Bula do Tricit
Princípio Ativo: Citrato de Sódio
Classe Terapêutica: Soluções Para Hemodiálise
Tricit, para o que é indicado e para o que serve?
Tricit (citrato de sódio di-hidratado) é indicado para anticoagulação (evita formar trombos) no sistema de filtração de sangue, durante as terapias de substituição renal contínuas (tipo de hemodiálise que é feitas sem interrupção, utilizada em pacientes que estão em estado crítico).
Como o Tricit funciona?
O medicamento atua através da formação de complexos com o cálcio ionizado (que é um íon existente no sangue, que forma os trombos na circulação) no circuito da máquina de hemodiálise, evitando-se assim a coagulação do sangue e a interrupção do tratamento.
Quais as contraindicações do Tricit?
O medicamento não deve ser utilizado caso haja história de hipersensibilidade (alergia) a qualquer componente da fórmula.
Além disso, para que seja um uso seguro e durante este tipo de hemodiálise/hemofiltração contínua, é necessário o monitoramento de alguns exames de sangue, como de íons e de equilíbrio entre ácidos e base.
Pacientes com insuficiência do fígado grave não devem utilizar este medicamento.
Como usar o Tricit?
Este medicamento deve ser usado apenas sob prescrição médica, em ambiente hospitalar, de uso extracorpóreo, durante a terapia de substituição renal contínua (tipo de diálise sanguínea ou filtração sanguínea contínua em pacientes críticos). Os parâmetros da infusão, como o fluxo, e o ajuste que deve ser necessário de acordo com os níveis de cálcio ionizado, sódio, bicarbonato, devem ser monitorados pela equipe médica e de enfermagem especializada em neste tipo de terapia.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando me esquecer de usar o Tricit?
Este medicamento deve ser utilizado em ambiente hospitalar, sob prescrição médica. Não está sujeito à manipulação do paciente.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.
Quais cuidados devo ter ao usar o Tricit?
Este medicamento não deve ser infundido diretamente nos vasos sanguíneos do paciente, sendo administrado no circuito do aparelho de hemodiálise/hemofiltração. Além disso, deve haver vigilância rigorosa de vários testes no sangue e no sistema de diálise.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tricit?
Os riscos relacionados ao uso deste medicamento são:
- Hipocalcemia (diminuição de cálcio no sangue), hipernatremia (aumento de sódio no sangue), alcalose metabólica (aumento de bicarbonato no sangue), acidose metabólica (aumento da acidez do sangue). Os sintomas associados a essas alterações, e potencialmente passíveis de ocorrer, são câimbras, espasmos musculares, formigamento, sudorese; confusão mental, hiperreflexia (aumento dos reflexos dos músculos e tendões). Tais alterações devem ser monitoradas através de exames laboratoriais periódicos ao longo da Terapia de Substituição Renal Contínua.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Apresentações do Tricit
Solução 40 mg/mL (4000 mg/100mL)
Embalagem contendo 1, 2, 3 ou 4 bolsas plásticas com 3000 mL.
Via extracorpórea - não injetável.
Uso adulto e pediátrico.
Sistema fechado Medflex®.
Isento de PVC e látex.
Solução estéril e apirogênica.
Qual a composição do Tricit?
Cada mL da solução contém:
Citrato de sódio di-hidratado | 40 mg |
Excipientes q.s.p. | 1 mL |
Excipientes: ácido cítrico e água para injetáveis.
A solução contém em mmol/L por litro:
Sódio (Na+) | 408 mmol/L |
Citrato (C6H5O73- ) | 136 mmol/L |
pH: 6,4 – 7,5.
Osmolaridade: 366 mOsm/L.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Tricit maior do que a recomendada?
Caso haja administração excessiva deste medicamento, pela equipe de saúde, os níveis de cálcio, sódio, bicarbonato, assim como de citrato sanguíneo devem ser prontamente avaliados e corrigidos. Simultaneamente, deve haver um ajuste do fluxo do medicamento e avaliação para interrupção do mesmo.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tricit com outros remédios?
