Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Enropet Cães e Gatos

Princípio Ativo: Enrofloxacina

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 21 de Agosto de 2024.

Enropet Cães e Gatos, para o que é indicado e para o que serve?

Enropet está indicado no tratamento de infecções em cães é gatos causadas por bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, espiroquetas e micoplasmas.

Enropet é eficaz no tratamento das:

  • Enterites (agudas, subagudas e crônicas), gastroenterites, diarréias e demais afecções do trato digestivo de etiologia infecciosa, causadas por: Escherichia coli, Salmanella sp. e Traponema sp.
  • lnfecções do trato respiratório, tais como: pneumonias, broncopneumonias e bronquites (agudas, subagudas e crônicas), causadas por: Bordetella bronchiseptica, Eschenichia coli Pasteurella Spp, Sreptococcus spp, Staphylococcus spp, Pseudomonas spp, Kebsiella spp, Mycoplasma spp.
  • lnfecções do aparelho genitourinário, tais como: nefrite, pielonefrite, cistite, orquite e prostatite, causadas por: Escherichia coli, Staphylococcus spp, Sreptococcus spp, Pseudomonas spp, Enterobacter spp, Proteus spp, Kiebsiella spp, Brucella spp e Mycoplasma ssp.
  • Otites causadas por: Stapylococcus spp, Streptococcus spp, Pseudomonas spp. e Proteus spp.
  • Infecções dérmicas, tais como piodermites, causadas por Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidamids, Staphylococcus intermedius, Escherichia coli Pseudomonas spp, Proteus miniabillis.
  • Outras infecções causadas por microorganismos sensíveis à enrofloxacina, tais como: tonsilite, onfaloflebite, osteomielite e endocardite estaflbcócica, desde que o tratamento seja acompanhado por um Médico Veterinário e que a prescrição seja validada por um teste de sensibilidade bacteriana.

Quais as contraindicações do Enropet Cães e Gatos?

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Como usar o Enropet Cães e Gatos?

Enropet deve ser administrado diretamente por via oral, podendo ser misturado à ração, carne ou qualquer outro alimento. Enropet possui em sua formulação um palatabilizante com o intuito de tomar o tratamento mais prático, ocorrendo de maneira mais natural possível sem comprometer a rotina do animal não havendo necessidade de jejum prévio a/ou qualquer alteração na dieta.

Posologia do Enropet Cães e Gatos


A dosagem terapâutica da enrofloxacina para cães e gatos é de 5mg por kg de peso corporal equivalente a 1 (um) comprimido de Enropet de 50 mg para cada 10 kg de peso corporal ou 1 (um) comprimido de Enropet de 150 mg para cada 20 kg de peso corporal, uma vez ao dia, durante cinco dias consecutivos.

Em casos de infecções crônicas ou persistentes e, sempre a critério do Médico Veterinário, o tratamento poderá se estender por até 10 dias consecutivos. Animais com peso inferior a 5 kg administrar 14 (meio) comprimido de 50 mg.

Quais cuidados devo ter ao usar o Enropet Cães e Gatos?

Em testes clínicos de campo realizados com o produto, não foram observados problemas de locomoção nem lesões nas articulações em nenhum dos animais tratados, independentemente da espécie ou raça.

No entanto, de acordo com estudos toxicológicos, a enrofloxacina é contra-indicada em cães na fase de crescimento rápido (de 2 a 8 meses) devido a relatos de lesões na cartilagem articular nesta faixa etária. Nas raças gigantes, este período poderá estender-se até os 18 meses.

Não recomenda-se seu uso em gatos com idade inferior a 2 meses. Pode ocorrer urticária ou prurido em animais hipersensíveis às Quinolonas.

Deve ser usado criteriosamente e com acompanhamento constante em pacientes com insuficiência renal.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Enropet Cães e Gatos?

Raramente, os animais tratados com Enrofloxacina podem apresentar anorexia, vômitos, diarréia e elevação das enzimas hepáticas.

