Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 19 de Outubro de 2020.

Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora, para o que é indicado e para o que serve?

Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora é indicado no tratamento sintomático de dores localizadas em articulações e músculos decorrentes de contusões, entorses, torcicolos, câimbras, espasmos e traumatismos. Indicado no tratamento sintomático da nevralgia.

Quais as contraindicações do Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora?

Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos de idade.

Como usar o Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora?

Antes do uso, bater levemente a bisnaga em superfície plana e macia com tampa virada para cima, para que o conteúdo do produto esteja na parte inferior da bisnaga e não ocorra desperdício ao se retirar a tampa.

Massagear levemente o local afetado, durante 1 ou 2 minutos, até provocar uma leve vermelhidão (hiperemia), uma a duas vezes ao dia (de 12 em 12 horas). Aguardar total absorção do produto.

Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora não se destina ao uso oftálmico, oral ou intravaginal.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora?

Os eventos adversos de Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora são apresentados em frequência decrescente a seguir:

  • Comuns, > 1/100 e < 1/10 (>1% e < 10%): sensação de queimação na pele.
  • Incomuns > 1/1.000 e < 1/100 (> 0,1% e < 1%): irritação na pele.
  • Raros > 1/10.000 e < 1/1.000 (> 0,01% e < 0,1%): úlcera de pele.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora com outros remédios?

Até o momento, não foram avaliadas sistematicamente as potenciais interações medicamentosas entre Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora e outras drogas.

Quais cuidados devo ter ao usar o Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora?

Categoria de risco na gravidez C: Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora destina-se exclusivamente para uso externo e não deve ser utilizado sobre feridas ou lesões abertas. Caso ocorra desenvolvimento de irritação ou hipersensibilidade com o uso de Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora, o tratamento deverá ser interrompido e deve ser instituída terapia apropriada.

Em crianças, a ingestão acidental de Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora pode provocar sintomas de toxicidade por cânfora, que incluem náuseas, vômitos, sensação de queimação oral e intestinal e cefaleia de cinco a quinze minutos após a ingestão. Sintomas mais graves, tais como confusão, vertigem, taquicardia, tremores e alucinações são improváveis, pois todo o conteúdo da bisnaga contém um total de apenas 200mg de cânfora.

Como não há antídotos para a toxicidade por cânfora, deve-se proceder ao tratamento de suporte. Xarope de ipeca não deve ser utilizado para indução do vômito pelo risco de aspiração. Lavagem gástrica ou carvão ativado podem ser utilizados.

Qual a ação da substância do Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora?

Resultados de Eficácia


Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora contém em sua formulação salicilato de metila e cânfora. O salicilato de metila é um derivado do ácido salicílico que apresenta ação irritante sobre a pele, sendo utilizado topicamente em preparações rubefacientes para promover o alívio de dores musculoesqueléticas, articulares e tecidos moles.1 A redução tanto de artralgia como de dor muscular de início tardio induzida por exercício já foi demonstrada após aplicação tópica de ésteres de salicilato e de salicilato de metila.2,3 Uma revisão
sistemática da eficácia de rubefacientes tópicos, contendo salicilatos para o tratamento da dor aguda, avaliou três estudos placebos-controlados e evidenciou que a taxa média de resposta ao tratamento (porcentagem de pacientes com pelo menos 50% de alívio da dor) foi 67% (variação de 25% a 90%). A taxa média de resposta ao placebo foi de 18% (variação de 0% a 59%). O tratamento com os compostos contendo salicilato foi significantemente melhor que o placebo (benefício relativo = 3,6; IC de 95% de 2,4 a 5,6).4

Referências bibliográficas:

1. Martindale: the complete drug reference: Methyl salicylate. London: Pharmaceutical Press. Electronic version, 2014.
2. Politino V, Smith SL, Waggoner WC. A clinical study of topical 10% trolamine salicylate for relief or delayed onset exercise induces arthralgia/myalgia. Curr Ther Res. 1985;38(2):321-27.
3. Hill JM, Sumida KD. Acute effect of two topical counterirritant creams on pain induced by delayed onset muscle soreness. J Sport Rehabil. 2002; 11(3):202-8.
4. Mason L, Moore RA, Edwards JE, et al. Systematic review of efficacy of topical rubefacients containing salicylates for the treatment of acute and chronic pain. BMJ. 2004;328(7446):995.

Características Farmacológicas


O salicilato de metila presente na formulação de Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora é um agente irritante que determina o alívio da dor estimulando receptores cutâneos que induzem sensações térmicas e algumas vezes, prurido. Essas sensações cutâneas diminuem a sensação de dor profunda em músculos, articulações e tendões, que estão distantes da superfície da pele onde esses compostos foram aplicados. Desta forma, a dor profunda é indiretamente aliviada. Um estudo de absorção percutânea de salicilato de metila revelou que aproximadamente 12 a 20% do salicilato aplicado na pele é absorvido para a circulação sistêmica. A menor taxa de absorção foi detectada após aplicação nos membros inferiores, possivelmente pela menor quantidade de folículos pilosos e pelo extrato córneo ser mais espesso. Os autores do estudo concluíram que a aplicação tópica resultou em baixas concentrações plasmáticas de salicilato de metila e que a utilidade dessas preparações é limitada aos seus efeitos locais.

A cânfora na concentração presente na formulação de Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora deprime os receptores cutâneos e é utilizada como agente analgésico e promove um aquecimento no local afetado (ação rubefaciente).

O óxido de zinco tem uma leve ação de proteção sobre a pele.

O início de ação é praticamente imediato. Salicilato de Metila + Óxido de Zinco + Bálsamo do Peru + Atropa belladonna + Cânfora alivia a dor por um período de seis a doze horas.

Fontes consultadas

  • Bula do Profissional do Medicamento Calminex® H.

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 19 de Outubro de 2020.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 19 de Outubro de 2020.

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.