Logo
  • Categorias
  • Defina sua localização

    Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.

    Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos 100mg, caixa com 14 comprimidos

    Ourofino Saúde Animal
    • Dose
    • Quantidade na embalagem
    • Doxiciclina
    • Receita Simples - Veterinário

    • Temperatura ambiente

    • Não pode ser partido

    Bula do Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos

    Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos, para o que é indicado e para o que serve?

    Doxifin Tabs é um antibiótico à base de doxiciclina em formulação palatável. Pertencente à classe das tetraciclinas, é conhecida por sua boa eficácia contra um amplo espectro de bactérias, especialmente organismos intracelulares. Sua melhor solubilidade lipídica a faz atingir maiores concentrações intracelulares comparada a outras tetraciclinas.

    Com ação bacteriostática, Doxifin Tabs é indicado para o tratamento de diversas enfermidades que acometem cães e gatos, causadas pelos seguintes agentes etiológicos sensíveis à doxiciclina:

    Bordetella bronchiseptica, Corynebacterium auriscanis, Enterococcus faecalis, Escherichia coli, Fusobacterium nucleatum, Haemophilus haemoglobinophilus, Klebsiella pneumoniae, Pasteurella multocida, Porphyromonas gulae, Salmonella Typhimurium, Staphylococcus aureus, Staphylococcus intermedius, Staphylococcus pseudointermedius, Streptococcus canis e Streptococcus dysgalactiae.

    Como o Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos funciona?

    Farmacodinâmica

    As tetraciclinas são antimicrobianos bacteriostáticos de amplo espectro com ação em bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, incluindo alguns anaeróbios; para riquetsias, clamídias, micoplasmas e também para alguns protozoários. Sua ação se deve a uma conjunção sobre a subunidade 30S do ribossoma bacteriano, bloqueando a ligação do aminoacil-tRNA ao sítio aceptor no complexo mRNA-ribossoma. Este bloqueio impede efetivamente a adição de novos aminoácidos à cadeia peptídica em crescimento, inibindo a síntese de proteínas das células bacterianas.

    Farmacocinética

    Cerca de 95% da Doxiciclina é absorvida após administração oral e devido a sua alta lipossolubilidade, alcança excelentes níveis de distribuição e penetração na maioria dos líquidos e tecidos orgânicos. Também possui maior capacidade de ligação a proteínas plasmáticas do que outras tetraciclinas, resultando em uma meia-vida prolongada em humanos e animais.

    A Doxiciclina é eliminada quase que exclusivamente pelas fezes através de rotas não-biliares em uma forma inativa. Sua eliminação será mais lenta, resultando em níveis séricos persistentes.

    Diferentemente de outros antimicrobianos de sua classe, a presença de alimento no estômago não interfere na absorção da Doxiciclina.

    Para determinação da eficácia do produto frente aos microrganismos de interesse, realizou-se a determinação da farmacocinética do Doxifin Tabs, e os resultados e gráficos com a curva de farmacocinética obtida seguem abaixo:

    Parâmetros Dose de 10 mg de Doxiciclina por kg de peso vivo - via oral
    Cães Gatos
    Tmax (horas) 4,17 ± 3,12 3,67 ± 2,07
    Cmax (ng/mL) 1995,87 ± 911,49 11703,33 ± 3298,14
    T ½ (horas) 14,7 ± 13,24 5,51 ± 0,81
    ASC0-t (ng-hr/mL) 21500,33 ± 5606,89 94438,26 ± 23350,18
    T>CIM (%) 100 100
    ASC/CIM (%) 43,0 e 716,7 188,9 e 3147,9

    Tmax: Tempo para atingir a concentração máxima;
    Cmax: Concentração máxima;
    T ½: Meia-vida de eliminação;
    ASC0-t: Área sob a curva de concentração plasmática;
    T>CIM: Tempo no qual as concentrações sanguíneas permanecem acima da CIM do patógeno;
    ASC/CIM: Relação entre área sob a curva e CIM;

    Gráfico 1: Curva de concentração plasmática média da Doxiciclina em cães tratados com Doxifin Tabs e valores de CIM obtidos in vitro (dados em escala logarítimica para facilitar visualização). Determinação do alcance de CIM e T>CIM por análise visual direta.

