulgas e carrapatos, torna-se importante tratar todos os animais que convivem no mesmo ambiente. Além disso, é necessário fazer um controle estratégico integrado do ambiente, com produtos específicos, seguindo as recomendações do fabricante. As formas imaturas presentes no ambiente, no momento da aplicação, podem continuar seus ciclos, havendo reinfestação dos animais mesmo após o tratamento. Consulte o médico-veterinário para maiores informações.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Afoxolaner?
Em um estudo de campo controlado, foi rara a observação de vômito, pele seca/escamosa ou irritada (prurido), diarreia, letargia e anorexia. Esses eventos não foram considerados graves, além de ocorrerem de forma autolimitante, com curta duração e em menor intensidade nas doses subsequentes.
Os principais eventos adversos relatados, em ordem decrescente de frequência, são:
- Vômitos, prurido, letargia, diarreia (com e sem sangue), anorexia, convulsões, hiperatividade/inquietação, respiração ofegante, eritema, ataxia, dermatites (incluindo erupções cutâneas, pápulas), reações alérgicas (incluindo urticária, inchaço) e tremores.
Quais cuidados devo ter ao usar o Afoxolaner?
Afoxolaner é um membro da classe das isoxazolinas. Esta classe farmacológica tem sido associada muito raramente a reações neurológicas adversas.
Recomenda-se cautela de uso em cães com histórico de convulsões ou distúrbios neurológicos. Sempre consulte o médico veterinário antes do uso.
Não se avaliou o uso do Afoxolaner em cães em reprodução, prenhes ou lactantes.
As pulgas e os carrapatos precisam picar o cão para serem expostos ao medicamento, portanto o risco de transmissão de doenças causadas por carrapatos e pulgas não pode ser excluído.
Em caso de ingestão acidental, contate um médico imediatamente.
Qual a ação da substância do Afoxolaner?
Características Farmacológicas
Mecanismo de ação
O Afoxolaner é membro da família da isoxazolinas. Seu mecanismo de ação baseia-se no bloqueio pré e pós-sináptico da passagem de íons cloreto através das membranas celulares (pelos neurotransmissores GABA). Uma hiperexcitação prolongada induzida pelo Afoxolaner resulta em atividade descontrolada do sistema nervoso central e morte de insetos e ácaros. A toxicidade do Afoxolaner é específica para os invertebrados, contribuindo para a margem de segurança em mamíferos.
Segurança
Em um estudo de campo controlado, Afoxolaner foi utilizado concomitantemente com outras medicações, tais como vacinas, anti-helmínticos, antibióticos (incluindo tópicos), esteroides, AINEs, anestésicos e anti-histamínicos. Não se observaram reações adversas decorrentes do uso concomitante de Afoxolaner com outras medicações. Estudos demonstraram uma ampla margem de segurança em cães com 8 semanas de idade ou mais. Em um destes estudos, administrou-se Afoxolaner oralmente em filhotes de Beagles de 8 a 9 semanas de idade em 1, 3 e 5 vezes a dose de exposição máxima (6,3 mg/kg) por três tratamentos a cada 28 dias, seguidos por três tratamentos a cada 14 dias, por um total de seis tratamentos. Não houve efeitos clinicamente relevantes relacionados ao tratamento no exame físico, peso corporal, consumo alimentar, nos parâmetros clínico-patológicos (hematologia, bioquímica clínica ou testes de coagulação), na patologia macroscópica, histopatologia ou no peso de órgãos. A ocorrência de vômito foi semelhante no grupo tratado e no grupo controle.
Fontes consultadas
- Bula do Medicamento NexGard®.
Nomes comerciais
Especialidades Médicas
Veterinária
Quer saber mais?
Consulta também a Bula do Afoxolaner
Ler a bula do Afoxolaner completa