Bula do Vitelinato de Prata
Princípio Ativo: Vitelinato de Prata
Vitelinato de Prata, para o que é indicado e para o que serve?
Vitelinato de Prata é indicado como auxiliar na prevenção da oftalmia dos recém-nascidos e no tratamento alternativo das conjuntivites.
Quais as contraindicações do Vitelinato de Prata?
Vitelinato de Prata é contraindicado para pessoas que apresentam alergia a qualquer um dos componentes da sua fórmula.
Como usar o Vitelinato de Prata?
A dose recomendada de Vitelinato de Prata é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s), três a quatro vezes ao dia, ou a critério médico.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Vitelinato de Prata?
Foram relatadas reações de edema dos olhos, hiperemia ocular e alteração temporária da coloração dos olhos.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Vitelinato de Prata com outros remédios?
Não são conhecidas interações com outros medicamentos.
Quais cuidados devo ter ao usar o Vitelinato de Prata?
A aplicação prolongada de sais de prata em superfícies mucosas ou lesões abertas pode ocasionar argiria e coloração preto-azulada da pele devida à deposição de grânulos de um composto de prata no tecido conectivo. Embora ocorra regressão lenta e espontânea, na maior parte dos casos, essa coloração dos tecidos pode permanecer indefinidamente em alguns locais.
Gravidez e Lactação
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Pacientes idosos
Não existem restrições de uso em pacientes idosos. A posologia é a mesma que a recomendada para as outras faixas etárias.
Qual a ação da substância do Vitelinato de Prata?
Resultados de Eficácia
O Vitelinato de Prata 10% é um produto de uso tradicional, caracterizado como produto oficinal pela Farmacopeia Brasileira e aprovado para comercialização desde 1960 para aplicação tópica como coadjuvante na profilaxia da oftalmia dos recém-nascidos e tratamento alternativo das conjuntivites.
Características Farmacológicas
O medicamento contém Vitelinato de Prata a 10% na forma de solução oftálmica estéril para uso tópico oftálmico.
É um derivado proteico com ação antibacteriana, que contém baixa concentração de íons prata livres, sendo, por isso, menos irritante para os tecidos oculares.
A prata é um dos elementos mais fisicamente e fisiologicamente cumulativos. Tem uma forte afinidade por grupos sulfidrila e proteínas, o que justifica suas propriedades germicidas. Também pode se ligar aos íons cloreto, grupos fosfato, imidazol e carboxila. Esta forte reatividade significa que há pouca prata disponível na forma ionizada para a entrada na corrente sanguínea.
Fontes consultadas
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Argirol.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 13 de Fevereiro de 2020.