    Gráfico 2: Curva de concentração plasmática média da Doxiciclina em gatos tratados com Doxifin Tabs e valores de CIM obtidos in vitro (dados em escala logarítimica para facilitar visualização). Determinação do alcance de CIM e T>CIM por análise visual direta.

    A Doxiciclina é um fármaco com ação tempo-dependente e efeito pós-antibiótico, sendo a avaliação de sua eficácia baseada nas razões AUC/CIM, que deve ser ≥ 40% e T>CIM, que deve ser ≥ 50%.

    Quais as contraindicações do Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos?

    Não administrar em animais com histórico de hipersensibilidade à doxiciclina. Não administrar para animais com menos de 30 dias de idade.

    Não foram realizados estudos de segurança com animais prenhes ou em fase de lactação.

    Como usar o Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos?

    Doxifin Tabs deve ser oferecido ao animal, de acordo com a dosagem preconizada para o seu peso corporal, diretamente na mão do proprietário ou juntamente com ração ou outros alimentos, não havendo a necessidade de jejum prévio ou qualquer alteração na dieta para a sua administração. A eficácia de antimicrobianos depende da sensibilidade dos microrganismos aos princípios ativos que compõem o produto e do atendimento adequado às recomendações do médico-veterinário que prescreveu o medicamento, como dose, intervalo de administração e tempo de tratamento.

    Dosagem

    Doxifin Tabs possui três diferentes apresentações, sendo cada uma delas indicada para uma faixa de peso dos animais a serem tratados. A dose terapêutica da doxiciclina é de 10 mg/kg de peso corporal, devendo ser administrada uma vez ao dia por sete dias consecutivos, ou ainda, no caso de tratamento de erliquiose, por 28 dias consecutivos.

    Característica Apresentação Dose
    Para gatos 50 mg ½ comprimido para gatos com até 2,5 kg
    1 comprimido para gatos entre 2,6 e 5 kg
    Para cães de pequeno porte 50 mg 1 comprimido para 5 kg
    Para cães de médio porte 100 mg 1 comprimido para 10 kg
    Para cães de grande porte 200 mg 1 comprimido para 20 kg

    Obs.: A partição dos comprimidos deve ser realizada apenas ao meio, respeitando-se o sulco presente nos comprimidos.

    O acompanhamento do médico-veterinário durante e após o término do tratamento da erliquiose é necessário para minimizar as chances de recidiva da erliquiose. Porém, deve-se diferenciar a existência de recidivas com a reinfestação pelo contato com carrapatos portadores de E. canis e considerar a prevenção de infestações por carrapatos.

    Quais cuidados devo ter ao usar o Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos?

    Obedecer ao modo de uso e dosagens preconizados.

    Diferentemente das outras tetraciclinas, a doxiciclina não é nefrotóxica, podendo ser utilizada em pacientes renais e idosos. Em cães e gatos com doenças hepáticas severas, a doxiciclina deve ser usada com cautela. Relata-se que as tetraciclinas podem alterar a população normal de microrganismos no sistema digestivo. Em gatos, pode-se realizar a administração do comprimido juntamente com 5 a 6 mL de água (via seringa) ou com uma porção de alimento, para evitar possíveis eventos adversos relacionados à administração do produto (desenvolvimento de lesões esofágicas).

    Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos?

    Não são esperadas reações adversas com o uso do produto quando administrado conforme as indicações previstas pela Ourofino. Entretanto, reações de sensibilidade individual podem eventualmente ocorrer. Estudos clínicos de segurança conduzidos com o produto, na dose indicada, uma vez ao dia por 30 dias em cães e gatos acima de 1 ano de idade, demonstraram que o mesmo é seguro. A segurança do produto não foi avaliada em animais idosos ou em reprodução.

    As tetraciclinas quelam o cálcio dos dentes e ossos; incorporam-se nessas estruturas, inibindo a calcificação, podendo causar, por exemplo, a hipoplasia do esmalte dentário, causando uma coloração amarelada e depois amarronzada. Apesar deste efeito quelante ser menor com a doxiciclina, o seu uso para animais em fase de crescimento e em processo de dentição não é recomendado. Relatos de literatura apontam a ocorrência mais comum de náusea e vômito e em menor escala, reações de hipersensibilidade e fotossensibilidade. Em gatos há relatos de estreitamento de esôfago, febre e depressão.

    Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos com outros remédios?

