Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Clostemin Creme Vaginal

Princípio Ativo: Acetato de Clostebol + Sulfato de Neomicina

Classe Terapêutica: Cicatrizante

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 2 de Julho de 2024.

Clostemin Creme Vaginal, para o que é indicado e para o que serve?

Clostemin® Creme Vaginal é indicado para o tratamento de:

  • Cervicites (inflamação no colo do útero) erosivas (em forma de ferida), após cauterização, pós-operatórias, pós radioterapia (tratamento com radiação contra o câncer), pós-parto;
  • Vaginite (inflamação na vagina) ulcerativa (com feridas), pós-aplicação de radioterapia, pós-parto;
  • Após colpoperineorrafias (cirurgias de períneo), episiorrafias (corte realizado no parto normal).

Como o Clostemin Creme Vaginal funciona?

Clostemin® Creme Vaginal é um creme cicatrizante que resulta de uma associação de substâncias - clostebol que é um anabolizante (hormônio esteroide que age aumentando a produção de proteínas, essenciais para formação de novas células) e um antibiótico (neomicina, medicamento que controla a infecção por bactérias) para uso local.

Na associação há o efeito trófico-cicatrizante (aumento da produção de proteínas) do esteroide e a atividade do antibiótico, de controle das infecções que agravam e atrasam a cura das lesões.

Quais as contraindicações do Clostemin Creme Vaginal?

Clostemin® Creme Vaginal não deve ser utilizado em pacientes que apresentam hipersensibilidade (alergia) a acetato de clostebol (ou outros derivados da testosterona), sulfato de neomicina ou a qualquer componente da fórmula.

Clostemin® Creme Vaginal não deve ser utilizado em mulheres que estejam amamentando.

Como usar o Clostemin Creme Vaginal?

  1. Retire a tampa;
  2. Fure o lacre da bisnaga com o fundo da tampa;
  3. Retire o aplicador do invólucro e o atarraxe firmemente no bico da bisnaga aberta;
  4. Segure com firmeza a bisnaga e o aplicador encaixado e aperte a bisnaga suavemente até que o êmbolo chegue ao topo. Retire o aplicador da bisnaga;
  5. Aplicação: introduza cuidadosamente o aplicador carregado de creme na vagina, o mais profundo possível, preferencialmente na posição horizontal (deitada) com as pernas dobradas e empurre o êmbolo até esvaziar o aplicador.

Aplicar um aplicador cheio de creme, 1-2 vezes ao dia.

A ação do medicamento inicia-se logo após a aplicação.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Clostemin Creme Vaginal?

Caso você esqueça de usar Clostemin® Creme Vaginal no horário estabelecido pelo seu médico, use-o assim que lembrar.

Entretanto, se já estiver perto do horário de usar a próxima dose, pule a dose esquecida e use a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não use uma dose em dobro para compensar doses esquecidas. O esquecimento frequente das doses pode comprometer a eficácia do tratamento.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Clostemin Creme Vaginal?

Clostemin® Creme Vaginal deve ser usado com cautela em pacientes com insuficiência renal.

Clostemin® Creme Vaginal não deve ser utilizado na gravidez. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

Clostemin® Creme Vaginal não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Clostemin® Creme Vaginal não deve ser utilizado por mulheres que estejam amamentando. Informe ao seu médico se estiver amamentando.

Este medicamento pode causar doping.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Clostemin Creme Vaginal?

Ainda não são conhecidas a intensidade e frequência das reações adversas. Existem relatos de ocorrência rara de prurido (coceira) e rash cutâneo (vermelhidão de pele).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também a empresa através do serviço de atendimento.

Apresentações do Clostemin Creme Vaginal

Creme vaginal 5 mg + 5 mg

Cartucho contendo 1 bisnaga com 40 g + 1 aplicador.

Uso adulto.

Via de administração: tópico - uso ginecológico.

Qual a composição do Clostemin Creme Vaginal?

Acetato de clostebol 5 mg
Sulfato de neomicina 5 mg
Excipiente q.s.p. 1 g

Excipiente: álcool cetoestearílico + polissorbato 60, petrolato líquido + petrolato amarelo + lanolina anidra + álcool de lanolina + parafina, hietelose, edetato dissódico, petrolato líquido, propilenoglicol, polissorbato 80, metilparabeno, propilparabeno, essência de rosas, água purificada.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Clostemin Creme Vaginal maior do que a recomendada?

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Clostemin Creme Vaginal com outros remédios?

Sempre avise ao seu médico todas as medicações que você toma quando ele for prescrever uma medicação nova.

O médico precisa avaliar se as medicações reagem entre si alterando a sua ação, ou da outra; isso se chama interação medicamentosa.