Não há descrição de interação medicamentosa desta solução com outros medicamentos. A mesma não deve ser aditivada, e só pode ser utilizada em Terapias de Substituição Renal isentas de citrato de sódio e isentas de cálcio.
Qual a ação da substância do Tricit?
Resultados de Eficácia
Estudo prospectivo randomizado incluiu 103 pacientes com lesão renal aguda em um hospital da Suíça, com objetivo de comparar a anticoagulação utilizada na TSRC (no caso, hemodiafiltração contínua)1. Do total, 54 receberam citrato como anticoagulante e 49 receberam heparina não fracionada. Os grupos eram semelhantes em características demográficas e também nas patologias associadas, e a solução dialisante/solução de reposição utilizada não continha citrato. A mortalidade e a duração da TSRC foram discretamente maiores no grupo da heparina, embora a diferença não tenha sido estatisticamente significativa. Porém, a duração do filtro foi significativamente maior no grupo do citrato; além disso, nesse grupo não houve nenhum episódio de sangramento entre os pacientes, comparado com 5 casos no grupo da heparina1 .
Outro estudo prospectivo randomizado separou 46 pacientes candidatos a TSRC (no caso, hemodiafiltração) em dois grupos, um com anticoagulação sistêmica com heparina (26 pacientes) e outro com anticoagulação regional com citrato trissódico (20 pacientes)2. Houve maior duração do filtro de diálise no grupo do citrato, e maior número de coágulos formados no grupo da heparina. Não houve diferença no mortalidade entre os dois grupos, e em relação aos eventos adversos, houve maior número de sangramento no grupo da heparina (16 episódios, sendo a maior parte sangramento gastrintestinal versus 3 episódios no grupo do citrato - um paciente com sangramento gastrintestinal e dois com Insuficiência Cardíaca Congestiva que apresentaram anemia e precisaram de transfusão sanguínea). O custo do tratamento utilizando heparina foi quase 40% maior no grupo que utilizou heparina em comparação ao grupo que utilizou citrato, especialmente devido ao hemofiltro2.
Estudo prospectivo randomizado conduzido no Canadá, em duas Unidades de Terapia Intensiva, de dois diferentes hospitais3. Trinta e um pacientes com indicação para TSRC (no caso, hemodiafiltração, utilizando o mesmo tipo de filtro em todos os casos), sem contraindicação para anticoagulação, receberam citrato trissódico ou heparina não fracionada. A duração do hemofiltro foi significativamente maior no grupo que utilizou citrato, quando comparado com heparina - houve maior incidência de formação de trombos no sistema e no filtro no grupo da heparina. Não houve casos de hemorragia dentre os pacientes expostos ao citrato, mas houve sete casos no grupo da heparina. O estudo foi interrompido prematuramente devido a maior segurança relacionada ao grupo do citrato.
Revisão Sistemática de estudos controlados e randomizados sobre a eficácia da anticoagulação regional com citrato foi realizada4, envolvendo 658 sessões de diálise contínua. Os desfechos avaliados foram duração do filtro de diálise, sangramento, alterações metabólicas e mortalidade. O estudo mostrou que a anticoagulação regional com citrato é eficaz na redução do número de trombos e na manutenção da dialisância do filtro de diálise, assim como na diminuição do risco de sangramento. Ainda, concluiu que é seguro se a vigilância em relação ao equilíbrio ácido base e eletrólitos for rigorosa. Em virtude da heterogeneidade dos estudos incluídos, não pode concluir acerca da mortalidade quando comparado a heparina.
Estudo prospectivo conduzido em um hospital universitário na Holanda incluiu crianças abaixo de 15Kg admitidas na Unidade Pediátrica de tratamento intensivo, com diferentes indicações para Terapia de Substituição Renal Contínua (no caso, todos hemodiafiltração veno-venosa contínua), e comparou o uso de solução de citrato pré filtro (numa dose de 3mmol/L de fluxo sanguíneo) e heparina sistêmica (um bolus de 50UI/Kg seguido de manutenção de 5-15UI/Kg/h)5. Os endpoints foram tempo de uso do circuito, antes de ser necessário substituí-lo, número de transfusões sanguíneas durante o tratamento, alterações metabólicas. Vinte crianças foram incluídas no estudo. Todas receberam ventilação mecânica e a taxa de mortalidade nos dois grupos foi semelhante. Não houve diferença estatisticamente significativa na taxa de alterações metabólicas, a não ser na concentração de cálcio ionizado, que foi um pouco menor no grupo do citrato que no grupo da heparina, porém a maior parte estava dentro da faixa normal preconizada, e não houve nenhum caso de hipocalcemia sintomática. A falha da dialisância do filtro por trombos no sistema foi significativamente maior no grupo da heparina que no grupo do citrato.