    Ferro, alumínio, cálcio, zinco e manganês diminuem a concentração sérica e biodisponibilidade das tetraciclinas devido à capacidade desta de formar quelatos com íons metálicos.

    A Doxiciclina tem uma afinidade relativamente baixa para íons de cálcio, entretanto se recomenda um intervalo de uma a duas horas antes ou depois da administração de tetraciclinas com estes fármacos. As tetraciclinas podem diminuir a atividade da protrombina no plasma e animais sob tratamento com anticoagulantes poderão necessitar de um ajuste na dosagem.

    A administração concomitante de tetraciclinas com teofilina pode exacerbar os efeitos colaterais sobre o trato gastrintestinal. A presença de antihistamínicos H2 pode diminuir a absorção das tetraciclinas. As tetraciclinas não devem ser administradas concomitantemente a penicilinas ou cefalosporinas, uma vez que estas podem ter seu efeito bactericida antagonizado pelas tetraciclinas.

    Antiácidos podem reduzir a biodisponibilidade de doxiciclina em cerca de 85%. Nestes casos, deve-se manter um intervalo de 2 horas ou mais entre a administração destes fármacos. Os indutores enzimáticos microssômicos, como o fenobarbital e a fenitoína, encurtam as meias-vidas plasmáticas da doxiciclina. Vitaminas do complexo B, preparações de ferro, antiácidos e caulim diminuem a atividade das tetraciclinas.

    Qual a composição do Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos?

    Cada comprimido palatável 50 mg contém:

    Doxiciclina base 50,00 mg
    Excipiente q.s.p. 250,00 mg

    Cada comprimido palatável 100 mg contém:

    Doxiciclina base 100,00 mg
    Excipiente q.s.p. 500,00 mg

    Cada comprimido palatável 200 mg contém: 

    Doxiciclina base 200,00 mg
    Excipiente q.s.p. 1000,00 mg

    Como devo armazenar o Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos?

    Conservar o produto em sua embalagem original, em local seco e fresco, em temperatura entre 15ºC e 30ºC, ao abrigo da luz solar direta, fora do alcance de crianças e animais domésticos.

    Não reutilizar as embalagens.

    Restos de produtos e de embalagens devem ser descartados conforme preconizado na legislação vigente, evitando a contaminação do meio ambiente.

    Dizeres Legais do Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos

    Responsável Técnica:
    Dra. Caroline Della Nina Pistoni
    CRMV/SP 24.508

    Proprietário e fabricante:
    Ourofino Saúde Animal Ltda.
    Rod. Anhanguera SP 330 km 298
    CEP: 14140 000 Cravinhos SP
    CNPJ: 57.624.462/0001-05
    Indústria Brasileira.

    SAC
    16 3518 2025

    Venda sob prescrição e administração sob orientação do médico-veterinário.

    Apresentações do Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos

    Comprimidos 50mg e 100mg

    Caixa com 14 comprimidos.

    Uso oral.

    Uso veterinário.

    Comprimidos 200mg

    Caixa com 12 comprimidos.

    Uso oral.

    Uso veterinário.

    Especificações sobre o Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos

    Caracteristicas Principais

    FabricanteOurofino Saúde Animal
    Tipo do MedicamentoOutros
    Necessita de ReceitaReceita Simples - Veterinário
    Princípio AtivoDoxiciclina
    Categoria do ProdutoMedicamentos Veterinários
    EspecialidadesInfectologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Ginecologia, Dermatologia, Oftalmologia
    Código de Barras7898019867522
    Temperatura de ArmazenamentoTemperatura ambiente
    Produto RefrigeradoEste produto não precisa ser refrigerado
    Bula do PacienteBula do Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos
    Modo de UsoUso oral
    Pode partirEsta apresentação não pode ser partida
    Doxifin Tabs Ourofino para Cães e Gatos É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.

    Sobre a OuroFino Saúde Animal

    A OuroFino Saúde Animal é uma indústria veterinária de origem brasileira fundada em 1987. Responsável por desenvolver soluções para a saúde dos pets e de animais de produção, é integrada por empresas diversas que atuam na fabricação e distribuição de produtos veterinários.

    Com mais de 1000 colaboradores, a OuroFino Saúde Animal oferece produtos específicos e variados para aves, bovinos, equinos, suínos e pets.

    Fonte: https://www.ourofinosaudeanimal.com/