Defina sua localização
Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.
Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
Temperatura ambiente
Não pode ser partido
Tecnocarb é indicado no tratamento inicial de carcinoma de ovário ou no tratamento secundário, como paliativo após quimioterapias, inclusive com cisplatina. Também é indicado no tratamento de carcinoma de pequenas células de pulmão e no carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço e no tratamento de outros tipos de tumores sólidos. Foram observadas respostas signifcativas quando a carboplatina foi empregada no tratamento no carcinoma de colo uterino.
Frequentemente, Tecnocarb é utilizado em combinação com outros agentes quimioterápicos em várias indicações, como com paclitaxel no tratamento do câncer avançado de ovário.
Tecnocarb é um composto de platina que apresenta propriedades antitumorais. Tecnocarb apresenta propriedades bioquímicas que produzem ligações cruzadas no DNA.
A platina da carboplatina liga-se às proteínas do sangue e é lentamente eliminada, com uma meia-vida de 5 dias. A principal via de eliminação da carboplatina é a renal.
Tecnocarb é contraindicado em pacientes com histórico de reações alérgicas graves a carboplatina ou a outros compostos que contenham platina ou manitol.
Tecnocarb não deve ser utilizado por pacientes portadores de insufciência grave dos rins, pacientes com depressão grave de medula óssea e por pacientes com tumores que apresentem hemorragia.
Tecnocarb é um medicamento de uso restrito a hospitais e administrado unicamente por infusão intravenosa. O esquema posológico e o plano de tratamento deverão ser determinados pelo seu médico, de acordo com a necessidade do paciente. Para mais informações sobre a posologia deste medicamento, consulte seu médico ou a bula específca para profssional de saúde.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Tecnocarbdeve ser administrado sob a supervisão de um profssional de saúde qualifcado e experiente no uso de agentes quimioterápicos antineoplásicos.
O tratamento de Tecnocarb com antibióticos aminoglicosídeos pode provocar maior toxicidade renal e auditiva.
Em pacientes pediátricos, a combinação de Tecnocarb com outros medicamentos tóxicos ao aparelho auditivo pode provocar perda signifcativa da audição.
Doses muito elevadas de Tecnocarb poderão provocar anormalidades nas funções renal e hepática.
Você poderá apresentar náuseas e vômitos que poderão ser mais graves em pacientes previamente tratados com cisplatina.
Seu médico pode solicitar regularmente exames para verifcação de contagens sanguíneas (hemograma), bem como testes funcionais dos rins e fígado. O tratamento poderá ser descontinuado caso ocorra depressão anormal da medula óssea ou funcionamento anormal dos rins e fígado.
Após a administração de Tecnocarb você poderá apresentar reações alérgicas, e estas podem ser controladas com terapia adequada. Há um maior risco de reações alérgicas, incluindo anaflaxia em pacientes anteriormente expostos à terapia com platina.
Alterações dos componentes sanguíneos, tais como diminuição de células brancas, neutróflos e plaquetas são dependentes e limitantes da dose de Tecnocarb. De acordo com avaliação médica, poderá ser solicitado monitoramento constante do sangue periférico. Se você apresentar anemia poderá ser solicitado uma transfusão sanguínea durante o tratamento.
A gravidade da depressão da medula óssea é maior em pacientes que passaram por tratamento anterior (em particular com cisplatina) e/ou em pacientes com função renal alterada.
Embora rara, a toxicidade no sistema nervoso é mais frequente em pacientes com mais de 65 anos de idade e/ou pacientes previamente tratados com cisplatina. Raramente pacientes com insufciência nos rins recebendo doses maiores, podem apresentar distúrbios visuais, como perda de visão, que se recuperam totalmente ou a um grau signifcativo dentro de semanas após a interrupção dessas altas doses.
