Aciclovir

Ofertas

Ofertas
Ordenar por
Filtrar por tipo de medicamento
Visualizar em

Informações do Aciclovir

Descrição

O aciclovir creme dermatológico é indicado para o tratamento de infecções cutâneas pelo vírus Herpes simplex, incluindo herpes genital e labial, inicial e recorrente.

Indicação

O medicamento é usado em casos de herpes. Herpes genital, herpes zoster, herpes simplex e herpes na pele podem ser tratadas.

Contra-indicação

- O aciclovir creme dermatológico é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida ao aciclovir, ao valaciclovir, ou a qualquer componente da fórmula.
- Não há contraindicação relativa à faixa etária.

Tipo de receita

Branca Comum

Posologia

Modo de uso:
O aciclovir creme dermatológico deve ser aplicado sobre as lesões existentes ou emergentes, preferencialmente no início da infecção. O paciente deve lavar as mãos antes e depois da aplicação e evitar a fricção desnecessária da lesão ou toque com toalha, a fim de evitar o agravamento ou transferência da infecção para outros locais.
O aciclovir creme dermatológico contém uma base especialmente formulada e não deve ser diluído ou usado como base para incorporação de outros medicamentos.
Posologia:
Adultos e crianças
O aciclovir creme dermatológico deve ser aplicado cinco vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente quatro horas, suprimindo-se a aplicação no período noturno. O aciclovir creme dermatológico deve ser aplicado sobre as lesões existentes ou emergentes, se possível, no início da infecção. É especialmente importante iniciar o tratamento de episódios recorrentes durante o período prodrômico ou aos primeiros sinais de lesão.
O tratamento também pode ser iniciado em estágios mais avançados, como, por exemplo, quando já observar-se a presença de pápulas.
O tratamento deve continuar por pelo menos quatro dias para herpes labial e por cinco dias para herpes genital. Se não ocorrer cicatrização, o tratamento deverá ser prolongado por mais cinco dias. Se as lesões permanecerem após 10 dias, o paciente deve consultar seu médico.

Reações

Reações incomuns (≥ 1/1.000 e < 1/100): ardência e queimação transitória após a aplicação; ressecamento leve e descamação da pele; prurido.

Riscos

Reação rara (≥1/10.000 e <1/1.000): eritema, dermatite de contato após a aplicação. Verificou-se que as substâncias da composição provocaram mais reação de sensibilidade que o próprio aciclovir.
Reação muito rara (<1/10.000): reações de hipersensibilidade imediata, incluindo angioedema.

Interação medicamentosa

Não são conhecidas interações relevantes quanto ao uso de aciclovir creme dermatológico.

Cuidados/orientações

- O aciclovir creme dermatológico não é uma preparação adequada para uso em mucosas (intravaginal, intrabucal e dos olhos, por exemplo), pois pode causar irritação. Deve-se tomar cuidado para evitar a introdução acidental nos olhos.
- Em pacientes com comprometimento imune grave (pessoas com AIDS ou que sofreram transplante de medula óssea, por exemplo), deve ser administrado o aciclovir oral.
- Esses pacientes devem consultar seu médico para o tratamento de qualquer infecção.
- Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
- Não existem observações especiais acerca do uso de aciclovir creme dermatológico em idosos ou crianças.
- Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
- Não há dados sobre a influência de aciclovir creme dermatológico na capacidade de dirigir e operar máquinas.

Doenças relacionadas

herpes simplex

herpes zoster

herpes genital

Especialidades médicas

Infectologia

Ginecologia

Urologia

Nomes comerciais

Zovirax.

CDB (Denominação Comum Brasileira)

00082.