Bronquite
(956)Preço
Tipo de receita
- Branca 2 vias (Antibiótico - Venda Sob Prescrição Médica mediante Retenção da Receita)
- Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
- Branca 2 Vias (Antibiótico - Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
- Isento de Prescrição Médica
- Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
Classe terapêutica
- Macrolideos E Similares
- Penicilinas Orais de Amplo Espectro
- Fluorquinolonas Orais
- Cefalosporinas Injetáveis
- Antiasmáticos/DPOC Agonistas B2 Sistêmicos
- Antiasmáticos/DPOC Corticosteróides Inalantes
- Cefalosporinas Orais
- Antibióticos Glucopeptídeos
- Corticosteróides Injetáveis Puros
- Expectorantes
Forma farmacêutica
- Comprimido revestido
- Pó para solução injetável
- Pó para suspensão oral
- Xarope
- Solução injetável
- Cápsula gelatinosa dura
- Comprimido
- Cápsula dura
- Suspensão injetável
- Solução inalatória (inalador)
Categoria
- Bronquite
- Medicamentos
- Pneumonia
- Antibióticos
- Pele e Mucosa
- Sinusite
- Infecção Urinária
- Amigdalite
- Saúde da Mulher
- Saúde do Homem
Dosagem
- 500mg
- 50mg/mL
- 0.4mg/mL
- 5mg/mL
- 400mg
- 1g
- 750mg
- 2g
- 0.25mg/mL
- 5mg/mL + 2mg/mL
Marca
- Medicate
Fabricante
- Eurofarma - Momenta
- Prati-Donaduzzi
- Aché - Melcon
- EMS
- Neo Química
- Teuto
- Sandoz
- GSK
- ABL Brasil
- Pharlab
Princípio ativo
- Azitromicina
- Amoxicilina
- Levofloxacino
- Sulfato de Salbutamol
- Cloridrato de Cefepima
- Claritromicina
- Teicoplanina
- Axetilcefuroxima
- Dipropionato de Beclometasona
- Dipropionato de Betametasona + Fosfato Dissódico de Betametasona
Tipo do medicamento
- Genérico
- Similar Intercambiável
- Similar
- Novo
- Referência
- Biológico
- Outros
Quantidade
- 100 mL
- 10 Unidades
- 7 Unidades
- 3 Unidades
- 150 mL
- 120 mL
- 5 Unidades
- 20 mL
- 1 Unidades
- 30 Unidades
Claritromicina MR Laboratórios 500mg, caixa com 1 frasco com pó para solução de uso intravenoso
Indisponível
MR Laboratórios
Claritromicina
Claritromicina MR Laboratórios 500mg, caixa com 10 frascos com pó para solução de uso intravenoso
Indisponível
MR Laboratórios
Claritromicina
Tudo sobre Bronquite
Bronquite é uma doença causada pela inflamação dos brônquios, dutos que são encarregados de levar o ar inalado até os pulmões.
Nesse quadro, as vias respiratórias ficam irritadas e acumulam secreção, diminuindo assim o fluxo de ar, o que causa dificuldades na respiração.
Ela pode ser provocada por vírus e bactérias, podendo também ser desencadeada por fatores externos, como poluição ambiental, tabagismo, agentes químicos e alergias.
Há também as chamadas bronquite asmática e bronquite alérgica, que são nomes bastante comuns, contudo, é importante ressaltar que essa classificação que se popularizou entre as pessoas, se refere a asma.
Apesar de existir diversos termos para reportar-se à enfermidade, a doença pode ser classificada em dois tipos, sendo crônica ou aguda. Em geral, o que vai diferenciar uma da outra é o tempo que ela permanece no organismo do paciente.
A bronquite aguda, normalmente, persiste de uma a duas semanas, enquanto a bronquite crônica se estende por três meses ou mais, tendendo a se agravar durante a manhã e pode persistir por pelo menos dois anos.
A crônica é desencadeada devido a exposição frequente ao seu agente causador, que, na maioria das vezes, é o tabagismo.