A carboplatina demonstrou ter potencial em provocar mutação, ou seja, uma variação brusca que ocorre em indivíduos aparentemente normais. O potencial da carboplatina em provocar câncer não foi determinado, porém compostos com mecanismos de ação e com potencial em provocar mutação estão relacionados com carcinogênicos.
Não há antídoto conhecido para a superdose de carboplatina. As complicações precoces de superdose podem estar relacionadas à depressão da medula óssea bem como a danos às funções dos rins e fígado.
Devido ao uso de Tecnocarb em doses maiores que as recomendadas, poderá ocorrer perda de visão.
A depressão da medula óssea é a toxicidade dose-limitante de Tecnocarb.
Você poderá apresentar diminuição de plaquetas e células brancas do sangue e a toxicidade na medula óssea poderá ser mais grave em pacientes anteriormente tratados com cisplatina e em pacientes com a função renal prejudicada.
Durante o tratamento com Tecnocarb você poderá apresentar anemia com baixa taxa de hemoglobina.
Após a administração de Tecnocarb você poderá apresentar vômitos e náuseas, que normalmente desaparecem dentro de 24 horas após o tratamento e geralmente respondem aos medicamentos antieméticos (que detém o vômito), podendo ser também prevenidos.
Outros efeitos colaterais gastrointestinais consistem em dor, diarréia, prisão de ventre e diminuição do apetite.
Pacientes que receberam Tecnocarb, poderão apresentar doenças do sistema nervoso, toxicidade no aparelho auditivo e principalmente sensação anormal dos sentidos e sensibilidade.
A frequência total dos efeitos colaterais neurológicos pode ser maior em pacientes recebendo Tecnocarb em combinação, o que deve estar relacionado com a longa exposição cumulativa.
Com a administração de Tecnocarb, você poderá apresentar redução da função dos rins, entretanto a ocorrência desta redução é pouco comum.
Você poderá apresentar diminuição dos níveis sanguíneos de sódio, potássio, cálcio e magnésio.
Pacientes recebendo doses elevadas de Tecnocarb para transplante de medula óssea podem apresentar alterações signifcativas da função do fígado, porém, pacientes com valores basais normais podem, também, apresentar estas alterações.
Pode ocorrer hipersensibilidade ao Tecnocarb sendo caracterizada por erupções cutâneas, urticária, eritema, prurido, broncoespasmos (raramente) e diminuição da pressão arterial.
Reações do tipo anafláticas podem ocorrer minutos após a administração da droga.
Você poderá apresentar reação no local da injeção, incluindo vermelhidão, inchaço, dor e necrose associada com o extravasamento.
Poderão ocorrer efeitos adversos sobre os sistemas: respiratório, cardiovascular e genituriná-rio, da mucosa, cutâneos e musculoesqueléticos. Em baixas porcentagens, poderão ocorrer óbitos por complicações cardiovasculares, e não está claro se estas mortes estão relacionadas à quimioterapia ou a doenças concomitantes.
Poderá ocorrer aumento da pressão arterial, fadiga muscular e queda de cabelo.
A Carboplatina é, na maioria das vezes, utilizada em combinação com fármacos antineoplásicos que possuem efeitos citotóxicos similares. Nessas circunstâncias, é provável a ocorrência de toxicidade aditiva. O uso concomitante de Carboplatina e outros agentes mielossupressores ou radioterapia pode potencializar a toxicidade hematológica.
Uma incidência aumentada de vômitos tem sido relatada quando a Carboplatina e outros fármacos emetogênicos são administrados concomitantemente ou quando a Carboplatina é administrada a pacientes recebendo terapia emetogênica prévia.
A administração concomitante de Carboplatina e aminoglicosídeos resulta em risco aumentado de nefrotoxicidade e/ou ototoxicidade, e os fármacos devem ser utilizados concomitantemente com cautela. O uso de outros fármacos nefrotóxicos resulta em potencialização dos efeitos renais pela Carboplatina.
