Bula do Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley
Princípio Ativo: Simeticona + Metilbrometo de Homatropina
Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley, para o que é indicado e para o que serve?
No alívio dos espasmos da musculatura lisa do trato gastrintestinal e flatulência.
Como o Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley funciona?
Este medicamento atua sobre os dois pontos principais produtores das cólicas e retenção de gases. O metilbrometo de homatropina provoca relaxamento da musculatura lisa do trato gastrintestinal, aliviando cólicas e espasmos.
A dimeticona é uma substância fisiologicamente inerte e age diminuindo a tensão superficial das bolhas de gases, reduzindo seu tamanho, tornando sua passagem através do trato gastrintestinal menos dolorosa.
Quais as contraindicações do Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley?
Como usar o Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley?
Agite bem antes de usar.
Recomenda-se administrar o produto antes das refeições.
Siga a orientação de seu médico respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. O medicamento possui um sabor extremamente agradável garantindo pronta aceitação por parte dos lactentes e crianças.
Crianças e lactentes
Uma gota/kg de peso a cada 8 horas ou a critério médico.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico. A dose a ser utilizada deve ser sempre orientada pelo médico. Qualquer modificação da dose utilizada ou interrupção do tratamento só deve ser feita sob orientação médica.
Quais cuidados devo ter ao usar o Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley?
Em presença de temperatura ambiente elevada ou de febre, pode acontecer prostração térmica, devido à diminuição da transpiração.
Lactentes são particularmente sensíveis aos efeitos dos agentes anticolinérgicos podendo ocorrer dificuldade respiratória, falta de ar e colapso respiratório.
O metilbrometo de homatropina é um derivado sintético da atropina, com atividade anticolinérgica que resulta em relaxamento da musculatura lisa do trato gastrintestinal, além da redução da transpiração das secreções lacrimal e salivar, podendo resultar em xerostomia.
Gravidez e lactação
Informe seu médico caso ocorra gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se estiver amamentando.
Lactentes são particularmente sensíveis aos efeitos dos agentes anticolinérgicos podendo ocorrer dificuldade respiratória, falta de ar e colapso respiratório.
Pacientes idosos
Não há advertências ou recomendações especiais sobre o uso de dimeticona + metilbrometo de homatropina por pacientes idosos.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley?
Informe ao médico o aparecimento de reações desagradáveis, como retenção urinária, constipação, reação alérgica, diminuição da transpiração, das secreções salivar e lacrimal, rubor de pele e aumento da pupila.
A dimeticona é um agente fisiologicamente inerte, e não está associada com nenhuma toxicidade conhecida. Taquicardia pode ocorrer com os antiespasmódicos do tipo da atropina.
Apresentações do Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley
Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999.
Emulsão oral (gotas) 80mg/mL + 2,5mg/mL
Embalagem contendo frasco com 20 mL.
Uso pediátrico.
Uso oral.
Qual a composição do Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley?
Cada mL (aproximadamente 35 gotas) da emulsão contém:
Dimeticona |
80 mg |
Metilbrometo de homatropina |
2,5 mg |
Veículo q.s.p |
1 mL |
Excipientes: aroma tutti-frutti, celulose microcristalina e carmelose sódica, ciclamato de sódio, corante vermelho ponceau 4R, glicerol, goma xantana, metilparabeno, propilparabeno, sacarina sódica di-hidratada, sorbitol, água deionizada.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley maior do que a recomendada?
Em caso de superdose acidental, consultar o médico imediatamente.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley com outros remédios?
Os efeitos da atropina e outros agentes anticolinérgicos podem ser intensificados pela administração concomitante de outros fármacos com propriedades anticolinérgicas, tais como amantadina, alguns antihistamínicos, butiro-fenonas, fenotiazinas e os antidepressivos tricíclicos.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Não tome o medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a saúde.
Qual a ação da substância do Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley?
Resultados de Eficácia
A associação das duas substâncias (simeticona + metilbrometo de homatropina) justifica-se, pois, ao lado da ação antiflatulenta da simeticona destacam-se as ações antiespasmódicas da homatropina. A associação destas drogas permite uma potencialização dos efeitos na melhora da cólica abdominal no lactente, uma vez que a simeticona age diminuindo/eliminando os gases intestinais e a homatropina promove relaxamento muscular do trato gastrintestinal.
Referências bibliográficas:
Assencio-Ferreira VJ1. Manifestações neurológicas na intoxicação de lactentes pela associação dimeticona e homatropina. Arq Neuropsiquiatr. 2001 Jun;59(2-A):238-41.
Características Farmacológicas
O metilbrometo de homatropina é um derivado sintético da atropina, de ação colinérgica, provoca relaxamento da musculatura lisa do trato gastrintestinal, aliviando cólicas, espasmos e bloqueando a hipersecreção.
O produto contém também simeticona, uma substância antiflatulenta. A simeticona é uma substância fisiologicamente inerte; age diminuindo a tensão superficial das bolhas de gases, reduzindo seu tamanho, tornando, assim, sua passagem através do trato gastrintestinal menos dolorosa.
Desta forma, Simeticona + Metilbrometo de Homatropina atua sob os dois pontos principais produtores das cólicas e retenção de gases.
A simeticona não atravessa a barreira intestinal e é excretada pelas fezes, na forma inalterada.
O metilbrometo de homatropina é absorvido de maneira irregular e só 10 a 20%, após dose oral. A sua passagem através da barreira hematoencefálica é baixa. Sofre biotransformação hepática, por hidrólise enzimática.
Como devo armazenar o Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC).
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem externa do produto.
Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Pode ser prejudicial à sua saúde.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley
M.S - 1.0181.0507
Farm. Resp.:
Dra. Miriam Onoda Fujisawa.
CRF-SP nº 10.640.
Medley Indústria Farmacêutica Ltda.
Rua Macedo Costa, 55 - Campinas - SP
CNPJ 50.929.710/0001-79
Indústria Brasileira
Venda sob prescrição médica.
Data de fabricação, prazo de validade e nº do lote: vide cartucho.
Quer saber mais?
Consulta também a Bula do Simeticona + Metilbrometo de Homatropina
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 27 de Julho de 2023.
Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Medley 80mg/mL + 2,5mg/mL, caixa contendo 1 frasco gotejador com 20mL de emulsão de uso oral
Ofertas Recomendadas
Melhor Oferta
Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.