Bula do Biofloxacin para Cães e Gatos
Princípio Ativo: Enrofloxacina
Biofloxacin para Cães e Gatos, para o que é indicado e para o que serve?
Biofloxacin é um antimicrobiano com amplo espectro de ação, indicado no tratamento de diversas doenças infecciosas de cães e gatos, causadas por bactérias gram positivas, gram negativas, espiroquetas e micoplasmas sensíveis à enrofloxacina, tais como:
- Infecções do trato respiratório: pneumonias, broncopneumonias e bronquites (agudas, subagudas e crônicas), causadas por Bordetella bronchiseptica, Escherichia coli, Pasteurella spp, Streptococcus spp, Staphylococcus spp, Pseudomonas spp, Klebsiella spp e Mycoplasma spp.
- Enterites (agudas, subagudas e crônicas), gastroenterites, diarréias e demais afecções do trato digestivo, de etiologia infecciosa, causadas por Escherichia coli e Salmonella spp.
- Infecções dérmicas: piodermites, causadas por Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus intermedius, Escherichia coli, Pseudomonas spp e Proteus mirabillis.
- Infecções do aparelho genito-urinário: nefrite, pielonefrite, cistite, orquite e prostatite, causadas por Escherichia coli, Staphylococcus spp, Proteus spp, Streptococcus spp, Pseudomonas spp, Enterobacter spp, Klebsiella spp e Mycoplasma spp.
- Otites causadas por Staphylococcus spp, Streptococcus spp, Pseudomonas spp e Proteus spp.
- Profilaxias nas infecções pós-operatórias.
Como o Biofloxacin para Cães e Gatos funciona?
A enrofloxacina é um antibiótico pertencente ao grupo das quinolonas de terceira geração, que são substâncias químicas antimicrobianas de amplo espectro de ação, com grande aplicação em Medicina Veterinária.
Quais as contraindicações do Biofloxacin para Cães e Gatos?
Enrofloxacina está contraindicada em cães na fase de crescimento rápido (de 2 a 8 meses) devido a relatos de lesões à cartilagem articular nessa faixa etária. Nas raças gigantes, este período poderá estender-se até os 18 meses.
Não é recomendado o uso em gatos com menos de 8 semanas de idade.
Como usar o Biofloxacin para Cães e Gatos?
Biofloxacin deve ser administrado diretamente por via oral. O produto não compromete a rotina do animal, não havendo necessidade de jejum prévio e/ou qualquer alteração na dieta.
Posologia do Biofloxacin para Cães e Gatos
A dosagem terapêutica de Enrofloxacina para cães e gatos é de 5,0 mg por kg de peso corporal equivalente a 1 (um) comprimido de Biofloxacin 50 mg para cada 10 kg de peso corporal ou 1 comprimido de Biofloxacin 150 mg para cada 30kg de peso corporal, uma ou duas vezes ao dia, durante 5 dias consecutivos.
Em casos de infecções crônicas ou persistentes, sempre a critério do Médico Veterinário, o tratamento poderá se estender por 10 dias consecutivos.
Quais cuidados devo ter ao usar o Biofloxacin para Cães e Gatos?
Deve ser evitada a associação de qualquer quinolona com complexos vitamínicos ou soluções que contenham ferro, zinco, manganês e cálcio, já que estes compostos, reduzem a sua absorção.
Deve ser usado criteriosamente e com acompanhamento constante em pacientes com insuficiência renal. Respeitar as indicações, modo de administração e posologia indicadas.
Não utilizar nem guardar perto de bebidas, alimentos, medicamentos, produtos de higiene doméstica e do fogo. Conservar em lugar seco e fresco, ao abrigo de luz solar e fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Biofloxacin para Cães e Gatos?
Raramente, os animais tratados com Enrofloxacina podem apresentar anorexia, vômitos, diarréia e elevação das enzimas hepáticas.
Em felinos, existem relatos da ocorrência de degeneração retiniana relacionada ao tratamento com doses mais elevadas de Enrofloxacina. Recomenda-se não exceder a dose terapêutica diária indicada para essa espécie.
Existem relatos raros de reações de hipersensibilidade associadas ao uso da Enrofloxacina.
Apresentações do Biofloxacin para Cães e Gatos
Comprimidos
Cartucho contendo blister com 10 comprimidos de 115 mg cada ou cartucho contendo blister com 10 comprimidos de 345 mg cada.
Uso oral.
Uso veterinário.
Qual a composição do Biofloxacin para Cães e Gatos?
Cada comprimido de 115 mg contém:
Enrofloxacina | 50 mg |
Excipiente q.s.p. | 115 mg |
Cada comprimido de 345 mg contém:
Enrofloxacina | 150 mg |
Excipiente q.s.p. | 345 mg |
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Biofloxacin para Cães e Gatos com outros remédios?
- Evitar a administração concomitante das quinolonas com complexos vitamínicos ou soluções que contenham ferro, alumínio, zinco, magnésio e cálcio pois eles reduzem a absorção da enrofloxacina. Efeito semelhante pode ocorrer quando utilizado em associação com o sucralfato. Recomenda-se a administração 4 horas antes ou 2 horas após o uso do produto.
- Antagonismo raro pode ocorrer com o uso concomitante de outros antimicrobianos como o cloranfenicol, a rifampicina e as sulfonamidas.
- As quinolonas podem aumentar os efeitos dos anticoagulantes orais como o warfarin. O tempo de protrombina e outros testes de coagulação devem ser realizados nos casos de administração concomitante.
Qual a ação da substância do Biofloxacin para Cães e Gatos?
A Enrofloxacina é um antibiótico bactericida de amplo espectro de ação pertencente ao grupo das quinolonas. O mecanismo de ação ocorre por meio da inibição da enzima DNA girase responsável pelo espiralamento da cadeia de DNA. Em última instância, as quinolonas causam o bloqueio dos processos de obtenção de energia das bactérias e interrompem sua divisão celular. A margem de segurança do produto é elevada, pois a concentração necessária para a inibição da DNA girase nos mamíferos é duas vezes maior do que a concentração suficiente para inibir a enzima bacteriana.
A Enrofloxacina é rapidamente absorvida quando administrada pela via oral, atingindo concentrações terapêuticas na maioria dos tecidos num período de 1 a 2 horas. Cerca de 80% da dose administrada pela via oral é absorvida de forma inalterada para a circulação sistêmica. A concentração nos tecidos hepático, renal, genital e traqueobronquial atinge níveis de 3 a 5 vezes maiores do que os encontrados no soro. Além disso, o fármaco é amplamente distribuído pela pele, ossos, fluido cerebrospinal e demais fluidos corporais. A excreção ocorre principalmente pela via renal, sendo eliminado sob a forma ativa na bile e na urina.
Como devo armazenar o Biofloxacin para Cães e Gatos?
Prazo de validade: 02 anos após a data de fabricação.
Dizeres Legais do Biofloxacin para Cães e Gatos
Resp. Téc. Méd. Vet.:
Dr. Antonio Roberto Alves Corrêa
CRMV-SP 1431
Proprietário/Fabricante:
Laboratório Bio-Vet S/A.
Rua: Cel. José Nunes dos Santos, 639
06730-000 - Vargem Grande Paulista/SP
CNPJ 60.411.527/0001-30
Indústria Brasileira.
Venda sob prescrição obrigatória e administração sob orientação do médico veterinário.
Quer saber mais?
Consulta também a Bula do Enrofloxacina
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 10 de Setembro de 2024.
Biofloxacin para Cães e Gatos 150mg, caixa com 10 comprimidos
Ofertas Recomendadas
Melhor Oferta
Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.
Dose