Bula do Pimobendan
Princípio Ativo: Pimobendan
Pimobendan, para o que é indicado e para o que serve?
Pimobendan é indicado para o tratamento dos sinais leves, moderados ou severos de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) em cães, originária de insuficiência valvar (regurgitação das válvulas mitral e/ou tricuspide) ou cardiomiopatia dilatada.
Pimobendan também é indicado para o tratamento de cardiomiopatia dilatada no estágio pré-clínico (assintomático com um aumento no diâmetro final do ventrículo esquerdo sistólico e diastólico) no Doberman Pinscher, após o diagnóstico ecocardiográfico de doença cardíaca.
Quais as contraindicações do Pimobendan?
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Como usar o Pimobendan?
Administração exclusivamente pela via oral.
A dosagem é de 0,5 mg de Pimobendan/Kg de peso corporal, divididos em duas doses diárias. Isto corresponde a:
- Um comprimido mastigável de 1,25 mg pela manhã e um comprimido mastigável de 1,25 mg à noite para um peso corporal de 5 Kg (meio comprimido corresponde a metade da dose).
- Um comprimido mastigável de 5 mg pela manhã e um comprimido mastigável de 5 mg à noite para um peso corporal de 20 Kg (meio comprimido corresponde a metade da dose).
Os comprimidos mastigáveis podem ser partidos pela metade na linha sulcada, para precisão de dosagem de acordo com o peso corporal.
Não exceder a dose recomendada.
Determinar precisamente o peso corporal antes do tratamento para assegurar a dosagem correta.
A dose deve ser mantida dentro do intervalo de dose de 0,2 mg a 0,6 mg de Pimobendan/Kg de peso corporal divididas em duas doses diárias, ou poderá ser ajustada individualmente de acordo com a severidade da enfermidade.
A dose de Pimobendan deve ser administrada cerca de uma hora antes da alimentação.
Pimobendan também pode ser usado em combinação com um diurético, por exemplo a furosemida.
No caso de insuficiência cardíaca congestiva, o tratamento contínuo ao longo da vida com Pimobendan pode ser recomendado, a critério do médico veterinário.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Pimobendan?
Efeitos adversos observados durante estudos clínicos com o Pimobendan incluíram: falta de apetite, diarreia e letargia. Entretanto, vale ressaltar que todos os efeitos observados durante os estudos podem estar relacionados à ICC, à terapia para ICC ou a ambas. Não exceder a dose recomendada.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Pimobendan com outros remédios?
Em estudos farmacológicos, não foi detectada nenhuma interação entre o glicosídeo cardíaco ouabaína e o Pimobendan.
O aumento na contratilidade cardíaca induzido pelo Pimobendan é atenuado na presença do antagonista do cálcio verapamil e do β-antagonista propranolol.
Quais cuidados devo ter ao usar o Pimobendan?
Precauções especiais para uso em animais
- Recomenda-se que a utilização em “estágio pré-clínico” (assintomático com um aumento no diâmetro final do ventrículo esquerdo sistólico e diastólico), deve ser feito o diagnóstico através de um exame cardíaco global (incluindo exame ecocardiográfico e possivelmente monitoramento por Holter). Variações cardíacas específicas das raças (EX. diâmetro ventricular esquerdo (LDV) na sístole e na diástole) devem ser levadas em conta. Monitoramento da função e morfologia cardíaca é recomendado em animais tratados com Pimobendan. A glicose no sangue deve ser monitorada regularmente durante o tratamento com Pimobendan em cães com diabetes mellitus.
- O uso do Pimobendan não foi avaliado em cães com idade inferior a 6 meses, cães com defeitos cardíacos congênitos, cães com diabetes mellitus ou outras doenças metabólicas graves.
Uso durante a prenhez, lactação ou parto
Em estudos com ratos e coelhos, o Pimobendan não mostrou efeito na fertilidade. Efeitos embriotóxicos somente ocorreram em doses maternotóxicas. Em experimentos com ratos, foi demonstrado que o Pimobendan é excretado no leite. A segurança do produto não foi avaliada em cadelas prenhes ou lactantes. Usar somente de acordo com a avaliação risco/benefício pelo veterinário responsável.
Advertências do Pimobendan
Em caso de superdosagem, deve ser iniciado o tratamento sintomático.
O produto não foi testado em casos de cardiomiopatia dilatada assintomática em Dobermans com fibrilação atrial ou taquicardia ventricular sustentada.
No caso de ingestão acidental, buscar auxílio médico imediatamente e mostrar a bula ou o rótulo do produto ao médico.
Lavar as mãos após o uso.
Aviso aos médicos
- Ingestão acidental, especialmente por uma criança, pode levar à ocorrência de taquicardia, hipotensão ortostática, rubor da face e dores de cabeça.
Qual a ação da substância do Pimobendan?
Características Farmacológicas
Farmacodinâmica
Pimobendan é um derivado de benzimidazol-piridazinona, um medicamento inotrópico positivo, não-simpatomimético, não-glicosídeo e com propriedades vasodilatadoras. O Pimobendan tem efeito estimulante no miocárdio pelo duplo mecanismo de ação, ou seja, além de aumentar a sensibilidade dos miofilamentos cardíacos ao cálcio, sem aumentar o consumo de oxigênio pelo miocárdio, também provoca a inibição da fosfodiesterase (tipo III) que resulta em vasodilatação arterial e venosa.
Fontes consultadas
- Bula do Medicamento Vetmedin®.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 24 de Agosto de 2022.