Logo
  • Categorias
  • Defina sua localização

    Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.

    Celesporin para Cães e Gatos 600mg, caixa com 10 comprimidos

    Ourofino Saúde Animal
    • Dose
    • Quantidade na embalagem
    • Cefalexina
    • Receita Simples - Veterinário

    • Temperatura ambiente

    • Não pode ser partido

    Bula do Celesporin para Cães e Gatos

    Celesporin para Cães e Gatos, para o que é indicado e para o que serve?

    Comprimido 150 mg e 600 mg

    Celesporin é uma Cefalexina; antibiótico cefalosporínico, indicado no tratamento dos seguintes agentes etiológicos que acometem cães e gatos:

    • Corynebacterium auriscanis, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Pasteurella multocida, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus pseudintermedius e Streptococcus canis.

    Exclusivo Comprimido 600 mg

    Celesporin 600 mg é uma Cefalexina; antibiótico cefalosporínico de ampla ação, indicado no tratamento dos seguintes agentes etiológicos que acometem cães e gatos:

    • Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae.

    Como o Celesporin para Cães e Gatos funciona?

    Farmacodinâmica

    As penicilinas e as cefalosporinas, denominado β-lactâmicos, constituem grandes grupos de fármacos que compartilham características químicas, farmacodinâmica e efeitos farmacológicos e clínicos. As cefalosporinas são antibióticos bactericidas que atuam através do impedimento da síntese da parede celular da bactéria, conduzindo à morte da célula. A ação das cefalosporinas se dá sobre aqueles microrganismos em fase de multiplicação, ou seja, quando há a necessidade de síntese da parede celular.

    Outros mecanismos de ação conhecidos são a ligação a proteínas específicas de ligação da penicilina (PBP) que atuam como receptores de fármacos nas bactérias e a ativação de enzimas autolíticas na parede celular, causando lesões que levarão à morte da bactéria.

    Farmacocinética

    A Cefalexina é eficientemente absorvida após administração por via oral, tanto em cães quanto em gatos, sendo uma das poucas cefalosporinas estáveis em meio ácido e assim efetivas por esta via, atingindo valores de biodisponibilidade de 75 a 90%.

    A Cefalexina difunde-se bem para todo o organismo: sangue, rim, urina, pele, fígado, pulmão, coração, ossos, leite. Atravessa a barreira placentária e penetra em fluidos corporais; concentra-se em altos níveis em tecidos ósseos, tanto normais quanto inflamados.

    Muitas cefalosporinas são desacetiladas ativamente, principalmente no fígado, mas também em outros tecidos. Os derivados desacetilados são bem menos ativos, com exceção do ceftiofur. Em geral, o metabolismo das celesporinas é mínimo. A principal via de excreção das cefalosporinas é renal, por filtração glomerular e secreção tubular na urina, a meia-vida de eliminação da Cefalexina é de aproximadamente 84 minutos.

    Para determinação da eficácia do produto frente aos microrganismos de interesse realizou-se a determinação da farmacocinética do Celesporin no sangue de cães e gatos, os resultados seguem abaixo:

    - Cães (Gráfico 1) Gatos (Gráfico 2)
    Tmax* (horas) 1,92 ± 0,73 1,38 ± 0,58
    Cmax** (µg/kg) 32,77 ± 8,3 36,88 ± 7,62
    T ½ ***(horas) 3,37 ± 0,54 3,92 ± 1,76
    ASC0-t**** (h*µg/kg) 145,25 ± 34,38 138,06 ± 33,87

    * Tempo para atingir a concentração máxima (no leite ou tecido);
    ** Concentração máxima (no leite ou tecido);
    *** Meia-vida de eliminação;
    **** Área sob a curva de concentração plasmática.

