Centril para Cães e Gatos
CentagroCentril para Cães e Gatos
CentagroOfertas Recomendadas
Dose
Quantidade na embalagem
Forma Farmacêutica
Receita Simples - Veterinário
Bula do Centril para Cães e Gatos
Indicado no caso de infecções respiratórias (pneumonias) e geniturinárias, piodermites, diarreias, otites e como preventivo nas infecções causadas por lesões acidentais e nos pós-cirúrgico.
Antibiótico de amplo espectro a base de enrofloxacino para cães e gatos.
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Para cães e gatos, administrar 5 mg de enrofloxacina/kg de peso vivo ao dia, o que equivale a 1 comprimido para cada 30 kg de peso vivo. O período mínimo de tratamento geralmente é de 7 dias, entretanto, tratamentos mais prolongados podem ser realizados a critério do Médico Veterinário.
De forma geral, recomenda-se a manutenção do tratamento por pelo menos 2 dias após o desaparecimento dos sintomas.
A Enrofloxacina, assim como as demais quinolonas, deve ser utilizada com cautela em animais com alterações prévias do sistema nervoso central. Nestes casos, raramente pode ocorrer estimulação, resultando em convulsões.
Raramente, os animais tratados com Enrofloxacina podem apresentar anorexia, vômitos, diarréia e elevação das enzimas hepáticas.
Em felinos, existem relatos da ocorrência de degeneração retiniana relacionada ao tratamento com doses mais elevadas de Enrofloxacina. Recomenda-se não exceder a dose terapêutica diária indicada para essa espécie.
Existem relatos raros de reações de hipersensibilidade associadas ao uso da Enrofloxacina.
Comprimidos 50 mg
Cartucho contendo blister com 10 comprimidos e display contendo 10 blisters com 10 comprimidos cada.
Uso oral.
Uso veterinário.
Cada comprimido de 120 mg contém:
Enrofloxacino (base) | 50 mg |
Excipiente q.s.p. | 120 mg |
- Evitar a administração concomitante das quinolonas com complexos vitamínicos ou soluções que contenham ferro, alumínio, zinco, magnésio e cálcio pois eles reduzem a absorção da enrofloxacina. Efeito semelhante pode ocorrer quando utilizado em associação com o sucralfato. Recomenda-se a administração 4 horas antes ou 2 horas após o uso do produto.
- Antagonismo raro pode ocorrer com o uso concomitante de outros antimicrobianos como o cloranfenicol, a rifampicina e as sulfonamidas.
- As quinolonas podem aumentar os efeitos dos anticoagulantes orais como o warfarin. O tempo de protrombina e outros testes de coagulação devem ser realizados nos casos de administração concomitante.
A Enrofloxacina é um antibiótico bactericida de amplo espectro de ação pertencente ao grupo das quinolonas. O mecanismo de ação ocorre por meio da inibição da enzima DNA girase responsável pelo espiralamento da cadeia de DNA. Em última instância, as quinolonas causam o bloqueio dos processos de obtenção de energia das bactérias e interrompem sua divisão celular. A margem de segurança do produto é elevada, pois a concentração necessária para a inibição da DNA girase nos mamíferos é duas vezes maior do que a concentração suficiente para inibir a enzima bacteriana.
A Enrofloxacina é rapidamente absorvida quando administrada pela via oral, atingindo concentrações terapêuticas na maioria dos tecidos num período de 1 a 2 horas. Cerca de 80% da dose administrada pela via oral é absorvida de forma inalterada para a circulação sistêmica. A concentração nos tecidos hepático, renal, genital e traqueobronquial atinge níveis de 3 a 5 vezes maiores do que os encontrados no soro. Além disso, o fármaco é amplamente distribuído pela pele, ossos, fluido cerebrospinal e demais fluidos corporais. A excreção ocorre principalmente pela via renal, sendo eliminado sob a forma ativa na bile e na urina.
Centagro
Rua Prudente de Moraes, 157
Centro
CEP: 14300001
Batatais, São Paulo
SAC
0800 941 0060
contato@centagro.com.br
Venda sob prescrição e administração sob orientação do médico veterinário.
Especificações sobre o Centril para Cães e Gatos
Caracteristicas Principais
Fabricante:
Necessita de Receita:
Receita Simples - Veterinário
Principio Ativo:
Categoria do Medicamento:
Especialidades:
Veterinária
Doenças Relacionadas:
CENTRIL PARA CÃES E GATOS É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.