Em felinos, existem relatos da ocorrência de degeneração retiniana relacionada ao tratamento com doses mais elevadas de Enrofloxacina. Recomenda-se não exceder a dose terapêutica diária indicada para essa espécie.

Existem relatos raros de reações de hipersensibilidade associadas ao uso da Enrofloxacina.

Apresentações do Enropet Cães e Gatos

Comprimido

Cartucho contendo 1 blíster com 10 comprimidos de 50 mg e cartucho contendo 1 blister com 10 comprimidos de 150 mg, de acordo com a apresentação.

Uso oral.

Uso veterinário.

Qual a composição do Enropet Cães e Gatos?

Cada comprimido de 50 mg contém:

Enrofloxacino (cloridrato) 50,0 mg
Excipiente 150,0 mg

Cada comprimido de 150 mg contém:

Enrofloxacino (cloridrato) 150,0 mg
Excipiente 450,0 mg

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Enropet Cães e Gatos com outros remédios?

Deve ser evitada a associação de qualquer quinolona com complexos vitamínicos ou soluções que contenham ferro, zinco, magnésio, cálcio cobre, já que estes compostos reduzem a sua absorção. Apresenta antagonismo quando associado com Cloranfenicol, Rifampícina Tetraciclinas e Sulfas +Trimetropim.

Qual a ação da substância do Enropet Cães e Gatos?

A Enrofloxacina é um antibiótico bactericida de amplo espectro de ação pertencente ao grupo das quinolonas. O mecanismo de ação ocorre por meio da inibição da enzima DNA girase responsável pelo espiralamento da cadeia de DNA. Em última instância, as quinolonas causam o bloqueio dos processos de obtenção de energia das bactérias e interrompem sua divisão celular. A margem de segurança do produto é elevada, pois a concentração necessária para a inibição da DNA girase nos mamíferos é duas vezes maior do que a concentração suficiente para inibir a enzima bacteriana.

A Enrofloxacina é rapidamente absorvida quando administrada pela via oral, atingindo concentrações terapêuticas na maioria dos tecidos num período de 1 a 2 horas. Cerca de 80% da dose administrada pela via oral é absorvida de forma inalterada para a circulação sistêmica. A concentração nos tecidos hepático, renal, genital e traqueobronquial atinge níveis de 3 a 5 vezes maiores do que os encontrados no soro. Além disso, o fármaco é amplamente distribuído pela pele, ossos, fluido cerebrospinal e demais fluidos corporais. A excreção ocorre principalmente pela via renal, sendo eliminado sob a forma ativa na bile e na urina.

Como devo armazenar o Enropet Cães e Gatos?

Conservar o produto em local fresco e seco, ao abrigo da luz solar.

Prazo de validade: 02 (dois) anos após a data de fabricação.

Mantenha este, ou qualquer outro medicamento, fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Dizeres Legais do Enropet Cães e Gatos

Responsável Técnico:
Dr. Cassio R Murin
CRMY-SP nº 6472

Proprietário e Fabricante:
Sespo Indústria Comércio Ltda.
Uma empresa do Grupo Ceva Santé Animale
Rua Manoel Joaquim Fiho, 303
CEP: 19148-115 - Pauíria - SP
CNPJ: 50464,.692/0001-05
Indústra Brasileira.

Proibida a venda fracionada do produto.

Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do médico veterinário.

Quer saber mais?

Consulta também a Bula do Enrofloxacina


O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 21 de Agosto de 2024.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 21 de Agosto de 2024.

Enropet Cães e Gatos 50mg, caixa com 10 comprimidos (1 comprimido para cada 10kg)

Ofertas Recomendadas

Oferta

Melhor Oferta

Ajuda

Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.

Enropet Cães e Gatos 50mg, caixa com 10 comprimidos (1 comprimido para cada 10kg)

Ofertas Recomendadas

Oferta

Melhor Oferta

Ajuda

Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.