Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Cloridrato de Isotipendil

Princípio Ativo: Cloridrato de Isotipendil

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 5 de Fevereiro de 2021.

Cloridrato de Isotipendil, para o que é indicado e para o que serve?

Cloridrato de Isotipendil é indicado ao tratamento dos sintomas cutâneos de alguns tipos de alergia, principalmente prurido, eritema, edema e dor. Tratamento sintomático tópico das picadas de insetos. Tratamento sintomático tópico do prurido em geral.

Quais as contraindicações do Cloridrato de Isotipendil?

Cloridrato de Isotipendil é contraindicado para uso por pacientes que tenham alergia ao cloridrato de isotipendil e aos demais componentes da fórmula.

Como usar o Cloridrato de Isotipendil?

Aplicar uma fina camada de gel sobre as partes afetadas uma ou mais vezes ao dia.

O limite máximo diário é de 6 aplicações.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Cloridrato de Isotipendil?

Assim como outros anti-histamínicos de uso tópico, pode ocorrer sensibilização com o uso de Cloridrato de Isotipendil.

Foi descrito um único caso de hipersensibilidade ao isotipendil gel em uso tópico em paciente que, no dia seguinte da utilização do gel de isotipendil, apresentou exacerbação da lesão e aparecimento de uma nova lesão em face.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Cloridrato de Isotipendil maior do que a recomendada?

Em caso de utilização de grandes quantidades do produto na pele, deve-se retirar o excesso manualmente.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Cloridrato de Isotipendil com outros remédios?

Não existem evidências suficientes que confirmem a ocorrência de interações clinicamente relevantes com o componente do medicamento.

Quais cuidados devo ter ao usar o Cloridrato de Isotipendil?

Cloridrato de Isotipendil é um medicamento de uso externo, não deve ser ingerido. Deve-se evitar exposição demorada ao sol após o uso de Cloridrato de Isotipendil, pois poderá ocorrer sensibilização da pele à luz (fotossensibilização). Nesse caso, deve-se interromper o uso do produto e estabelecer uma terapia conveniente.

Categoria de risco na gravidez: C.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Qual a ação da substância do Cloridrato de Isotipendil?

Resultados de Eficácia


O cloridrato de isotipendil é utilizado há mais de 60 anos e existem registros de estudos de eficácia datados desde os anos 50. Contzen publicou em 1959 um trabalho de avaliação do uso de Cloridrato de Isotipendil gel em 134 pacientes com diferentes graus de queimadura e obteve bons resultados devido às propriedades farmacológicas do cloridrato de isotipendil. Schroeder fez um estudo com 55 pacientes mostrando bons resultados com Cloridrato de Isotipendil.

Referências Bibliográficas:

Contzen H. Local treatment of superficial burns with Cloridrato de Isotipendil jelly. Munch Med Wochenschr. 101(14):620- 2; 1959.
Schroeder H, Hutschenreuter  K.Experiences with Cloridrato de Isotipendil jelly in local therapy of superficial burns. Med Welt. 35:1788-90; 1961

Características Farmacológicas


Cloridrato de Isotipendil possui pronunciada ação anti-histamínica, anti-serotonínica e intensa atividade antialérgica. A acentuada ação anestésica local de Cloridrato de Isotipendil torna o gel de especial valor no tratamento das dermatoses pruriginosas.

Fontes consultadas

  • Bula do Profissional do Medicamento Andantol.

Doenças relacionadas

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 5 de Fevereiro de 2021.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 5 de Fevereiro de 2021.

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.