Bula do Papaver somniferum
Princípio Ativo: Papaver somniferum
Papaver somniferum, para o que é indicado e para o que serve?
Papaver somniferum é indicado como antiespasmódico, contra gases, dores estomacais e dores intestinais.
Quais as contraindicações do Papaver somniferum?
Papaver somniferum não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Papaver somniferum também não deve ser usado em pessoas com diarréia aguda ou em crianças menores de 12 anos.
O uso de Papaver somniferum não é recomendado durante a gravidez e lactação.
Como usar o Papaver somniferum?
O líquido deve ser ingerido por via oral.
Posologia do Papaver somniferum
Tomar diluído em água - 1ml = 20 gotas ou 1 gota = 0,05ml.
40 gotas, 3 vezes ao dia. Pode-se aumentar a quantidade de tomadas, desde que não se exceda 160 gotas diárias.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Papaver somniferum?
Em estudo pré-clínico realizado com o produto Papaver somniferum, os efeitos adversos encontrados foram de baixa intensidade e somente observados em doses acima do recomendado na posologia.
Em estudos clínicos, o produto Papaver somniferum foi bem tolerado e os efeitos adversos relacionados com a utilização do produto na posologia recomendada, consistiram de constipação intestinal, cefaléia, sonolência e flatulência.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Papaver somniferum com outros remédios?
As substâncias antidepressivas tais como os inibidores da monoaminoxidase (MAO) e antidepressivos tricíclicos, as anfetaminas e fenotiazina, podem aumentar os efeitos depressores.
Quais cuidados devo ter ao usar o Papaver somniferum?
O uso de Papaver somniferum não é recomendado durante a gravidez e lactação.
Também não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade à droga ou a seus componentes.
Categoria C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Este medicamento só deve ser utilizado por via oral.
Uso em pacientes idosos, crianças e outros grupos de risco
Papaver somniferum é bem tolerado por pacientes idosos e nas doses terapêuticas descritas na posologia, ainda não são conhecidas a intensidade e frequência das reações adversas ou efeitos colaterais relevantes.
Papaver somniferum não deve ser usado em pessoas com diarréia aguda ou em crianças menores de 12 anos.
Também não deve ser utilizado durante a gravidez, lactação e para pacientes com hipersensibilidade à droga ou a seus componentes.
Qual a ação da substância do Papaver somniferum?
Resultados de Eficácia
Até o momento não foram encontrados dados de porcentagem de cura ou prevenção do produto no uso como antiespasmódico, contra gases, dores estomacais e dores intestinais.
Características Farmacológicas
Farmacodinâmica
As ações terapêuticas do ópio são conhecidas há milhares de anos. O ópio contém, além da morfina, 25 alcalóides, mas somente alguns deles, incluindo morfina, codeína e papaverina, possuem ação farmacológica comprovada e utilidade na clínica.
Mesmo após o isolamento da morfina e dos demais constituintes presentes no ópio, preparações contendo extrato de ópio continuam ainda hoje a serem utilizadas, principalmente a tintura de ópio canforada, melhor conhecida como Papaver somniferum.
Essas preparações são empregadas principalmente nos distúrbios gastrointestinais e possuem vantagens em relação à morfina isolada. Além da morfina, o Papaver somniferum contém a papaverina que possui ação antiespasmódica.
As ações farmacológicas produzidas pelo produto Papaver somniferum, destacando-se seus efeitos analgésicos e a redução do trânsito gastrintestinal, certamente decorrem de uma ação sinérgica de seus principais constituintes, principalmente dos alcalóides papaverina, morfina e codeína.
A papaverina, devido as suas ações antiespasmódicas através da inibição de canais de cálcio, é um dos principais constituintes responsáveis pelas ações do produto Papaver somniferum. Estes resultados foram observados “in vivo” e confirmam que grande parte dos efeitos inibitórios sobre o trânsito gastrintestinal causado pelo produto Papaver somniferum, decorre da presença do alcalóide papaverina.
Finalmente, os efeitos antinociceptivos e antiespasmódicos do produto Papaver somniferum não parecem decorrer da ativação dos receptores opióides sensíveis a naloxona.
Farmacocinética
Ainda não foram encontrados dados conclusívos com relação a farmacocinêtica do Papaver somniferum.
Fontes consultadas
- Bula do Medicamento Elixir Paregórico.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 13 de Fevereiro de 2020.