A Carboplatina interage com o alumínio levando à formação de um precipitado preto composto por platina e com perda da potência. Kits de infusão intravenosa, agulhas, cateteres e seringas contendo alumínio não devem ser utilizados para administração.
Foi observada uma diminuição nos níveis séricos de fenitoína com a administração concomitante de Carboplatina e fenitoína/fosfenitoína. Isso pode levar à exacerbação das convulsões.
Carboplatina | 150 mg |
Manitol | 150 mg |
Carboplatina | 450 mg |
Manitol | 450 mg |
Quando administrado em mulheres grávidas, a carboplatina pode causar danos fetais. A carboplatina demonstrou ser tóxica ao embrião e com potencial em provocar anomalia fetal. Durante o tratamento com Tecnocarb, as pacientes devem evitar a gravidez devido ao risco potencial para o feto.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Devido ao potencial da carboplatina em provocar reações adversas em bebês que estejam recebendo leite materno, deve-se decidir por interromper a amamentação ou descontinuar o uso da droga, de acordo com a orientação médica e levando-se em consideração a importância da droga para a mãe.
A segurança e a efcácia em pacientes pediátricos não foi sistematicamente estudada.
Pacientes idosos são mais suscetíveis ao desenvolvimento de alterações de células sanguíneas e toxicidade no sistema nervoso central, como a depressão da medula óssea, que neste caso pode ser mais grave.
O produto deve ser guardado ao abrigo da luz e umidade em temperatura ambiente (15º a 30ºC).
Quando reconstituídas ou diluídas em diluentes apropriados, as soluções são estáveis por 8 horas em temperatura ambiente a 25ºC. Caso a solução não seja usada neste período, deverá ser desprezada.
Tecnocarb é um produto lioflizado, estéril, apirogênico, com aparência de pó branco contido em frasco-âmbar.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Reg. MS –1.2214.0019
Resp. Téc .:
Alexandre Endringer Ribeiro
CRF-SP nº 43.987-SP
Fabricado por:
Eurofarma Laboratórios Ltda
Av. Vereador José Diniz, 3.465 – São Paulo – SP
Distribuído por:
Zodiac Produtos Farmacêuticos S/A.,
Sede: Rodovia Vereador Abel Fabrício Dias, 3.400
Pindamonhangaba - SP
C.N.P.J. 55.980.684/0001-27 - Indústria Brasileira
SAC: 0800-166575
Venda sob prescrição médica.
Uso restrito a hospotais.
Fabricante | Adium |
Tipo do Medicamento | Similar Intercambiável |
Necessita de Receita | Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais) |
Princípio Ativo | Carboplatina |
Categoria do Medicamento | Câncer de Ovário |
Classe Terapêutica | Compostos Antineoplásicos De Platina |
Especialidades | Oncologia |
Registro no Ministério da Saúde | 1221400190010 |
Código de Barras | 7892953201916 |
Temperatura de Armazenamento | Temperatura ambiente |
Produto Refrigerado | Este produto não precisa ser refrigerado |
Bula do Paciente | Bula do Tecnocarb |
Bula do Profissional | Bula do Profissional do Tecnocarb |
Modo de Uso | Uso injetável |
Pode partir | Esta apresentação não pode ser partida |
Desde 1991, a Zodiac Produtos Farmacêuticos se compromete com o bem-estar dos pacientes e em prestar apoio à eficácia da prática médica.
A empresa investe fortemente em pesquisa, com o objetivo de promover o acesso à saúde com excelência nos produtos comercializados e serviços prestados. Esse objetivo é cumprido com a ajuda de seu time forte, cuidadosamente selecionado e treinado.
A Zodiac vem crescendo para, cada vez mais, apresentar soluções inovadoras ao mercado. Atua em diversas áreas, como a de Oncologia, Dor, Urologia e Ginecologia. Em todas elas, possui credibilidade ímpar, devido a postura adotada: todos os seus profissionais são especialistas no que fazem.
Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossaPolítica de Privacidade.