    Gráfico 1: Gráfico de concentração plasmática média de Cefalexina versus tempo para cães investigados e as linhas de CIM. Mostra o comportamento farmacocinético da Cefalexina frente aos valores de CIM considerando tanto o alcance quanto a manutenção das concentrações acima do valor considerado para eficácia tempo-dependente

    Gráfico 2: Gráfico de concentração plasmática média de Cefalexina versus tempo para gatos investigados e as linhas de CIM. Mostra o comportamento farmacocinético da Cefalexina frente aos valores de CIM considerando tanto o alcance quanto a manutenção das concentrações acima do valor considerado para eficácia tempo-dependente

    Quais as contraindicações do Celesporin para Cães e Gatos?

    Não utilizar em pacientes com histórico de hipersensibilidade à Cefalexina. Devido à possibilidade de ocorrência de reação cruzada, o uso de cefalosporinas deve ser cauteloso em pacientes sensíveis a penicilinas.

    Em animais com insuficiência renal, a dose deve ser reduzida e o tratamento deve ser acompanhado pelo médico-veterinário.

    Como usar o Celesporin para Cães e Gatos?

    Os comprimidos podem ser administrados junto com uma pequena porção de alimento.

    Celesporin possui duas diferentes apresentações comerciais. A dose terapêutica da cefalexina é de 30 mg/kg de peso corporal, devendo ser administrada a cada 12 horas.

    Característica Apresentação Dosagem
    Para cães de pequeno porte e gatos 150 mg 1 comprimido para 5 kg
    Para cães de médio a grande porte 600 mg 1 comprimido para 20 kg

    A dosagem, bem como a duração e o intervalo de tratamento, poderão ser ajustados de acordo com o tipo e a gravidade da infecção, sob orientação do médico-veterinário.

    Recomenda-se a continuidade do tratamento por até 48 horas após o desaparecimento do quadro clínico.

    A eficácia de antimicrobianos depende da sensibilidade dos microrganismos aos princípios ativos que compõem o produto e do atendimento adequado às recomendações do médico-veterinário que prescreveu o medicamento, como dose, intervalo de administração e tempo de tratamento.

    Quais cuidados devo ter ao usar o Celesporin para Cães e Gatos?

    Obedecer as dosagens recomendadas para o uso do produto.

    Não foram realizados estudos de segurança em cadelas e gatas prenhes ou em fase de amamentação.

    Não administrar o produto em animais com menos de 6 meses de idade.

    Não reutilizar as embalagens.

    Exclusivo Comprimido 600 mg: Utilizar somente com o acompanhamento médico-veterinário, em cadelas e gatas prenhes ou em fase de amamentação.

    Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Celesporin para Cães e Gatos?

    Comprimido 150 mg

    Não são esperadas reações adversas com o uso do produto quando administrado conforme as indicações previstas em bula. Entretanto, reações de sensibilidade individual podem eventualmente ocorrer. As reações adversas com o uso de cefalosporínicos geralmente não são frequentes.

    Raramente, são observados transtornos gastrintestinais com a administração oral da Cefalexina, como náuseas, vômitos e diarreia, que podem ser evitados com a administração do medicamento com pequena quantidade de alimento.

    Existem relatos de que a Cefalexina pode causar salivação, taquipneia e excitabilidade em cães.

    Nefrotoxicidade pode ocorrer raramente, mas pacientes geriátricos ou com disfunções renais, recebendo outros medicamentos nefrotóxicos, podem ser mais susceptíveis.

    Comprimido 600 mg

    As reações adversas com o uso de cefalosporínicos geralmente não são frequentes.

    Raramente, são observados transtornos gastrintestinais com a administração oral da Cefalexina, como náuseas, vômitos e diarreia, que podem ser evitados com a administração da droga com pequena quantidade de alimento.

    Existem relatos de que a Cefalexina pode causar salivação, taquipneia e excitabilidade em cães e êmese e febre em gatos. Nefrotoxicidade pode ocorrer raramente, mas pacientes geriátricos ou com disfunções renais, recebendo outras drogas nefrotóxicas, podem ser mais susceptíveis.

    Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Celesporin para Cães e Gatos com outros remédios?

    O probenecid bloqueia competitivamente a secreção tubular da maioria das cefalosporinas, aumentando assim os níveis plasmáticos e a meia-vida sérica.

    O uso concomitante com outras drogas potencialmente nefrotóxicas, como os aminoglicosídeos, vancomicina, polimixina B e anfotericina B, é controverso; visto que, embora eles possam causar uma nefrotoxicida de aditiva, este efeito não tem sido documentado com o uso da Cefalexina.

    Teoricamente a furosemida pode aumentar o potencial nefrotóxico das cefalosporinas, mas este efeito não tem sido clinicamente relatado.

    Qual a composição do Celesporin para Cães e Gatos?

    Celesporin 150 mg

    Cada comprimido de 250 mg contém:

    Cefalexina (monohidratada)* 150,00 mg
    Excipiente q.s.p 250,00 mg

    *Equivalente a 63,16% de cefalexina monohidratada, que fornece 157,90 mg de Cefalexina monohidratada.

    Celesporin 600 mg

    Cada comprimido de 1.000 mg contém:

    Cefalexina (monohidratada)* 600,00 mg
    Excipiente q.s.p 1.000,00 mg

    *Equivalente a 63,16% de cefalexina monohidratada, que fornece 631,60 mg de Cefalexina monohidratada.

    Como devo armazenar o Celesporin para Cães e Gatos?

    Conservar o produto na embalagem original, em local seco e fresco, em temperatura entre 15°C e 30°C, ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos.

    Restos de produtos e de embalagens devem ser descartados conforme preconizado na legislação vigente, evitando a contaminação do meio ambiente.

    Dizeres Legais do Celesporin para Cães e Gatos

    Responsável Técnica: 
    Dra. Caroline Della Nina Pistoni
    CRMV/SP 24.508

    Proprietário:
    Ourofino Saúde Animal Ltda.
    Rod. Anhanguera SP 330 km 298
    CEP: 14140 000
    Cravinhos SP
    CNPJ: 57.624.462/0001-05
    Indústria Brasileira

    Fabricante:
    Ipanema Indústria de Produtos Veterinários Ltda.
    Rod. Raposo Tavares km 113, Caixa 611
    Bairro Barreiro, Araçoiaba da Serra-SP
    CNPJ: 64.687.015/0001-52

    SAC
    16 3518 2025

    Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do médico-veterinário.

    Apresentações do Celesporin para Cães e Gatos

    Comprimido

    • 150mg, caixa com 12 comprimidos.
    • 600mg, caixa com 10 comprimidos.

    Uso oral.

    Uso veterinário.

    Especificações sobre o Celesporin para Cães e Gatos

    Caracteristicas Principais

    FabricanteOurofino Saúde Animal
    Tipo do MedicamentoOutros
    Necessita de ReceitaReceita Simples - Veterinário
    Princípio AtivoCefalexina
    Categoria do ProdutoMedicamentos Veterinários Antibióticos
    EspecialidadesInfectologia, Pneumologia
    Código de Barras7898019865719
    Temperatura de ArmazenamentoTemperatura ambiente
    Produto RefrigeradoEste produto não precisa ser refrigerado
    Bula do PacienteBula do Celesporin para Cães e Gatos
    Modo de UsoUso oral
    Pode partirEsta apresentação não pode ser partida
    Celesporin para Cães e Gatos É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.

    Sobre a OuroFino Saúde Animal

    A OuroFino Saúde Animal é uma indústria veterinária de origem brasileira fundada em 1987. Responsável por desenvolver soluções para a saúde dos pets e de animais de produção, é integrada por empresas diversas que atuam na fabricação e distribuição de produtos veterinários.

    Com mais de 1000 colaboradores, a OuroFino Saúde Animal oferece produtos específicos e variados para aves, bovinos, equinos, suínos e pets.

    Fonte: https://www.ourofinosaudeanimal.com/