Suplemento mineral para complementar a dieta diária de uma pessoa saudável.
Para que serve? Suplemento mineral para complementar a dieta diária de uma pessoa saudável.
Suplemento mineral para complementar a dieta diária de uma pessoa saudável.
Pacientes com hipersensibilidade ao Carbonato de Cálcio (substância ativa) e aos demais componentes da formulação não devem fazer uso do produto.
Carbonato de Cálcio (substância ativa) não deve ser usado em casos de hipercalcemia (por exemplo, no hiperparatireoidismo, excesso de vitamina D, tumores desmineralizantes como os plasmacitomas e as metástases ósseas).
Evitar o uso também em casos de hipercalciúria severa e insuficiência renal severa.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Fontical.
A dose diária de cálcio recomendada é de 1.000mg.
A dose diária de cálcio recomendada é de 700mg.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Fontical.
Não utilizar quantidades excessivas ou fazer uso por períodos prolongados desnecessariamente. Quando administrado em altas doses e/ou por tempo prolongado, deve-se estar atento a ocorrência de reações adversas.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Fontical.
Ocorrendo reações de hipersensibilidade, a administração deve ser suspensa. Não proceder misturas com outros medicamentos. Na presença de hipercalciúria leve, de insuficiência renal leve ou moderada, ou de cálculos urinários, deve-se interromper o tratamento.
Deve-se recomendar aos pacientes com histórico de formação de cálculos que aumentem a ingestão de líquidos. Devem ser evitadas altas doses de vitamina D, durante a terapia com Carbonato de Cálcio (substância ativa), a menos que sejam especificamente indicadas pelo seu médico.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe também se está amamentando.
De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento apresenta categoria de risco C.
Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Deve-se ter precaução especial em pacientes idosos, debilitados ou não, sendo particularmente recomendável a utilização da menor posologia, porém eficaz.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Fontical.
Situações de intolerância ao Carbonato de Cálcio (substância ativa) presente no Carbonato de Cálcio (substância ativa) por parte do organismo podem gerar reações adversas na pele, como pruridos, vermelhidão e irritação, que desaparecem com a descontinuação do uso do produto. Em casos raros, podem ocorrer flatulências, diarreias ou constipação.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Fontical.
Não use este medicamento em caso de doença dos rins. |
40g de carbonato de cálcio.
O Carbonato de Cálcio (substância ativa) oral pode reduzir a absorção entérica das preparações de tetraciclina ou de fluoreto. Um intervalo de pelo menos 3 horas deve ser observado entre as ingestões desses medicamentos. A vitamina D aumenta a absorção entérica do Carbonato de Cálcio (substância ativa).
A absorção intestinal do Carbonato de Cálcio (substância ativa) a partir dos comprimidos pode ser reduzida pela ingestão simultânea de certos alimentos (como o espinafre, ruibarbo, farelo de trigo e outros cereais, leite e derivados do leite).
Em doses altas e em combinação com a vitamina D, o Carbonato de Cálcio (substância ativa) pode diminuir a resposta ao Verapamil e, possivelmente, a outros antagonistas do Carbonato de Cálcio (substância ativa).
Em pacientes digitalizados, altas doses de Carbonato de Cálcio (substância ativa) podem aumentar o risco de arritmias cardíacas.
A administração simultânea com medicamentos que contenham ferro, etidronato e fenitoína deve ser evitada, pois a absorção dos mesmos é prejudicada, sendo que um intervalo de 2 a 3 horas deve ser observado entre as ingestões desses medicamentos.
O consumo excessivo do álcool, cafeína ou tabaco pode reduzir a quantidade de Carbonato de Cálcio (substância ativa) absorvida.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Fontical.
O Carbonato de Cálcio (substância ativa) (CaCO3), possui peso molecular de 100,09 e sua estrutura química é composta por 12% de Carbono, 40,04% de Carbonato de Cálcio (substância ativa) e de 47,96% de Oxigênio.
O Carbonato de Cálcio (substância ativa) tomado por via oral é normalmente absorvido em até cerca de 30%. Mecanismos de transporte ativos atuam somente na parte mais alta do intestino delgado, onde ocorre a maior absorção. A absorção aumenta quando a dieta contém pouco Carbonato de Cálcio (substância ativa). A absorção é estimulada pela vitamina D e é reduzida pelas substâncias que formam com o Carbonato de Cálcio (substância ativa) um composto não absorvível.
O Carbonato de Cálcio (substância ativa) é excretado nas fezes, através da saliva, bile, suco pancreático e secreções das glândulas intestinais e na urina e suor.
Durante a lactação são excretadas quantidades consideráveis no leite (34 mg/100mL).
O Carbonato de Cálcio (substância ativa) é um mineral essencial para a manutenção do equilíbrio eletrolítico do organismo e para a formação dos ossos. O estado de deficiência de Carbonato de Cálcio (substância ativa) (como por exemplo: a ingestão inadequada de leite e derivados e a absorção entérica prejudicada nos períodos de maior necessidade de Carbonato de Cálcio (substância ativa)), leva a distúrbios do sistema neuromuscular e à desmineralização do osso.
A necessidade diária de cálcio elementar para adultos é de 1000 mg, durante a gravidez e na lactação aumenta para 1200 mg. Para lactentes e crianças a necessidade diária é de 300 à 700 mg.
O Carbonato de Cálcio (substância ativa) contém cálcio suficiente para suplementar a quantidade obtida na dieta e suprir as necessidades do organismo, mesmo nos períodos de maior demanda.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Fontical.
Farmax
Rua Luiz Guilherme da Silva, 1001
CEP 35502-284 – Centro Industrial – Coronel Jovelino Rabelo
Divinópolis – MG – Brasil
+55 (37) 2101 9696
0800 941 0080
Outros
Não, Isento de Prescrição Médica
Nutricionista, Clínica Médica