Tontura: Saiba tudo sobre com a CR
Definição
A tontura é um sintoma que pode ter diversas causas, sendo caracterizada como uma forte sensação de mal-estar, visão turva e sensação de desmaio e queda.
No geral, ela é sinal de algum problema que está ocorrendo no organismo, seja emocional ou não, como falta de algum nutriente, níveis alterados na pressão e doenças. Por isso, ela deve ser vista com atenção.
Ela pode ser dividida em quatro tipos, que são: tontura por labirintite, hemodinâmica, emocional/psicológica e neurológica.
A seguir, iremos montar um panorama geral com diversas informações sobre ela, como suas causas, tratamentos e prevenção. Continue lendo este texto para se informar!
Causas
Nas suas mais variadas causas, que podem ir desde uma queda de pressão a diabetes, este sintoma pode surgir pelos seguintes motivos/doenças:
- Doenças na tireóide;
- Colesterol alto;
- Pressão alta;
- Labirintite;
- Doenças cardíacas;
- Diabetes;
- Desidratação;
- Falta de nutrientes essenciais;
- Infecções;
- Estresse e ansiedade;
- etc.
Leia também: Pressão Alta e Hipertensão
Sintomas
A tontura pode ser vista como uma coletânea de sintomas mútuos que causam uma grande sensação de mal-estar, esta condição pode ser percebida pelos seguintes sinais:
- Sensação de desmaio e peso na cabeça;
- Forte desequilíbrio;
- Visão embaçada e/ou escurecimento dela;
- Fraqueza.
Vale ressaltar que existem diferentes tipos de tontura, que iremos abordar a frente.
Tratamento
O tratamento varia conforme a causa, mas no geral, repouso e ingestão de água e algum alimento doce ou salgado pode aliviar o sintoma.
A tontura, se ocorrer de forma constante, deve ser acompanhada com urgência, pois assim como febres e coriza, por exemplo, pode indicar alterações fisiológicas e metabólicas graves.
Mas para garantir que ela não ocorra novamente, é ideal buscar auxílio médico para descobrir a causa e, assim, tratar corretamente a enfermidade ou motivo causador da tontura.
Medicamentos para tontura
Medicação
Como este sintoma pode ser causado por diferentes motivos, a medicação - que acompanha o tratamento - sofrerá alterações severas.
Pacientes com pressão alta, por exemplo, iniciam um tratamento que regulará esta enfermidade para que os sintomas sejam amenizados, como é o caso da diabetes e outras doenças.
Contudo, quando relacionada a questões emocionais, ela pode ser aliviada por um bom repouso, de preferência em locais escuros e confortáveis, junto da ingestão de algum alimento leve e água.
Mesmo neste caso, a causa da tontura deve ser avaliada.
Leia também: Medicamentos para Tontura
Precauções
A tontura vinda como sintoma de outras doenças pode ser evitada com exames de rotina e um acompanhamento médico em tratamentos de doenças que podem causá-la.
Tratando a causa corretamente, muitos dos sintomas são amenizados.
Já a tontura vinda por questões psicológicas pode ser amenizada por repouso e acompanhamento psicológico, que irá auxiliar o paciente em diversas questões no dia a dia.
Além disso, manter uma dieta balanceada e rica em nutrientes pode ajudar e muito!
O que é bom para aliviar a tontura?
Para aliviar este sintoma, medidas como comer algum alimento doce ou salgado, beber água, repousar e respirar profundamente em um ambiente bem ventilado podem ajudar a amenizar a sensação de mal-estar.
E, claro, se o sintoma persistir, ou for recorrente, consulte um médico!
Quando se preocupar com a tontura?
Se ela for acompanhada de outros sintomas, como dor de cabeça, febre, enjoo e vômitos ou se estiver ocorrendo de forma recorrente.
Estes são alguns casos onde a tontura pode apontar como sinal de alguma enfermidade subsequente.
Quais são os tipos de tontura?
A tontura pode ser dividida em 4 tipos, que são a tontura por labirintite, hemodinâmica, neurológica e emocional ou psicológica.
Cada uma dessas pode ser causada por diversos motivos, e necessitam de cuidados específicos, em muitos casos.
Além disso, tratamentos e cuidados diferentes são tomados para cada categoria citada.
O que pode causar tontura do nada?
Quando ela aparece "do nada" o motivo pode ser vindo de diabetes, queda ou aumento repentino da pressão, doenças cardíacas, picos de estresse, síndrome do pânico e ansiedade.
Normalmente, a tontura de origem emocional pode ser vista como um sintoma repentino, pois um forte choque emocional impacta diretamente diversas funções do corpo.
Qual a diferença de tontura e vertigem?
A vertigem pode ser vista como um sintoma onde a pessoa sente que tudo ao seu redor está girando ou se movendo, quando na verdade não está, sendo uma falsa percepção de movimento, o que gera desequilíbrio.
Enquanto a tontura é mais ligada a enfermidades ou reações psicológicas, contando com uma sensação geral de mal-estar e fraqueza, junto de uma sensação de desmaio.
Referências
- Manual MSD (2022) - Tontura e Vertigem;
- SES Mato Grosso do Sul (2023) - Tontura e vertigem: a importância de identificar e diferenciar os sintomas;
- Sírio Libanês - Tontura pode ser sinal de doença grave e é preciso sempre procurar um médico;
- Minuto Saudável (2023) - Tontura: o que pode ser? Gravidez, anemia e outras causas.