Bula do Sulfato de Magnésio + Ácido Cítrico + Bicarbonato de Sódio
Sulfato de Magnésio + Ácido Cítrico + Bicarbonato de Sódio, para o que é indicado e para o que serve?
Sulfato de Magnésio + Ácido Cítrico + Bicarbonato de Sódio é indicado como antiácido, para alívio da azia, dispepsia e excesso de acidez gástrica, e como laxante, para alívio da constipação.
Quais as contraindicações do Sulfato de Magnésio + Ácido Cítrico + Bicarbonato de Sódio?
Este medicamento é contraindicado para pacientes com história de hipersensibilidade a quaisquer componentes da fórmula.
Como usar o Sulfato de Magnésio + Ácido Cítrico + Bicarbonato de Sódio?
Como antiácido
O paciente deve dissolver o conteúdo de 1 envelope (5 g) de Sulfato de Magnésio + Ácido Cítrico + Bicarbonato de Sódio em um copo pequeno de água (200 mL), esperar completar a efervescência e beber de uma vez, podendo repetir até 4 vezes ao dia, não excedendo a dose máxima diária de 20g.
Como laxante
O paciente deve dissolver o conteúdo de 2 envelopes (10 g) de Sulfato de Magnésio + Ácido Cítrico + Bicarbonato de Sódio em um copo pequeno de água (200 mL), esperar completar a efervescência e beber de uma vez, antes do café da manhã ou à noite, antes de dormir.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Sulfato de Magnésio + Ácido Cítrico + Bicarbonato de Sódio?
Este medicamento é em geral bem tolerado, se utilizado nas doses recomendadas. Entretanto, o uso prolongado pode ocasionar diarréia e, caso o paciente sofra de insuficiência renal severa, sintomas de hipermagnesemia (tais como náusea, vômito, vermelhidão da pele, sede, hipotensão, sonolência, confusão mental, fala arrastada, fraqueza muscular, bradicardia, coma e infarto).
A hipermagnesemia pode levar a uma queda nos níveis séricos de cálcio decorrente da supressão do paratormônio (EJIFCC, 1999), mas o magnésio é de duas a três vezes menos potente na geração desse efeito do que o próprio cálcio (FELSENFELD, A.J., et al. 2015) e está mais associado a um problema renal severo (AUGUS, Z.S., et al. 1982). Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Sulfato de Magnésio + Ácido Cítrico + Bicarbonato de Sódio maior do que a recomendada?
Doses excessivas deste medicamento podem provocar diarréia. Pessoas com disfunção renal, ao tomar quantidades excessivas deste medicamento, poderão desenvolver hipermagnesemia e hipocalcemia.
Nestes casos, o médico deverá ser consultado para tratamento dos sintomas e suporte adequado.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Sulfato de Magnésio + Ácido Cítrico + Bicarbonato de Sódio com outros remédios?
O sulfato de magnésio pode interferir com a absorção de tetraciclina, e a alcalinização da urina pode alterar a excreção de drogas sensíveis ao pH.
Quais cuidados devo ter ao usar o Sulfato de Magnésio + Ácido Cítrico + Bicarbonato de Sódio?
Pacientes com insuficiência renal, problemas cardíacos, hipertensos, pacientes grávidas ou amamentando devem consultar o médico antes de utilizar este medicamento. O uso frequente, em pacientes que necessitam de uma dieta restrita em sódio, deve ser evitado. Pacientes que necessitam deste medicamento como laxante diariamente, ou sintam dores abdominais persistentes, devem consultar o médico.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
Qual a ação da substância do Sulfato de Magnésio + Ácido Cítrico + Bicarbonato de Sódio?
Resultados de Eficácia
O sulfato de magnésio possui efeito laxativo descrito em literatura (Goodman & Gilman’s (online, 2013), Remington 21th Edition).
O bicarbonato de sódio proporciona efervescência e tem seu uso tradicionalmente reconhecido como antiácido (Goodman & Gilman’s, 2006 e Martindale 32ª edição).
O Bicarbonato de Sódio e Ácido Cítrico apresentam mecanismo de ação antiácido, proporcionando alívio rápido ao neutralizar o ácido gástrico1-3, que está frequentemente associado a azia e má digestão.
Referências:
1. HENDERSON, Robert P., PRINCE, Valerie T., Heartburn and dyspepsia. In: BERARDI, Rosemary. Handbook of Non-prescription Drugs: An interactive approach to self-care. 14Ed. Universidade de Chicago: American Pharmaceutical Association, 2004. 1370 p., cap. 15, 320-321p;
2. WALLACE, J.L., SHARKEY, K.A. Farmacoterapia da acidez gástrica, úlceras pépticas e doença do refluxo gástrico. In: BRUNTON, L.L. Goodman & Gilman: As Bases Farmacológicas da Terapêutica. 12Ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2012. 2079p., cap. 45, 1315p;
3.HUNT, J.N., KNOX, M.T. The effect of citric acid and its sodium salts in test meals on the gastric outputs of acid and of chloride. J Physiol, 1973, 230:171-184.).
Características Farmacológicas
O sulfato de magnésio não é facilmente absorvido pelo instestino e age como um purgativo salino. Os íons de magnésio provocam a secreção no intestino de colecistoquinina, favorecendo o acúmulo intraluminal de água e eletrólitos. O Sulfato de Magnésio + Ácido Cítrico + Bicarbonato de Sódio apresenta ação local gastrointestinal. Cerca de 10% do íon magnésio é absorvido quando ingerido por indivíduos saudáveis. O magnésio absorvido é excretado pelo sistema renal.
Fontes consultadas
- Bula do Profissional do Medicamento Sal de Andrews.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 13 de Abril de 2022.