Princípio Ativo:Anfotericina B + Cloridrato de Tetraciclina
Classe Terapêutica:Antifúngicos Ginecológicos
Tericin AT contém em sua fórmula tetraciclina e anfoTericina B, associação eficaz no tratamento das vulvovaginites e colpites de etiologia única e mista causadas por bactérias, fungos ou Trichomonas.
Tericin AT é indicado no tratamento de vulvovaginites e colpites causadas por fungos, bactérias e/ou Trichomonas ou quando não houver condição de identificar o agente etiológico. É indicado, também, na pós-cauterização do colo uterino e na prevenção de infecções, acelerando, deste modo, o processo de cicatrização. As vulvovaginites e colpites mais comuns são causadas por Trichomonas vaginalis e Candida albicans. A candidíase genital ocorre com maior frequência durante a gestação e após terapêutica antibiótica ou corticoterápica. Sua ocorrência tem sido relatada com crescente frequência em mulheres submetidas ao tratamento oral com agentes específicos contra Trichomonas e durante o uso de anticoncepcionais orais. Outros fatores que aumentam a susceptibilidade à candidíase vaginal são o Diabetes mellitus, perturbações endócrinas, distúrbios nutritivos e debilidade.
A anfoTericina B contida no Tericin AT, possui atividade efetiva contra a Candida albicans e tem sido amplamente usada sob a forma tópica no tratamento de candidíase genital.
A anfoTericina B possui também ação profilática, agindo contra a excessiva proliferação de candida, causada pela alteração da flora vaginal pela tetraciclina.
Verificou-se que Trichomonas e bactérias vivem em perfeita simbiose. Algumas pacientes portadoras de Trichomonas apresentam exacerbação da sintomatologia depois que tal associação se manifesta. A utilização do glicogênio das paredes vaginais por Trichomonas e a consequente elevação do pH vaginal, estimula a invasão bacteriana.
A ação principal da tetraciclina é de eliminar as bactérias que favorecem a proliferação dos Trichomonas, rompendo o ciclo simbiótico.
Tanto a tetraciclina, como a anfoTericina B, não são absorvidas, não apresentando, portanto, ação sistêmica.
O medicamento é contraindicado em eventuais reações de sensibilidade à qualquer dos componentes da fórmula.
A interrupção de qualquer tratamento médico pode prejudicar a cura da doença.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
O tratamento é realizado através da utilização de 1 aplicador (4 g) durante um período de 7 a 10 dias. Sugere-se que a aplicação seja realizada no período noturno, antes de dormir. As aplicações de Tericin AT deverão ser feitas no período entre as menstruações, porém não interrompa o tratamento caso ela ocorra. Em casos mais graves deve-se prolongar o tratamento por 14 dias. Aconselha-se utilizar um protetor de roupas íntimas para evitar manchas. O contato de Tericin AT com roupas pode manchá-las. Dependendo do tipo de material, estas manchas podem não ser removidas somente em uma lavagem.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Apesar do produto ser de ação tópica e não apresentar ação sistêmica, Tericin AT deve ser administrado com extrema cautela durante a gravidez, sobretudo se a gestante for portadora de insuficiência renal. Deve-se evitar o uso do Tericin AT na fase de desenvolvimento da dentição, que corresponde ao último trimestre de gravidez e ao período de lactação, já que a tetraciclina, um dos princípios ativos da formulação, pode afetar a coloração dos dentes do neonato. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Não existe nenhuma recomendação especial para o uso de Tericin AT em pacientes idosas.
Ardor e prurido local. Informe seu médico o aparecimento de reações adversas.
Bisnaga de 45g acompanhada de 10 aplicadores descartáveis de 4g.
Uso adulto.
Uso vaginal.
100 mg |
|
Anfotericina B |
50 mg |
Excipientes: base neutra hidrossolúvel, álcool cetílico, petrolato líquido, metilparabeno, propilparabeno, hidróxido de sódio, vitamina E, metabissulfito de sódio, água para injetáveis e edetato de sódio.
Até o momento não se tem relatos de casos de administração de doses elevadas do produto. Entretanto, tendo-se em vista o fato deste medicamento apresentar ação tópica, fica claro que casos de superdose são de difícil ocorrência. Em casos de irritação local ou contato com os olhos, lave-os com água corrente.
O uso concomitante de Tericin AT com álcool e/ou alimentos não afeta a atuação do produto. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a saúde.
O medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.
Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação.
Verifique a data de fabricação no cartucho.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Tericin AT é um creme amarelo que pode apresentar pontos acastanhados.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
M.S.: 1.5819.0016
Farm. Resp.:
Dra. Karla V. M. Portugal Narducci
CRF-SP nº 51.783
Arese Pharma Ltda
Rua Marginal à Rodovia Dom Pedro I, 1081
Caixa Postal: 4117
CEP:13273-902 Valinhos-SP
CNPJ: 07.670.111/0001-54
Indústria Brasileira
SAC
0800 770 79 70
N° do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho.
Venda sob prescrição médica.
Só pode ser vendido com retenção de receita.
Consulta também aBula do Anfotericina B + Cloridrato de Tetraciclina
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF- PR 39421). Última atualização: 18 de Março de 2025.
Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.