Referências Bibliográficas
1. Stucker et al. Efficacy and safety of citrate-based anticoagulation compared to heparin in patients with acute kidney injury requiring continuous renal replacement therapy: a randomized controlled trial Critical Care (2015) 19:91.
2. Park JS, et al. Regional Anticoagulation with Citrate is Superior to Systemic Anticoagulation with Heparin in Critically Ιll Patients Undergoing Continuous Venovenous Hemodiafiltration. Korean J Intern Med 2011;26:68-75.
3. Kutsogiannis DJ et al. Regional citrate versus systemic heparin anticoagulation for continuous renal replacement in critically ill patients Kidney International, Vol. 67 (2005), pp. 2361–2367.
4. Zhang Z, Hongying N. Efficacy and safety of regional citrate anticoagulation in critically ill patients undergoing continuous renal replacement therapy. Intensive Care Med. 2012;38(1):20-28. doi:10.1007/s00134-011-2438-3.
5. Raymakers-Janssen PAMA, Lilien M, van Kessel IA, Veldhoen ES, Wösten-van Asperen RM, van Gestel JPJ. Citrate versus heparin anticoagulation in continuous renal replacement therapy in small children. Pediatr Nephrol. 2017;32(10):1971-1978. doi:10.1007/s00467-017-3694-4.
Características Farmacológicas
Sob o ponto de vista molecular, o citrato de sódio também conhecido como citrato trissódico di-hidratado pode ser representado pela fórmula C6H5Na3*2H2O. Sua massa molar é de 294,10g/mol. O efeito anticoagulante do citrato trissódico consiste em formar um complexo com cálcio ionizado, removendo-o da circulação e impedindo que esteja livre para sua ação na cascata da coagulação4 . O cálcio é necessário tanto na via extrínseca quanto na intrínseca da coagulação, para ativação do fator X e para a formação de trombina a partir da protrombina.
O citrato é infundido na via arterial do sistema de filtração, e parte dele é perdida no filtrado. Parte dele alcança a circulação sistêmica, pois passa pela membrana semipermeável dos filtros. É então metabolizado no fígado, músculos e rins, liberando cálcio e bicarbonato. Assim, deve haver monitoramento dos níveis de cálcio (uma vez que parte é perdida no filtrado) e também do pH sanguíneo e dos níveis de sódio, já que 1 mol de citrato trissódico produz o mesmo efeito tampão que 3 moles de bicarbonato de sódio.
Como devo armazenar o Tricit?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).
Não utilizar se houver turvação, filamentos ou violação do recipiente. Observar contra a luz antes de usar.
Após aberto este medicamento deve ser utilizado imediatamente e não deve ser armazenado.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas e organolépticas do produto
Tricit (citrato de sódio di-hidratado) é apresentado sob a forma de uma solução límpida e incolor.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Tricit
M.S.: 1.0043.1323
Farm. Resp. subst.:
Dra. Ivanete A. Dias Assi
CRF-SP 41.116
Fabricado por:
Eurofarma Laboratórios S.A.
Avenida Presidente Castelo Branco, 1385
Ribeirão Preto – SP
Registrado por:
Eurofarma Laboratórios S.A.
Rod. Pres. Castello Branco, 3565 – Itapevi – SP
CNPJ: 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira
Uso restrito a hospitais.
Venda sob prescrição médica.
Quer saber mais?
Consulta também a Bula do Citrato de Sódio
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 7 de Dezembro de 2024.
Tricit 40mg/mL, caixa com 2 bolsas de sistema fechado com 3000mL de solução de uso extracorpórea
Ofertas Recomendadas
Melhor Oferta
Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.