Whey Protein
(1117)Preço
Categoria
- Whey Protein
- Suplemento Alimentar
- Sem Glúten
- Proteínas
- BCAA
- Glutamina
- Sem Lactose
- Ganho de Massa
- Hipercalórico
- Campanha
Marca
- Max Titanium
- Vitafor
- Atlhetica Nutrition
- Nutrata
- Black Skull
- Bodyaction
- FTW
- Health Labs
- Probiótica
- Dux Nutrition
Fabricante
- Atlhetica
- Supley Laboratório
- Vitafor
- Integralmedica
- Nutrata
- Probiótica
- GDS
- Rainha Laboratório Nutracêutico
- Midway Labs
- New Millen
Quantidade
- 900 g
- 1.8 Kg
- 40 g
- 907 g
- 450 g
- 2 Kg
- 3 Kg
- 1 Kg
- 250 mL
- 30 g
Tudo sobre Whey Protein
O Whey Protein é um produto muito presente no dia a dia de quem treina, mas você sabia que seu uso vai muito além disso?
Na década de 70 um engenheiro brasileiro descobriu como fazer a versão desidratada em pó do soro do leite. De início era para ser uma bebida hiperproteica, com a finalidade de alimentar pessoas em situação de desnutrição em países de extrema vulnerabilidade social.
Depois disso, alguns estudos surgiram e descobriram a funcionalidade dele na musculatura. Foi aí que em 1990, o whey foi criado para ganho de massa corporal dos atletas.
Hoje em dia, é muito comum na rotina até mesmo de pessoas que não vão à academia, mas preferem agregar à alimentação uma dose extra de proteína e carboidrato.
Até porque o whey tem se tornado cada vez mais acessível, pode ser encontrado em barrinhas, doces fit, sopas, panquecas e outros. Ele pode ser consumido líquido ou com outros alimentos.
Conheça um pouco mais sobre este suplemento!
O que é whey protein?
O whey é um suplemento em pó, feito a partir da proteína derivada do soro do leite, que contém alfa-globulina e beta-globulina – proteínas responsáveis pelo transporte de ferro e funções na imunidade – além de conter aminoácidos que participam na construção dos tecidos musculares.
Mas também é possível encontrar algumas versões whey com base vegetal, que conta com valor proteico derivado de alimentos ricos em proteínas, como soja, feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha.
Quais os tipos de whey?
Existem alguns tipos de whey que são específicos para a necessidade de cada corpo conforme a orientação de um médico ou nutricionista.
Whey Protein Isolado
Esse tipo de whey passou por mais etapas de purificação, foi filtrado várias vezes para ficar livre de impurezas, isso faz com que ele perca uma parte da lactose e alcance um nível proteico maior que 90%.
Além disso, é rapidamente absorvido pelo organismo e promove construção e definição muscular. Também é responsável pela recuperação do músculo fissurado em decorrência de esforço físico em excesso ou queimadura.
É o mais indicado por especialistas para pessoas que são alérgicas aos componentes de outros tipos de whey.
Whey Protein Concentrado
Também é filtrado, mas ainda permanece com a lactose e os carboidratos. Possui entre 4% a 8% de gordura e é o mais comum para barrinhas e outros alimentos à base de whey. Dessa forma, não é indicado para pessoas que possuem intolerância à lactose.
Seu nível de concentração proteica é até 89% com alto valor biológico, sendo muito recomendado para quem deseja alcançar a hipertrofia muscular. Isso porque contém aminoácidos que participam minuciosamente da construção dos músculos, são eles: leucina, glutamina e creatina.
Whey Protein Hidrolisado
Nesse caso o soro do leite passa por um processo chamado hidrólise, onde as proteínas se ramificam em partes menores. Isso quer quer dizer que sua absorção no organismo será mais rápida do que em outras formas de whey.
Ele tem baixo valor de lactose e gorduras, tem uma textura mais fina e se torna mais leve para pessoas com restrições alimentares.
A concentração proteica do whey hidrolisado pode variar de 80% a 90%. Também facilita a digestão, evitando problemas intestinais que podem acontecer devido a alta ingestão de lactose.
Qual é a função do whey protein?
A função principal dele é auxiliar no aumento da massa e da força muscular durante os treinos regulares. Também podendo participar da recuperação dos tecidos.
Mas, uma outra função pouco falada sobre esse suplemento, é que ele pode atuar na cicatrização de queimaduras e feridas crônicas, principalmente causadas por diabetes.
