Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Robenacoxibe

Princípio Ativo: Robenacoxibe

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 30 de Agosto de 2022.

Robenacoxibe, para o que é indicado e para o que serve?

Robenacoxibe é indicado para o tratamento e alívio da dor e inflamação associadas à osteoartrite e às cirurgias de tecidos moles em cães. A segurança de Robenacoxibe comprimidos palatáveis não foi estabelecida em cães com menos de 2,5 kg de peso corporal ou abaixo de 3 meses de idade.

Quais as contraindicações do Robenacoxibe?

A segurança do Robenacoxibe não foi estabelecida em cães pesando menos que 2,5 kg ou abaixo de 3 meses de idade.

Não administrar em animais que sofram de úlceras gastrointestinais ou com doenças hepáticas.

Não administrar em casos de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer dos excipientes.

Não administrar em animais prenhes ou lactantes, uma vez que a segurança de uso de Robenacoxibe não foi testada nessas condições.

Como usar o Robenacoxibe?

Administrar por via oral.

Não administrar com alimentos, uma vez que a eficácia de Robenacoxibe foi melhor demonstrada sem alimentos ou pelo menos 30 minutos antes ou após a refeição. Robenacoxibe comprimidos palatáveis é ingerido voluntariamente pela maioria dos cães. Os comprimidos não devem ser divididos ou quebrados.

Para o tratamento e alívio da dor e inflamação associadas à osteoartrite em cães

Robenacoxibe deve ser administrado por via oral, na dose de 1 mg/kg de peso vivo (é aceitável uma variação de administração de 1 mg/kg a 2 mg/kg), uma vez ao dia no mesmo horário. A resposta clínica é normalmente observada em uma semana. O tratamento deve ser descontinuado após 10 dias, se melhoras clínicas não estiverem aparentes.

Para tratamentos prolongados, uma vez que a resposta clínica seja observada, a dose de Robenacoxibe pode ser ajustada para a menor dose eficaz, refletindo que o grau de dor e inflamação associado à osteoartrite pode variar ao longo do tempo. Monitoramento regular deve ser realizado pelo veterinário responsável pelo tratamento.

Para o tratamento e alívio da dor e inflamação associadas aos procedimentos de tecidos moles em cães

Robenacoxibe pode ser administrado no pós-operatório uma vez ao dia, na mesma dose indicada para osteoartrite (1-2 mg/kg) por até 14 dias.

Abaixo, indicação de dose mínima de 1 mg/kg (variando de 1-2 mg/kg):

Peso corporal (kg) Número de comprimidos
5 mg 10 mg 20 mg 40 mg
2,5 kg a < 5,0 kg 1 comprimido - - -
5,0 kg a < 10,0 kg - 1 comprimido - -
10,0 kg a < 20,0 kg - - 1 comprimido -
20,0 kg a < 40,0 kg - - - 1 comprimido
40,0 kg a < 80,0 kg - - - 2 comprimidos

Robenacoxibe também pode ser administrado por via oral no período perioperatório na dose de 2-4 mg/kg por até 3 dias consecutivos (por exemplo, administrar a primeira dose oral aos cães aproximadamente 45 minutos antes da cirurgia e administrar por mais 2 dias).

Peso corporal (kg) Número de comprimidos
10 mg 20 mg 40 mg
2,5 kg a < 5,0 kg 1 comprimido - -
5,0 kg a < 10,0 kg - 1 comprimido -
10,0 kg a < 20,0 kg - - 1 comprimido
20,0 kg a < 40,0 kg - - 2 comprimidos
40,0 kg a < 80,0 kg - - 4 comprimidos

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Robenacoxibe?

Reações adversas relacionadas ao trato digestivo são comumente reportadas, mas na maioria dos casos foram leves e os animais se recuperaram sem a necessidade de tratamento. Vômitos e alterações nas fezes são ocorrências muito comuns, diminuição do apetite e diarreia são comuns e ocorrência de sangue nas fezes é incomum.

Em cães tratados por até duas semanas não foi observado aumento nas atividades de enzimas hepáticas. Entretanto, com tratamentos prolongados, é comum encontrar aumento na atividade das enzimas hepáticas. Na maioria dos casos, as atividades de enzimas hepáticas estabilizam ou diminuem com a continuação do tratamento. Aumento na atividade das enzimas hepáticas associado com anorexia, apatia ou ocorrência de vômitos é pouco frequente. Em casos muito raros, a letargia pode ser observada.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Robenacoxibe com outros remédios?

Não administrar concomitantemente com outras drogas anti-inflamatórias não esteroidais (AINEs) ou com corticosteroides, medicamentos normalmente utilizados no tratamento da dor, inflamação e alergias.

Quais cuidados devo ter ao usar o Robenacoxibe?

Uso exclusivamente veterinário.

Precauções para o uso em animais

Cuidados especiais devem ser tomados quando administrar o produto em cães com funções cardíaca ou renal comprometidas ou desidratados, hipovolêmicos ou hipotensos. Se o uso não puder ser evitado, esses animais devem receber fluidoterapia e monitoramento constante.

O produto deve ser utilizado sob monitoramento veterinário estrito em casos de risco de ulceração gastrintestinal ou se o animal apresentou previamente intolerância a outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs).

Antes da administração de qualquer AINE, é aconselhável a realização de exame físico e testes laboratoriais, para se estabelecer os parâmetros pré-tratamento. Para tratamentos prolongados, enzimas hepáticas devem ser monitoradas no início do tratamento, ex.: após 2, 4 e 8 semanas. É recomendado seguir com monitoramento regular, ex.: a cada 3-6 meses.

O tratamento deve ser descontinuado se a atividade das enzimas hepáticas aumentarem consideravelmente ou se o cão apresentar sinais clínicos como anorexia, apatia ou vômito em combinação com enzimas hepáticas elevadas.

Qual a ação da substância do Robenacoxibe?

Robenacoxibe comprimidos para cães possui o mesmo princípio ativo de Robenacoxibe Injetável, permitindo a transição e continuação do tratamento do animal da clínica para casa, com segurança e praticidade, ao fornecer uma opção que pode ser administrada pelo tutor, sem necessidade de intervalo de dias entre o uso do injetável para o comprimido.

Robenacoxibe é um anti-inflamatório não esteroidal, que inibe seletivamente a enzima cicloxigenase 2 (COX-2), a qual é responsável pela dor, inflamação ou febre. A enzima cicloxigenase 1 (COX-1), que é responsável pelas funções de proteção do trato digestivo e rins, não é inibida pelo Robenacoxibe.

Coxib é altamente seletivo para cães (140x mais seletivo).

  • Rapidamente absorvido pela circulação sanguínea. Logo as concentrações máximas são atingidas de maneira veloz.
  • Rapidamente eliminado do sangue, poupando órgãos de elevada perfusão da exposição prolongada a seu ativo.
  • Persiste por mais tempo e em concentrações mais altas no sítio da inflamação em vez de no sangue, possibilitando a administração em dose única diária com eficácia e segurança.

Fontes consultadas

Doenças relacionadas

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 30 de Agosto de 2022.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 30 de Agosto de 2022.

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.