O Bicarbonato de Sódio é utilizado para tratamento de acidose metabólica e suas manifestações. É utilizado também para o tratamento de cetacidose diabética, insuficiência renal e perturbações ácido-básicas.
O Bicarbonato de Sódio é utilizado para tratamento de acidose metabólica e suas manifestações. É utilizado também para o tratamento de cetacidose diabética, insuficiência renal e perturbações ácido-básicas.
Dentro das características do produto, e desde que corretamente utilizado conforme as orientações impostas por todos os itens de prescrição, este desenvolve plenamente sua eficiência terapêutica durante o tratamento.
O Bicarbonato de Sódio é contra-indicado para pacientes com alcaloses metabólicas ou respiratórias, pacientes com perda de cloreto causada por vômito ou drenagem gastrintestinal; pacientes com hipocalcemia; durante a gravidez e em crianças menores de 2 anos.
Deve ser utilizado conforme orientações prescritas no item posologia. Por ser de caráter estéril, não se procede em hipótese alguma a guarda e conservação de volumes restantes das soluções utilizadas, devendo as mesmas serem descartadas.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Evitar o uso quando constatado odor desagradável ou corpos estranhos no produto. Se houver turvação no produto ou indícios de violação do frasco, o mesmo não deverá ser utilizado. Manter fora do alcance das crianças.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
Não há contra-indicação relativa a faixas etárias.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações desagradáveis.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Situações de intolerância ao Bicarbonato de Sódio por parte do organismo podem gerar reações adversas como náuseas, enjôos, indisposições eventuais, etc. que desaparecem com a descontinuação do uso do produto.
Via de administração: Via parenteral (Para uso intravenoso e intramuscular).
Uso adulto e pediátrico.
Bicarbonato de Sódio | 8,4 g |
Água para Injeção q.s.p | 100,0 mL |
Na eventualidade de administrações acidentais com doses muito acima das orientadas, procurar por socorro médico imediatamente para as devidas medidas de controle.
Evitar administração simultânea com outros medicamentos, no intuito de evitar interações.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Como objeto de estudo, a eficiência terapêutica do produto se faz consagrada e registrada no meio científico pelo uso e aplicação na prática da área farmacêutica, estando suas características inscritas e comprovadas pelo compêndio oficial de renome United States Pharmacopeia.
Os rins e os pulmões são os órgãos responsáveis pela regulação da atividade do íon H + nas células e no líquido extracelular. Embora a concentração do íon hidrogênio seja pequena, variando de 36 a 44 mEq/L (1 nano Eq/l =10 -6 mEq/L), tal concentração deve ser mantida constante para que os processos bioquímicos, tanto no meio intracelular como no extracelular, funcionem adequadamente. Existe uma relação inversa entre o pH e a concentração do H + , isto é, toda vez que há o aumento da concentração H + , há uma redução do pH. Quando há perda de bicarbonato do compartimento extracelular ou retenção de ácidos não voláteis, isto é, ácidos outros que não o ácido carbônico, que não são eliminados pelos pulmões, há um distúrbio do equilíbrio ácido-base denominado acidose metabólica.
Em situações onde há acidemia grave, ou dificuldade na correção da causa subjacente, ou interfere na ação das drogas, um agente alcalinizante deverá ser usado, sendo o bicarbonato de sódio o recomendado, pois repõe diretamente o bicarbonato perdido. Um grama de bicarbonato de sódio fornece 12 mEq de bicarbonato e em soluções a 8,4% tem-se 1 mEq/ mL.
Conservar ao abrigo do calor, umidade e luz natural direta.
Seu prazo de validade é de 2 anos a partir da data de fabricação, ao que após este prazo pode não mais apresentar os efeitos desejados. Ao adquirir qualquer medicamento verifique sempre o prazo de validade impresso na embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido, além de não obter o efeito desejado pode ser prejudicial para sua saúde.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Reg. M.S. nº 1.5592.0003.001-6
Farmacêutica Responsável:
Dra. Vanessa Fancelli Zachini
CRF-SP 22.568
Samtec Biotecnologia Ltda.
CNPJ: 04.459.117/0001-99
R. General Augusto S. dos Santos, 465
Pq. Industrial Lagoinha
Ribeirão Preto - SP
Indústria Brasileira
SAC
(16) 3965-1416
sac@samtec.com.br
N.º Lote, Data de Fabricação e Validade: Vide Rótulo.
Venda sob prescrição médica.
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364). Consulte a bula original. Última atualização: 06 de Fevereiro de 2023
Medicamento Específico
Sim, Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
Diabetes, Acidose Metabólica, Diarreia, Parada Cardíaca, Uremia, Acidose Lática
Soluções Electrolíticas (<=20ml)
Cardiologia, Endocrinologia, Nefrologia, Clínica Médica
PMC/SP: R$ 202,60
1559200030059