Caso não seja tratada adequadamente, essa classificação da doença, que também é chamada de bronquite obstrutiva crônica, pode evoluir para uma pneumonia, comprometendo o quadro clínico do portador.
Além da falta de ar, os sintomas de bronquite mais comuns são a tosse com chiado, com muco, irritação na garganta, sensação de que o peito está carregado, coriza, cansaço e febre.
A bronquite aguda se torna transmissível se for oriunda de bactérias ou vírus. Nessas situações o contágio se dá através de gotículas, contato com alguém contaminado, pela tosse e também espirro. Transmissão bem parecida com o da gripe.
Seu diagnóstico é feito por um médico, o qual avalia as manifestações, e dependendo do caso, pode solicitar exame de função pulmonar, espirometria (exame de sopro) e também raio-x de tórax.
Os profissionais da saúde podem indicar diversos medicamentos para tratar a bronquite, como por exemplo antibióticos, expectorantes, descongestionantes e broncodilatadores.
É comum que seja solicitado ao portador que evite ter contato com os fatores que desencadeiam a doença no organismo, como por exemplo parar de fumar, não ter contato com pessoas que fumem ou parar de usar determinado produto. Essa indicação normalmente é pautada no quadro clínico de cada indivíduo.
Medidas como beber bastante água, adotar o uso de vaporizador e umidificador de ambiente, também são recomendados pelos especialistas para auxiliar na melhora do enfermo.
A bronquite piora com a chegada do outono?
Como saber se você tem bronquite?
Para saber se você tem bronquite, primeiramente busque um médico, ele pode avaliar cada caso e solicitar exames que irão comprovar a presença da doença ou não.
Também preste atenção se apresentar os seguintes sintomas: dificuldade para respirar, tosse com chiado, coriza, irritação na garganta, tosse com muco, cansaço, sensação de que o peito está carregado, chiado no peito e febre.
Nesses casos, o ideal é buscar orientação para receber o tratamento adequado para o seu tipo de bronquite e saber o que pode desencadear as crises.
Como é uma crise de bronquite?
Uma crise de bronquite consiste em intensa dificuldade para respirar, falta de ar, chiado no peito e febre, dependendo do caso.
Essas crises podem ser desencadeadas por diversos motivos, como por exemplo contato com fumaça do cigarro, poluição ambiental e químicas e também se a pessoa for fumante, sendo o último, o maior agravante da enfermidade.
A duração delas vai depender do tipo da doença, se for aguda, normalmente dura de uma a duas semanas, já a crônica se estende por três meses ou mais, podendo persistir por pelo menos dois anos.
Para que esse quadro não se agrave, o portador precisa buscar ajuda médica, para que seja iniciado imediatamente as intervenções adequadas.
Quanto tempo pode durar uma bronquite?
O tempo que uma bronquite pode durar vai depender da sua classificação. Se for bronquite crônica, ela persiste por 3 meses ou mais, tendendo a se agravar pela manhã e se prolongar por pelo menos dois anos.
Já a bronquite aguda permanece no organismo de uma a duas semanas. Por isso, caso apresente qualquer sintoma relacionado ao problema, busque ajuda médica para realizar o tratamento adequado.
Quem tem bronquite pode usar ventilador?
Quem tem bronquite pode sim usar ventilador. Contudo, a pessoa precisa ter cuidado com o ambiente o qual ele será utilizado, pois caso tenha algum agente irritante no local, o uso do objeto pode acentuar o problema.
Por isso avalie sempre o lugar, mantenha o ambiente higienizado e bem arejado e limpe o ventilador antes de usá-lo, para que a poeira não cause reações.
Quais alimentos pioram a bronquite?
Os alimentos que pioram a bronquite são aqueles que possuem alta concentração de gorduras saturadas e transgênicas. Se for alérgico a alguma comida, a ingestão também deve ser evitada, para não contribuir com o problema.
Quem tem bronquite deve buscar manter uma alimentação saudável, rica em frutas, folhas e ovos.