Defina sua localização
Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.
Fumagum® é indicado para o tratamento de indivíduos dependentes de tabaco para aliviar os sintomas da síndrome de abstinência de nicotina.
Quando a goma de Fumagum® é mascada, ocorre a liberação da nicotina que é absorvida na boca e promove o alívio dos sintomas relacionados à ausência de nicotina. O início da ação é imediatamente após mascar a goma.
Você não deve usar Fumagum® se estiver no período pós-infarto do miocárdio (ataque cardíaco); ou em caso de acidente cerebrovascular recente; se tiver arritmias cardíacas graves; se tiver arritmias cardíacas graves; se for portador de angina pectoris (dor ou desconforto transitório na região do peito); se estiver com afecções ativas da articulação temporomandibular (articulação da mandíbula com o crânio); se sofrer de hipertensão descontrolada ou se tiver alergia conhecida a qualquer componente de sua fórmula.
Mulheres grávidas ou que planejam engravidar, uma vez que a nicotina passa para o feto, comprometendo sua respiração e circulação. O efeito sobre a circulação é dose dependente. Portanto, Fumagum® não deverá ser usado durante a gravidez, exceto por mulheres que não conseguem parar de fumar sem substituição da nicotina. O ato de continuar fumando durante a gestação pode ser um risco maior para o feto, quando comparado ao uso de terapia de reposição de nicotina por gestantes sob acompanhamento médico.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.
Uso oral.
A dose inicial de Fumagum® deve ser individualizada de acordo com o grau de dependência de nicotina de cada paciente.
Recomenda-se iniciar com 2 mg.
Fumantes altamente dependentes (que fumam mais de 20 cigarros por dia) devem iniciar com 4 mg.
Em indivíduos que utilizam 2 mg, mas continuam sentindo os sintomas da ausência de nicotina ou que voltaram a fumar, a dose pode ser aumentada para 4 mg.
Sempre que você sentir vontade de fumar, deve mascar 1 goma de Fumagum®, sem parar, por 30 minutos. Masque até o aparecimento de um forte sabor ou uma leve sensação de formigamento, então pare a mastigação e coloque a goma entre a bochecha e a gengiva até que o sabor ou o formigamento tenha desaparecido. Volte a mastigar lentamente e repita o processo.
Após 30 minutos de mastigação, toda a nicotina é liberada. Para uma absorção completa da nicotina, a velocidade e a frequência da mastigação devem ser ajustadas e adequadas para que seja engolido o mínimo de saliva, evitando desta forma que a nicotina vá para o trato digestivo, onde será inativada.
Em um período de 24 horas, você não deve mascar mais que 24 gomas de 4 mg ou 30 gomas de 2 mg. Se mais de 15 gomas de Fumagum® 2 mg forem necessários, recomenda-se o uso da concentração de 4 mg de nicotina.
A duração do tratamento varia de indivíduo para indivíduo, sendo recomendável pelo menos três meses de tratamento contínuo. As doses podem então ser gradualmente reduzidas, diminuindo o número total de gomas utilizadas por dia.
O uso de Fumagum® por mais de 12 meses geralmente não é recomendado.
Alguns ex-fumantes podem precisar de um tratamento mais longo para evitar que voltem a fumar. O tabagismo é um vício complexo e, embora Fumagum® promova o alívio da necessidade de fumar, fatores sociais e comportamentais podem fazer com que o indivíduo continue fumando. Mesmo assim, uma diminuição no hábito de fumar pode trazer benefícios em termos da redução da ingestão de alcatrão, substâncias irritantes, monóxido de carbono e carcinógenos. Além disso, o sucesso na redução do número de cigarros pode motivar o indivíduo a abandonar o hábito de fumar.
Quando o consumo diário chegar a 1-2 gomas, deve-se interromper o tratamento. Você deve manter algumas gomas extras caso surja uma necessidade súbita de fumar.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.
Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Fumagum® deve ser usado com cautela por pacientes com úlceras gástricas ou duodenais, pacientes com diabetes mellitus, hipertireoidismo, feocromocitoma (tumores originários das células cromafins) ou com insuficiência renal e/ou hepática.
Pode ocorrer transferência da dependência ao tabaco para Fumagum® que, mesmo assim, seria menos prejudicial do que a própria dependência ao tabaco.
Indivíduos que usam dentaduras podem apresentar dificuldade em mascar a goma de Fumagum®.
A nicotina é excretada através do leite materno. Portanto, se você estiver amamentando consulte um médico antes de usar este medicamento.
Atenção: Contém o corante dióxido de titânio que pode, eventualmente, causar reações alérgicas.
Podem ocorrer casos de superdose se muitas gomas forem mastigadas simultaneamente, em rápida sucessão ou com o uso concomitante de outras fontes de nicotina. O risco de intoxicação resultante da ingestão da goma é muito pequeno, pois a absorção na ausência de mastigação é lenta e incompleta.
