Imidacloprida + Moxidectina é indicado para a prevenção e tratamento das infestações por pulgas (Ctenocephalides spp.), ácaros das sarnas otodécica e sarcóptica (Otodectes cynotis e Sarcoptes scabiei) e os vermes intestinais Ancylostoma tubaeforme, Ancylostoma braziliense e Toxocara cati, incluindo suas larvas de quarto estágio e adultos imaturos em...
Imidacloprida + Moxidectina é indicado para a prevenção e tratamento das infestações por pulgas (Ctenocephalides spp.), ácaros das sarnas otodécica e sarcóptica (Otodectes cynotis e Sarcoptes scabiei) e os vermes intestinais Ancylostoma tubaeforme, Ancylostoma braziliense e Toxocara cati, incluindo suas larvas de quarto estágio e adultos imaturos em gatos.
Imidacloprida + Moxidectina previne a infestação causada pelo verme cardíaco Dirofilaria immitis quando administrado uma vez por mês.
Deve-se evitar o contato do produto com os olhos e a boca do animal.
Não utilize em conjunto com outros medicamentos que contenham lactonas macrocíclicas.
Verifique o peso do seu gato.
Intervalo de peso | Volume da bisnaga |
Gatos até 4kg | 0,4 mL |
Gatos entre 4kg e 8kg | 0,8 mL |
Para gatos acima de 8 kg, use uma combinação adequada de bisnagas, complementando o tratamento obedecendo à proporção de 1mL de Imidacloprida + Moxidectina para cada 10 kg de peso corporal.
O produto elimina as pulgas adultas presentes sobre os gatos, logo no primeiro dia de tratamento e continua eliminando novas pulgas reinfestantes por pelo menos 4 semanas. Estas novas pulgas, emergentes do ambiente onde vive o gato, ou adquiridas em passeios, morrem após um curto período de contato com a pele do gato tratado, antes que possam pôr ovos, quebrando o ciclo do parasita. Larvas de pulgas presentes na cama e nas áreas frequentadas pelos animais tratados com Imidacloprida + Moxidectina são eliminadas quando expostas ao contato com o produto presente na descamação natural da pele e nos pelos do animal. Este efeito, somado à ação adulticida do Imidacloprida + Moxidectina, auxilia na rápida desinfestação do ambiente. Estratégias efetivas para o controle de pulgas devem levar em conta as pulgas adultas vivendo em seu hospedeiro e o potencial de reinfestação causado pelas novas gerações de pulgas que se desenvolvem no ambiente frequentado pelo animal.
Imidacloprida + Moxidectina pode ser usado como parte do tratamento estratégico contra a dermatite alérgica à picada de pulgas. A pulga presente sobre o gato não tem oportunidade de picar o animal, pois absorve Imidacloprida + Moxidectina através das membranas intersegmentais, levando à contrações musculares tetânicas e morte em apenas alguns minutos de contato com a pele tratada.
O tratamento com intervalos mensais é recomendado para obter-se o controle e prevenção ideais de pulgas.
Para o tratamento do Otodectes cynotis deve-se aplicar um único tratamento no dorso do animal. Após 4 semanas é recomendado avaliação de um médico veterinário para determinar necessidade de reaplicação. Antes do tratamento com Imidacloprida + Moxidectina, indica-se a aplicação de ceruminolítico para promover a limpeza do conduto auditivo. Para o tratamento do Sarcoptes scabiei var. canis aplique dois tratamentos, com intervalo de 4 semanas. Quando da prescrição de shampoos queratolíticos, para o tratamento da sarna sarcóptica, banhe o animal antes do tratamento, aplicando Imidacloprida + Moxidectina uma vez que pelo e pele estejam secos.
A infestação por estes ácaros se dá principalmente pelo contato direto entre os animais. Entretanto, embora limitada, deve-se considerar a possibilidade de reinfestação por parasitos eventualmente presentes no ambiente.
O tratamento mensal dos gatos previne infestações patentes causadas por estas espécies de ácaros.
Imidacloprida + Moxidectina é efetivo contra os vermes nematódeos Ancylostoma tubaeforme, Ancylostoma braziliense e Toxocara cati, incluindo suas formas adultas imaturas e estágios larvais (L4). O tratamento mensal dos gatos previne infestações patentes causadas por estas espécies de nematódeos.
Junto com o tratamento, deve ser feita uma limpeza rigorosa do ambiente, com produtos à base de cloro ativo, efetivo contra larvas e ovos destes vermes. A remoção imediata das fezes do gato limita a contaminação do ambiente por vermes.
A dirofilariose é uma doença parasitária prevalente em diferentes áreas geográficas e transmitida aos gatos pela picada de diversas espécies de mosquitos.
Para prevenção da infecção por Dirofilaria immitis, aplicar Imidacloprida + Moxidectina mensalmente.
