Bula do Nimorazol
Princípio Ativo: Nimorazol
Nimorazol, para o que é indicado e para o que serve?
Nimorazol comprimidos está indicado no tratamento das infecções causadas por microrganismos sensíveis ao nimorazol, como Trichomonas vaginalis e Giardia lamblia.
Quais as contraindicações do Nimorazol?
Nimorazol é contra-indicado nas seguintes situações:
Hipersensibilidade ao nimorazol, a outros derivados nitroimidazólicos ou a qualquer componente da fórmula, doenças orgânicas ativas do sistema nervoso central, incluindo epilepsia, discrasias sanguíneas e função hepática prejudicada.
Como usar o Nimorazol?
É recomendável administrar Nimorazol junto com as refeições para evitar qualquer eventual desconforto gástrico. Caso uma dose de Nimorazol seja esquecida, administrá-la tão logo quanto possível, porém se estiver próximo do horário da dose seguinte, voltar a seguir o horário normal de tomadas. Não administrar duas doses juntas.
Tricomoníase urogenital
Na mulher e no homem dose única de 2 g (isto é, 4 comprimidos de uma só vez) ou dose fracionada de 2 comprimidos à noite e, no dia seguinte, 2 pela manhã e 2 à noite.
O tratamento simultâneo da mulher e do homem previne o aparecimento de reinfestações e promove melhores índices de cura. Os comprimidos devem ser tomados, de preferência, após as refeições.
Giardíase
1 comprimido de 500 mg, duas vezes ao dia, durante 2 dias.
O mesmo resultado terapêutico pode ser obtido em apenas 24 horas com 2 comprimidos de 500 mg, duas vezes ao dia.
Uso em Pacientes Idosos
Aos pacientes idosos aplicam-se todas as recomendações anteriormente descritas.
Dose Omitida
Caso o paciente esqueça de tomar Nimorazol no horário estabelecido, deve tomá-lo assim que lembrar.
Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, deve desconsiderar a dose esquecida e tomar a próxima. Neste caso, o paciente não deve tomar a dose duplicada para compensar doses esquecidas. O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Nimorazol?
Náusea, vômito, gosto metálico na boca, anorexia e diarreia, prurido, boca seca, cefaleia, vertigens, irritabilidade, coloração escura na urina. Podem ocorrer, mais raramente, reações anafiláticas, depressão, insônia.
Foram relatados casos de neuropatia sensorial periférica, com o uso de altas doses e/ou por tempo prolongado de tratamento com nimorazol, regredindo após a diminuição da posologia ou a suspensão do tratamento.
Leucopenia, reversível com a suspensão do tratamento.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Nimorazol maior do que a recomendada?
Os sintomas incluem vômito, náusea e ataxia. Não há antídoto específico, o tratamento consiste de terapia sintomática e de suporte.
Em caso de intoxicação, ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Nimorazol com outros remédios?
O nimorazol potencializa a ação de anticoagulantes (cumarina ou varfarina). Essa interação possível deve ser considerada quando da administração de Nimorazol a pacientes sob terapia anticoagulante.
Fármacos que ativam ou diminuem a atividade do sistema enzimático microssomal hepático interferem no nível plasmático de nimorazol.
Sob tratamento com nimorazol e pelo menos um dia após o término deste, bebidas alcoólicas ou qualquer preparação contendo álcool não devem ser consumidas. Náusea, vômito, cefaleia, além de outros sinais, podem ocorrer.
Nimorazol não deve ser associado ao dissulfiram.
Quais cuidados devo ter ao usar o Nimorazol?
Gerais
Evitar o consumo de álcool e preparações farmacêuticas que o contenham durante o tratamento com Nimorazol e no mínimo 1 dia após descontinuação da medicação.
Na prevenção de reinfecção da tricomoníase, proceder a tratamento concomitante com a do parceiro sexual.
No caso de aparecimento de sinais neurológicos anormais, o medicamento deve ser suspenso.
Nimorazol contém o corante amarelo de tartrazina, que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.
Uso durante a Gravidez
Nimorazol não é recomendado nos três primeiros meses da gestação.
Uso durante a Lactação
Nimorazol não é recomendado durante a amamentação.
Efeitos na Habilidade de Dirigir e Operar Máquinas
É pouco comum, mas algumas pessoas podem ter tonturas com Nimorazol, portanto, antes de dirigir veículos ou operar máquinas, é importante certificar que a atenção do paciente não está prejudicada.
Qual a ação da substância do Nimorazol?
Resultados de Eficácia
Nimorazol apresenta elevado índice de eficácia no tratamento da tricomoníase.
Estudos comparativos com placebo e outros agentes antiparasitários mostraram que Nimorazol apresenta eficácia no tratamento da giardíase.
Características Farmacológicas
Nimorazol é um medicamento a base de nimorazol, um derivado 5-nitroimidazol (4-[2-(5-Nitroimidazol-lil)etil]morfolina, um quimioterápico com ação efetiva antiprotozoário, principalmente contra Trichomonas vaginalis e Giardia lamblia. É rapidamente absorvido no trato gastrintestinal, sendo que os picos de concentração plasmática são alcançados 2 horas após administração do medicamento.
Fontes consultadas
- Bula do Profissional do Medicamento Naxogin®.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 15 de Março de 2023.