Os sintomas da superdose são relacionados à ação tóxica da nicotina e incluem náusea; salivação aumentada; dor abdominal; diarreia; sudorese; dor de cabeça; tonturas; distúrbios auditivos; e fraqueza marcante. Em casos extremos, esses sintomas podem ser seguidos por hipotensão; pulso fraco, rápido e irregular; respiração dificultada; prostração (abatimento acentuado); colapso circulatório (diminuição da circulação sanguínea); e convulsão generalizada (rigidez muscular, contrações musculares rítmicas e violentas e perda de consciência).
Em casos de intoxicação, o uso de Fumagum® gomas deve ser interrompido e você deve procurar auxílio médico imediatamente.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
A maioria das reações adversas que foram reportadas por usuários ocorreu durante a fase inicial do tratamento e é, principalmente, dose dependente.
Alguns dos sintomas relatados podem estar relacionados aos sintomas de abstinência devido ao ato de parar de fumar.
A goma de nicotina pode causar irritação na garganta e boca, mas a maioria dos indivíduos se adaptam à isto no decorrer do tratamento.
Reações alérgicas (incluindo sintomas de anafilaxia) ocorrem raramente durante o uso de Fumagum®.
Em alguns casos, a goma pode também aderir à dentadura, danificando-a.
Informe ao seu médico, cirurgião dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
A interrupção do hábito de fumar, com ou sem Fumagum®, pode modificar a resposta ao uso de medicamentos.
Se você utilizar Fumagum® e continuar fumando poderá sofrer efeitos adversos devidos à nicotina, que atinge concentrações mais altas do que quando você estava apenas fumando.
Efeitos semelhantes podem ocorrer se você usar produtos à base de nicotina ao mesmo tempo que Fumagum®.
Não foram identificadas clinicamente interações medicamentosas relevantes com a terapia de reposição de nicotina.
Informe ao seu médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Nicotina (equivalente a 13,330 mg de copolímero de divinilbenzeno e metacrilato de nicotina) | 2 mg |
Excipientes q.s.p | 1 goma de mascar |
Excipientes: goma base, carbonato de cálcio, xilitol, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, acessulfamo potássico, sucralose, aroma de hortelã, coolmix, levomentol, talco, maltitol, dióxido de titânio, maltitol líquido e cera de carnaúba.
Nicotina (equivalente a 26,670 mg de copolímero de divinilbenzeno e metacrilato de nicotina) | 4 mg |
Excipientes q.s.p | 1 goma de mascar |
Excipientes: goma base, carbonato de cálcio, xilitol, carbonato de sódio, acessulfamo potássico, sucralose, aroma de hortelã, coolmix, levomentol, talco, maltitol, dióxido de titânio, maltitol líquido e cera de carnaúba).
Fumagum® deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15ºC a 30°C).
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Goma retangular branca com odor e sabor característico de menta.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Registro: 1.0390.0229
Farm. Resp.:
Dra. Marcia Weiss I. Campos
CRF - RJ n° 4499
Produzido por:
Fertin Pharma A/S
Vejle - Dinamarca
Registrado e Importado por:
Farmoquímica S/A
CNPJ: 33.349.473/0001-58
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
Embalagem com 36 gomas.
Uso oral.
Uso adulto.
A Terapia de Reposição de Nicotina (TRN) não causa a dependência que a nicotina inalada causa. A velocidade de absorção da nicotina é bem diferente entre estas formas de administração, por isso o tratamento é seguro. Não há relatos de implicações clínicas pelo uso prolongado de Fumagum®, porém se esta ocorrer, deve-se intercalar os dias de utilização, reduzindo a quantidade de goma e a dosagem do adesivo até sua cessação. A dependência psicológica deve ser acompanhada pelo médico.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Fabricante | FQM |
Necessita de Receita | Isento de Prescrição Médica |
Princípio Ativo | Nicotina |
Categoria do Medicamento | Parar de Fumar |
Registro no Ministério da Saúde | 1039002290041 |
Código de Barras | 7898244721231 |
Temperatura de Armazenamento | Temperatura ambiente |
Produto Refrigerado | Este produto não precisa ser refrigerado |
Bula do Paciente | Bula do Fumagum |
Bula do Profissional | Bula do Profissional do Fumagum |
Modo de Uso | Uso oral |
Pode partir | Esta apresentação não pode ser partida |
Com linha de produtos que está presente nas melhores farmácias do país, a Farmoquímica é uma indústria farmacêutica especializada em medicamentos com prescrição médica.
Por produzir produtos altamente delicados, a empresa, em sua indústria que está localizada no Rio de Janeiro, segue os mais rigorosos padrões de qualidade em todas as etapas dos procedimentos.
Além disso, ainda acompanha as modernidades e sempre busca trazer mais tecnologia, visando o resultado de um produto cada vez mais eficaz e que continue conquistando a classe médica, para assim promover bem-estar para o consumidor.
Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossaPolítica de Privacidade.