Alternativamente, o tratamento pode ser iniciado um mês antes da primeira provável exposição aos mosquitos transmissores e deve continuar em intervalos mensais até um mês após a última exposição aos insetos. Para estabelecer uma rotina, recomenda-se que o produto seja administrado sempre no mesmo dia de cada mês. Estratégias efetivas para o controle da dirofilariose felina devem levar em conta o controle da população de mosquitos adultos e dos criatórios preferidos pelos insetos. Gatos infectados com vermes cardíacos adultos toleraram até 5 vezes a dose recomendada sem efeitos adversos. Imidacloprida + Moxidectina não possui efeito terapêutico contra vermes adultos, recomendando-se pesquisar sua presença para ministrar terapia específica.
O uso do produto pode causar um prurido transitório. Em raras ocasiões, pode ocorrer eritema, vômitos e pelo engordurado no local da aplicação. Estes sintomas normalmente desaparecem sem tratamento. O produto é de sabor amargo e ocasionalmente pode ocorrer salivação se os gatos lamberem o local da aplicação imediatamente após a aplicação. Este não é um sinal de intoxicação e normalmente desaparece após alguns minutos.
Em casos isolados, sinais neurológicos transitórios podem ser observados caso o animal lamba o local da aplicação após o tratamento. Dentro da dose recomendada não são esperadas alterações da pele dos animais; porém, gatos com histórico de hipersensibilidade podem apresentar reações alérgicas cutâneas. Nos casos de irritação desconforto ou sensibilidade, banhe o animal demoradamente, com água morna e sabão neutro em abundância, pelo menos três vezes seguidas, para remoção do produto.
Procure o Médico Veterinário no caso da persistência dos sintomas.
Não existe antídoto específico. Aplique tratamento sintomático.
Não guarde ou aplique junto de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene e domésticos.
Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto.
Mantenha o produto afastado do fogo e do calor excessivo.
Use luvas protetoras para aplicar o produto. Evite o contato do produto com a pele, olhos e boca.
Descarte a embalagem de forma segura, evitando contaminar o meio ambiente. A Moxidectina é tóxica para organismos aquáticos.
O solvente de Imidacloprida + Moxidectina pode interagir com certos-materiais, incluindo plásticos, couro, tecidos e superfícies-com acabamento. Por esta razão, recomenda-se deixar o animal sem coleira e roupinha até que o local da aplicação esteja seco, mantendo-o igualmente/afastado de móveis e tecidos delicados.
Após a aplicação do produto, remova as luvas e lave bem as mãos.
No caso de contato com a pele, lave o local imediatamente com água e sabão em abundância. Em casos muito raros, pessoas sensíveis podem manifestar reações cutâneas individuais (alergia, irritação, formigamento) após a manipulação do produto. No caso de contato direto com os olhos, lave-os imediatamente com água corrente. No caso da persistência dos sintomas cutâneos e oculares, ou no caso da ingestão acidental, procure o serviço médico de emergência, levando consigo a embalagem do produto.
Não aplique diretamente no conduto auditivo dos gatos.
As pulgas são hospedeiras intermediárias do cestódeo Dipylidium caninum, e na presença deste parasito, recomenda-se tratar o gato com Praziquantel, princípio ativo específico contra vermes chatos.
Imidacloprida + Moxidectina permanece ativo se o animal ocasionalmente molhar-se (como nadar ou tomar chuva) entre os tratamentos mensais. A exposição dos gatos à água logo após o tratamento pode reduzir a eficácia do produto. Recomenda-se primeiro banhar o animal, aplicando o produto em seguida, uma vez que o pelo e a pele estejam totalmente secos.
O uso intensivo de shampoos e sabonetes pode reduzir a duração da proteção contra pulgas. Nestes casos, recomenda-se a reaplicação do produto.
O intervalo mínimo para reaplicações, caso necessário, é de duas semanas. O uso profilático deste produto fica a critério do Médico Veterinário.
O produto pode ser usado seguramente em fêmeas em qualquer fase da gestação ou da lactação, em gatos jovens(a partir de nove semanas de idade) e idosos. O tratamento de animais fracos e debilitados deve ser criteriosamente avaliado pelo Médico Veterinário. Ao tratar animais criados em grupo, recomenda-se separá-los, não permitindo que lambam o produto aplicado sobre a pele dos companheiros.
A Imidacloprida apresenta-alta afinidade pelos receptores nicotinérgicos da acetilcolina nas regiões pós-sinápticas do sistema nervoso central dos insetos. A inibição da transmissão colinérgica interrompe a transmissão nervosa normal dos parasitas, resultando em paralisia e morte. Em razão da natureza fraca de sua afinidade pelos receptores dos mamíferos e pobre penetração da barreira hematoencefálica, a Imidacloprida apresenta atividade farmacológica mínima sobre os mamíferos.
A Moxidectina interage com os canais de cloro mediados pelo ácido y-aminobutírico (GABA) e glutamato, resultando na abertura dos canais de cloro nas junções pós-sinápticas, permitindo o influxo de íons e induzindo um estado de repouso irreversível. Isto acarreta paralisia flácida dos parasitos afetados, causando sua morte ou expulsão.
Devido às propriedades da fórmula, a Imidacloprida espalha-se por toda a superfície da pele do gato, matando pulgas e piolhos por contato, enquanto que a Moxidectina é absorvida pela pele do animal, proporcionando níveis plasmáticos eficazes contra ácaros e nematódeos.
Veterinária