É muito importante informar ao seu médico caso esteja usando outros medicamentos antes do início ou durante o tratamento com Clostemin® Creme Vaginal. Não há interações conhecidas com o uso de Clostemin® Creme Vaginal creme vaginal.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Clostemin Creme Vaginal?

Resultados de Eficácia


Creme vaginal

Os resultados apresentados neste estudo demonstraram a importância do emprego de fármacos no processo de cicatrização do colo uterino pós-cauterizado. Foi observada uma diminuição progressiva de fenômenos, como transudato e pontos hemorrágicos, além de abreviar o tempo de cicatrização.

Referências Bibliográficas:

1. S. Lomando, M. B. Ferrary and A. N. Ferrari. Supportive therapy after cauterization of the uterine cervix. Comparative study. Revista Brasileira de Medicina. 40 (5) pp. 172-175; 1983.

Creme dermatológico

A combinação do esteroide (clostebol) com o antibiótico (neomicina), além de promover estímulo trófico, permite o controle da infecção e diminui o tempo de cicatrização das lesões. Barberis e Ambrogio (1970) acompanharam casos principalmente com lesões decorrentes de queimaduras de 2º e 3º graus, úlceras tróficas e feridas remanescentes nos locais de grandes excisões para enxertos cutâneos. Alta porcentagem de cicatrização foi alcançada com uma porcentagem de cura de 55%. A desinfecção foi obtida rapidamente com uma redução da secreção e rápida reepitelização espontânea.

Fariello e Santoro (1970) acompanharam pacientes com neoplasia submetidos à cirurgia de porte razoavelmente grande que, no período pós-cirúrgico apresentaram início de formação de escaras, com alterações circulatórias e vasculares limitadas à área envolvida. Observou-se melhora notável e rápida. As escaras foram desinfetadas, houve uma redução considerável de tamanho e apresentaram nítido processo de proliferação com reepitelização.

Referências Bibliográficas:

1. M. L. Barberis and G. Ambroggio. On the treatment of losses of continuity of the skin with 4- chlorotestosterone acetate and neomycin sulfate. Minerva Medica. 61 (92) pp. 5241-6; 1970.
2. R. Fariello and L. Santoro. Azione del 4-cloro-testosterone-acetato sulle ulcere da decubito e trofiche. Minerva Medica.61 (11) pp. 456-63; 1970.

Características Farmacológicas


Creme vaginal / Creme dermatológico

Acetato de Clostebol + Sulfato de Neomicina é um creme cicatrizante que resulta de uma associação para uso local: um anabolizante amplamente utilizado na prática clínica (clostebol) e um antibiótico de ação local (neomicina).

Acetato de Clostebol + Sulfato de Neomicina exerce um efeito trófico-cicatrizante e proporciona uma diminuição acentuada do período de cura das lesões cutâneas e cutâneo-mucosas. O clostebol utilizado topicamente estimula, pela atividade anabolizante proteica, o processo de cura das lesões ulcerativas e distróficas, em mucosas.

Na associação de acetato de clostebol com sulfato de neomicina, o efeito trófico-cicatrizante do esteroide se une à atividade do antibiótico, neomicina, necessária para o controle do componente infeccioso que, frequentemente, representa um fator que agrava e atrasa a cura das lesões.

Exclusivo Creme dermatológico

O excipiente do creme é dermófilo, provido de poder de penetração e difusão através da epiderme. Também possui uma ação emoliente e um pH ótimo para a pele, não sendo untuoso e não manchando.

Como devo armazenar o Clostemin Creme Vaginal?

Clostemin® Creme Vaginal deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.

Manter a bisnaga devidamente tampada após o uso do medicamento.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Guarde-o em sua embalagem original.

Características do produto

Creme branco, homogêneo, com odor de rosas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Clostemin Creme Vaginal

Registro MS nº 1.0550.0163.

Farmacêutico Responsável:
Dr. Claudio Roberto Mataruco.
CRF-SP nº 47.156

Registrado e Fabricado por:
UCI-Farma Indústria Farmacêutica Ltda
Rua do Cruzeiro, 374 - São Bernardo do Campo - SP
CNPJ 48.396.378/0001-82
Indústria Brasileira

SAC
0800 191 291

Venda sob prescrição médica.

Só pode ser vendo com retenção da receita.

Quer saber mais?

Consulta também a Bula do Acetato de Clostebol + Sulfato de Neomicina


O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 2 de Julho de 2024.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 2 de Julho de 2024.

Clostemin Creme Vaginal 5mg/g + 5mg/g, caixa com 1 bisnaga com 40g de creme de uso vaginal + aplicadores

Ofertas Recomendadas

Oferta

Melhor Oferta

Ajuda

Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.

Clostemin Creme Vaginal 5mg/g + 5mg/g, caixa com 1 bisnaga com 40g de creme de uso vaginal + aplicadores

Ofertas Recomendadas

Oferta

Melhor Oferta

Ajuda

Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.