Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Tiabendazol + Neomicina + Dexametasona

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 17 de Outubro de 2022.

Tiabendazol + Neomicina + Dexametasona, para o que é indicado e para o que serve?

Tiabendazol + Neomicina + Dexametasona produz quatro efeitos terapêuticos básicos: anti-inflamatório, antipruriginoso, antibacteriano e antifúngico.

É indicado para o tratamento, em cães e gatos, de infecções cutâneas e otite externa, de natureza pruriginosa ou supurada, causa por: 

  • Bactérias: Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Pseudomonas aerugionosa, Eschrichia coli e Salmonella typhimurium.
  • Agentes micóticos (fungos): Microsporum canis, Microsporum gypseum, Trichophyton mntagrophytes.

Quais as contraindicações do Tiabendazol + Neomicina + Dexametasona?

Não aplicar o produto em animais hipersensíveis à neomicina.

Não aplicar o produto em animais que apresentem quadro de tímpano perfurado.

Recomenda-se não misturar o produto com outros produtos administrados na mesma via de aplicação.

Deve-se evitar o uso do produto com outro produto antimicrobiano pela possibilidade de interação medicamentosa, além dos procedimentos visando evitar a ocorrência de resistência antimicrobiana.

Como usar o Tiabendazol + Neomicina + Dexametasona?

  • Infecções cutâneas: aplicar 2 a 4 gotas da solução para cada 6,5 cm2 de área afetada, 2 vezes ao dia, durante 7 dias.
  • Otite externa: instilar 5 a 15 gotas de solução em cada ouvido afetado, 2 a 3 vezes ao dia. A duração do tratamento fica a critério do Médico Veterinário e depende da gravidade do caso.

Antes da aplicação do produto, realizar a limpeza do canal auditivo retirando o cerume, o material purulento e possíveis corpos estranhos, bem como possíveis crostas.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tiabendazol + Neomicina + Dexametasona?

No tratamento prolongado pode aparecer irritação cutânea.

Nos animais sensíveis à neomicina pode surgir eritemas cutâneos, que podem persistir de 24 a 48 horas. Neste caso, recomenda-se que a frequência das aplicações seja diminuída podendo ser interrompida, a critério do Médico Veterinário.

Podem ocorrer casos de hipersensibilidade aos componentes do produto, que devem ser tratados prontamente. São relatadas outras em animais: febre, edema de glote, dermatites e erupção cutâneas, prostração e outras reações locais e gerais.

Recomenda-se comunicar o Médico Veterinário com urgência, tomando-se a precaução de levar a embalagem e a bula do produto.

Qual a ação da substância do Tiabendazol + Neomicina + Dexametasona?

Farmacocinética

Produto de uso externo (tópico), não havendo absorção sistêmica por parte do animal.

O produto age apenas sobre os agentes etiológicos (fungos e bactérias).

Farmacodinâmica

Mecanismo de ação, nos agentes etiológicos, de cada um dos componentes da formulação:

  • Tiabendazol: como os demais benzimidazóis, reduz a tomada da glicose e aminoácidos, pelo parasita, e diminui a síntese de vários componentes celulares.
  • Neomicina: bactericida "in vitro". Seu mecanismo de ação, a exemplo dos demais antibióticos, inibe a síntese proteica becteriana, por fixação da peptidil tranferase.
  • Dexametasona: ação anti-inflamatória e analgésica local. Possui efeitos no sistema nervoso central. Sua ação se dá pela inibição da ciclo-oxigenase.
     

Fontes consultadas

  • Folheto Informativo do Medicamento Veterinário Otodermin.

Doenças relacionadas

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 17 de Outubro de 2022.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 17 de Outubro de 2022.

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.