Outro ponto, é que o whey tem alto valor nutricional, por isso consegue ser eficiente para reverter casos de desnutrição, permitindo que a pessoa consiga um peso ideal que não comprometa sua saúde.
Para quem é indicado whey protein?
Todas as pessoas que necessitam de ganho de massa corpórea podem tomar whey (exceto alérgicos aos componentes das fórmulas).
Médicos podem indicá-lo para qualquer um que precise repor proteínas, sejam adultos, idosos ou crianças.
Quando se deve tomar whey protein?
De acordo com especialistas, o consumo pode ser realizado até 2 vezes ao dia, na quantidade adequada para o seu corpo que foi recomendada pelo médico ou nutricionista.
Ele é ideal como pré e pós treino, sendo consumido 30 minutos antes da refeição pré-treino e 30 minutos depois de se exercitar.
Whey protein serve para emagrecer?
Não, na verdade, ele dá o suporte nutricional para que a pessoa aumente seus rendimentos nas atividades físicas diárias.
Quanto melhor o rendimento, maior será a queima de gordura e definição dos músculos. O Whey vai trabalhar para que a musculatura não diminua e fique cada vez mais rígida.
Com isso, o corpo adquire massa magra (aumento do peso sem gordura) e ganha mais força, podendo suportar mais peso no treinos e no cotidiano.
Engorda?
Realmente, o whey protein está associado ao ganho de peso, mas quando existe uma frequência de treinos e alimentação balanceada, o ganho de peso está relacionado ao ganho de músculos e não de gordura.
Indicações
Listei aqui alguns produtos que você pode achar interessante, lembre-se que antes de fazer a compra, confirme na embalagem se é realmente o tipo de whey que você busca e que foi recomendado pelo médico ou nutricionista.
Whey concentrado, hidrolisado, isolado e vegano
Cada um deles tem uma indicação diferente, para diversos tipos de organismo e restrição. Veja abaixo alguns exemplos:
- Whey Concentrado Iridium Labs: possui uma grande quantidade de aminoácidos essenciais e cálcio. Ele ajuda na recuperação e formação da musculatura, além de participar na redução do colesterol e no aumento do desempenho nos treinos.
- Wheydop Hidro Elemento Puro: sua fórmula conta com 100% de proteína hidrolisada, oferece uma absorção super rápida no organismo. Tem um sabor bem característico e não contém glúten.
- Whey Protein Isolado Health Labs: puro e com rápida absorção para o ganho de massa, ele confere uma digestão mais confortável. Super recomendado para ser o seu pós-treino diário. Livre de glúten.
- Whey Best Vegan Atlhetica Nutrition: elaborado 100% com proteínas vegetais, fibras e enriquecido com vitamina B12. Adoçado com stevia natural e está disponível em diversos sabores. Totalmente livre de ingredientes de origem animal.
Como consumir
Antes de começar a tomar whey, é importante que você consulte um médico ou nutricionista. Isso porque as quantidades diárias vão variar de acordo com o corpo de cada pessoa.
Então, não consuma a mesma quantidade que seu amigo que já treina a mais tempo que você. É interessante também conversar com seu personal trainer para ver qual é o momento certo de introduzir a suplementação.
O whey pode ser consumido através da diluição em água no pós-treino, ou batido com frutas para smoothies e vitaminas. Também é possível utilizá-lo em preparos de fogão como mingau, panqueca.
O gosto do suplemento puro não é muito agradável, mas dependendo da marca ele pode vir com diversos sabores artificiais para tornar o consumo mais tranquilo. Mas não acrescente açúcar, mel ou outros adoçantes, isso pode desequilibrar a eficiência do produto.
Dicas do CR
- Mantenha uma alimentação balanceada e saudável durante a suplementação.
- O consumo de whey sem acompanhamento nutricional pode acarretar no aumento de peso ou reações alérgicas.
- Leve a sério sua suplementação, por mais que não seja um medicamento, é importante manter um horário fixo para ter melhores resultados.
- Invista seu tempo em atividades físicas regulares e treine sua musculatura todos os dias, assim você pode obter ganhos de massa proporcionais;
- Respeite seu condicionamento físico, é muito perigoso exceder a série recomendada pelo personal trainer;
- O whey não substitui a alimentação, ele é um reforço nutricional. Não realize essa substituição, pois o suplemento não tem as mesmas vitaminas que verduras, legumes, frutas, carnes, ovos, grãos e cereais.
- O consumo excessivo acima de 2,5 gramas por quilo ao dia, pode acarretar em problemas no fígado e nos rins.