Remédios e Pomadas para Queimaduras
(219)Preço
Tipo de receita
- Branca 2 vias (Antibiótico - Venda Sob Prescrição Médica mediante Retenção da Receita)
- Isento de Prescrição Médica
- Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
- Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
- Branca 2 Vias (Antibiótico - Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
Classe terapêutica
- Antibióticos Tópicos
- Aminoglicosídeos
- Todos Outros Produtos Para Tratamento De Feridas
- Corticoesteróides Tópicos Puros
- Soluções de Cloreto Sódio Com Carbohidrato
- Anestésicos Locais Tópicos
- Antibióticos Tópicos E/Ou Sulfonamidas
- Soluções De Proteinas >5%
- Diuréticos De Alça Puros
- Anti-Septicos Ginecológicos
Forma farmacêutica
- Pomada dermatológica
- Creme dermatológico
- Solução injetável
- Solução dermatológica (spray)
- Comprimido
- Gel
- Creme ginecológico
- Pasta
- Solução
- Solução tópica
Categoria
- Queimaduras
- Medicamentos
- Antibióticos
- Feridas
- Quelóides e Cicatrizantes
- Acne
- Aparelho Respiratório
- Meningite
- Aparelho Digestivo
- Dermatites
Dosagem
- 10mg/g
- 5mg/g + 250UI/g
- 40mg/mL
- 10mg/mL
- 2mg/g
- 50mg/g
- 1U/g + 666U/g + 10mg/g
- 50mg/mL + 9mg/mL
- 9mg/mL + 50mg/mL
- 0.6U/g
Marca
- BellaPhytus
Fabricante
- Laboratório Cristália
- Santisa
- Prati-Donaduzzi
- Cosmed
- Teuto
- EMS
- Nativita Farmacêutica
- Belfar
- Fresenius Kabi
- União Química
Princípio ativo
- Sulfato de Neomicina + Bacitracina Zíncica
- Sulfadiazina de Prata
- Sulfato de Gentamicina
- Acetato de Hidrocortisona
- Glicose + Cloreto de Sódio
- Albumina Humana
- Colagenase
- Lidocaína
- Nitrofural
- Fibrinolisina + Desoxirribonuclease + Cloranfenicol
Tipo do medicamento
- Similar
- Genérico
- Biológico
- Novo
- Similar Intercambiável
- Específico
- Referência
- Outros
Quantidade
- 30 g
- 15 g
- 10 g
- 50 g
- 1 mL
- 20 g
- 50 mL
- 2 mL
- 25 g
- 20 mL
Tudo sobre Queimaduras
Não é só pelo contato direto com fogo que se acontece uma queimadura, ela também pode ser causada pelo frio, por encostar em uma superfície muito quente, tocar em líquidos extremamente quentes como água, óleo e metais derretidos ou até mesmo fluídos químicos.
E inclusive, alguns produtos químicos além de serem combustíveis, podem causar queimadura por toque.
Existem 3 tipos de queimadura que variam de forma crescente pela gravidade do acidente e do estado do paciente queimado. Ela pode gerar, bolhas, feridas expostas na pele, febre e dor extrema ou pode ser leve, causando apenas vermelhidão e incômodo na região.
Quando você presenciar uma situação de queimadura grave, procure chamar uma ambulância imediatamente, preferencialmente discando o 193 que é o número de emergência dos bombeiros.
Só um socorrista especializado pode realizar os primeiros socorros e o transporte correto da pessoa queimada.
Outra forma de queimadura muito comum é a ocasionada pelos raios solares. Em dias de sol muito forte é de suma importância proteger o corpo, seja com protetor solar, usando as famosas "sombrinhas" para andar na rua, protegendo a cabeça e o rosto com chapéus e bonés.
A queimadura solar pode causar danos mais severos do que muita gente imagina. Se queimar pelo sol vai muito além de apenas ficar com a pele "vermelhinha".
Isso porque ele pode causar um problema chamado insolação, que é quando o corpo chega a uma temperatura maior que 40ºC e não consegue ser resfriado com o próprio suor, e se não tratada com urgência pode ser um risco de vida.
Num geral, para evitar qualquer tipo de queimadura basta se manter longe da exposição solar, manusear com cuidado as panelas na hora de cozinhar e também ferramentas térmicas de beleza como chapinhas e babyliss.
Na hora do churrasquinho sagrado de domingo, também se atente na hora de acender o fogo, isso também serve para lareiras e fogueiras de festa.
Continuando a leitura, você encontra respostas para algumas dúvidas que também podem ser as suas. Vamos lá?
Quais são os graus de queimaduras e suas características?
Os acidentes envolvendo queimaduras podem ser classificados em 3 níveis dependendo da gravidade. Veja a seguir como distinguir cada um:
- Queimadura de 1º grau: esse tipo de ferimento ocasiona lesões superficiais, o que leva a vermelhidão, ardência e na fase de cicatrização causa coceira, não chega a ter formação de bolhas e não se faz necessário atendimento médico, já que pode melhorar em até 1 semana;
- Queimadura de 2º grau: na lesão de segundo grau, o ferimento pode ser mais doloroso, pois é quando a pele superficial cede e a queimadura atinge outras camadas de tecido, deixando-a exposta e com bolhas;
- Queimadura de 3º grau: a queimadura de nível 3 é a mais severa, pois dependo da gravidade do acidente, ela corrói os tecidos e podendo até mesmo expor os ossos. Nesse caso, a cicatrização é complexa e o paciente pode ficar internado por meses.
Como saber se a queimadura é grave?
Sabendo sobre os níveis de gravidade das queimaduras citadas acima, observe os sintomas e a extensão da lesão, se a pele ficou muito machucada, se há dor intensa e bolhas, o paciente deve procurar o pronto socorro imediatamente.
Por que as queimaduras fazem bolhas na pele?
Principalmente quando a queimadura é com água ou óleo quente, a pele vai ser literalmente fritada, isso ocorre porque as primeiras camadas da pele se descolam, formando um líquido debaixo dessa pele descolada, que quando se estouraram, deixam outra camada de pele exposta.
Não estoure uma bolha de queimadura sozinho, apenas com auxílio médico, pois as bactérias da superfície da pele e do ambiente podem contaminar o ferimento. Caso a bolha estoure espontaneamente, busque um auxílio médico para melhor avaliação e prescrição de pomadas e tratamentos para o ferimento.
O que não se deve fazer em caso de queimadura?
Aplicar soluções caseiras como pasta de dente, pó de café, mistura de ervas e outros, não vão ajudar na melhora da queimadura e ainda podem piorar o quadro.
Isso porque nenhum desses produtos é indicado para essa finalidade, se você está com uma queimadura pequena e simples de 1º grau, apenas molhe o local com água corrente em temperatura ambiente por alguns minutos.
Pode cobrir a queimadura?
Não! Principalmente em queimaduras de segundo e terceiro grau.
Isso porque o tecido utilizado na cobertura pode grudar na pele ferida, e quando o paciente chegar ao hospital, os médicos vão precisar removê-lo e isso causará uma dor intensa na pessoa ferida.
E esta recomendação também vale para peças de roupa, em especial aquelas que ficam mais justas no corpo.
Por que a queimadura dói tanto?
A dor da queimadura é um mecanismo de defesa do corpo em que as terminações nervosas do local afetado notificam o cérebro de que algo errado está acontecendo.
Quando ocorre uma queimadura, a dor é instantânea, e isso é o que gera o incômodo que faz o paciente tomar providências necessárias para combater a dor.